Destra: "Sea Of Doubt", Prog Metal fantástico e clássico

Resenha - Sea Of Doubt - Destra

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Jefferson Guedes Giammelaro
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


CD de PROG METAL fantástico e clássico, lançado em 2001 pelo selo "Destroyer Records", que qualquer pessoa que goste de um metal bem tocado deveria escutar pois tem ótimos músicos (todos muito acima da média), DESTRA lançou o seu primeiro CD "Sea of Doubt" com muita personalidade, o estilo predominante é o metal progressivo, mas neste CD eles "viajam" em outros estilos musicais; as letras passavam uma mensagem positiva, sem soar exagerado. Não deixe que a temática cristã das letras seja um empecilho para escutar este ótimo trabalho que apesar de fora dos catálogos, não pode faltar na sua discografia (se você achar por aí).
5000 acessosPink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR5000 acessosAC/DC: isso sim é uma bela estrada para o inferno

01 - Looking for Tales

A faixa de abertura é muito boa, uma música super progressiva e que após o riff de abertura feito pela guitarra, inicia com o dueto de guitarra/baixo e teclado. A música é é cheia de detalhes (como não poderia ser diferente em uma banda progressiva), o que mais se destaca nesta música é a parte final, onde há uma incrível quebra de ritmo, o baixo e o teclado fazem uma passagem fantástica. A letra é muito boa e uma das melhores do CD.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Versão ao vivo - live in kazebre
com Maxuel nos teclados e Rodrigo Grecco nos vocais

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

02 - You're not Lost

Uma das melhores do CD, o teclado inicia a música e depois cada instrumento vai entrando deixando a música muito interessante, os solos de guitarra são fantásticos, Eduardo Parronchi tanto no primeiro solo que é mais lento quanto no segundo mostra muita técnica e velocidade. Um clássico!

Eduardo Parronchi
Eduardo Parronchi

03 - Souls for Sale (parte I)

Fantástica música, seja pela letra, pela concepção ou pelo instrumental (esse que é um show a parte). Esta música tem várias quebras de ritmo, fraseados muito bons, participação de percussão e muita, mas muita criatividade. A letra é crítica e fala sobre a confiança em coisas físicas, que parecem preencher algo, mas que só embelezam o presente vazio, e que muitas vezes as pessoas "se vendem" por pouca coisa, negociam seu caráter... O solo de guitarra, entre os melhores do CD! Esta canção é acima, mas MUITO acima da média das bandas brasileiras, se fosse gringa certamente teria ganho vários prêmios.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

04 - You Should Believe

A melhor performance vocal do CD, desde entonação até o ataque as notas mais agudas, vai ser redundante falar da qualidade da música, mas o instrumental é muito bom, os momentos de guitarra/baixo e teclado fazendo a melodia juntos é absurda, a bateria num constante pedal duplo é de qualidade extrema. A letra desta música se destaca, fala do que acontecerá no retorno de Deus, como será isto, e que não há vida sem Ele.

versão CD:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Vídeo com Neno Fernandes (Atual ETERNA) no vocal

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

obs: esta versão foi incluída no CD da 2º coletânea da Metal Mission

05 - The Chance

A primeira balada do CD é regada a muito violão e teclado, é linda e tem a letra mais poética. O baixo faz ótimas linhas e ganha muito destaque, dando uma dinâmica formidável para está linda música. A letra poética é quase uma conversa, ou melhor é um monólogo de alguém que conversa com uma outra pessoa que conhece muito profundamente.

Ricardo - Baixista
Ricardo - Baixista

06 - Show me the Way

A segunda balada do CD (talvez este seja a única falha do CD, colocar duas baladas seguidas), esta música começa com voz e piano, muito linda, ela se torna uma "power balad", com a entrada da guitarra distorcida e um refrão super marcante, com os melhores vocais de apoio do CD. O solo novamente algo de muito bom gosto, extremamente melódico e com passagens rápidas, mas o principal é a emoção que traz para a música. Certamente mesmo sendo balada, está entre as melhores.

07 - Sea of Doubt

A música que dá nome ao CD, é uma das que tem o timbre mais pesado, com um ótimo solo de teclado no início e uma ótima quebra de ritmo, é uma das músicas mais poderosas do CD. Na parte final da música, acontece um momento muito agressivo dos instrumentos e do solo de guitarra, muito expressivo. A letra trata de algo que muitas vezes vivemos, carregando dúvidas e as vezes olhando para trás ou desperdiçando a vida vivendo apenas por viver...

Fábio Fernandes - Baterista
Fábio Fernandes - Baterista

08 - Souls for Sale (parte II)

A "segunda parte" de "Souls for Sale" já começa impressionando pela originalidade e surpreendendo, começa quase como uma Bossa Nova no violão e com um lindo solo de saxofone. Após a entrada do peso dos instrumentos, começa-se novamente a poderosa criatividade da bandas, com riffs diversos, paradas incríveis, muitos detalhes e claro, assim como na "parte 1" da música, também há um "solo" de bateria e percussão. O refrão muito forte. A letra em vários momentos te remete à "parte 1" da música, muito poética fala sobre ter muita coisa e sentir o coração vazio, e tendo tudo ainda sentir-se como um perdedor. Muita criatividade. Ótima música.

09 - Try or Leave

A nona música do CD começa bem densa e bem progressiva, após o segundo minuto a música cresce muito e fica muito boa. O refrão é bem marcante. Nesta música, como se percebe no trabalho do DESTRA e principalmente no seu segundo CD, eles implementam vários instrumentos, nesta música há até um momento para o "triângulo" nordestino aparecer, num ritmo que chega perto de um baião feito e com guitarras distorcidas. O ponto alto novamente é o belo e melodioso solo de guitarra que antecede o momento mais pesado da canção. Música muito eclética, vale muito a pena ser conferida.

10 - Perfect Way

A balada "final" do CD. Final por que as outras duas músicas foram inseridas como "bônus" numa re-prensagem do CD. A canção inicia com piano e voz, e também evolui para uma balada com mais peso. Ótima melodia na música, e os teclados, alternando um som de piano e "sinfônico" são o ponto alto da melodia. A letra é baseada no Salmo 18, ótima música, no final podemos dizer que há uma brincadeira do baixo/bateria e teclado.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

11 - Stronger Light (Living Water)

Na minha opinião a MELHOR música do CD (mesmo tendo sido inserida na re-prensagem), desde o começo ela é forte e se destaca. O pequeno solo de baixo aos 00:25 segundos de músicas com a técnica "slap", é inesperado e ótimo. O som começa com uma sequência no teclado, e a bateria já se destacando. Esta música foi gravada com outro vocalista, José Ricardo, na época o vocalista do Dream Theater cover, e sem dúvida foi uma ótima escolha. O refrão da música é muito bom, e o momento que antecede o solo é muito bonito, vem após uma quebra rítmica muito forte, e o piano unido com a voz deixa o momento perfeito para o solo de guitarra, solo este que é o melhor solo do CD, muita velocidade, precisão e expressão, além do ótimo acompanhamento da bateria, que inclusive merece muito destaque nesta faixa. Uma das melhores músicas do DESTRA!

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

12 - Sea of Doubt (Acoustic Version)

Versão acústica da "title track" do CD, também é muito boa, somente voz e violão, uma versão tão boa quanto a original.

Vídeo ao vivo, de Ricardo Parronchi e Rodrigo Grecco

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

-x-

O encarte é simples, tem as fotos dos integrantes da banda, todas as letras das canções e créditos.

Ouça todo o CD:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

-x-

Um CD muito bom, realmente um dos melhores CD´s nacionais de metal. Este trabalho está fora do catálogo (pelas informações encontradas na internet), é bem raro de se encontrar, mas ainda existem alguns por aí. Eu comprei o meu em um dos dois shows da banda que tive a felicidade de assistir ao vivo, e os detalhes que nós ouvimos no CD de cada instrumentos são feitos na íntegra pela banda, banda que além de ter ótimos músicos, são muito profissionais e mantiveram ao vivo cada detalhe que foi gravado por seus instrumentos, além de serem muito gente boa, e davam atenção para todos os que lá estiveram.

Banda na Gravação:
Douglas Vanuchi - Vocal
Eduardo Parrochi - Guitarra
Ricardo Parronchi - Baixo,Violão
Fábio Fernandes - Bateria
partcipação de:
Marcos Iahn – teclados

Lista de Músicas - Letrista

01 - Looking for Tales (Douglas Vanuchi/Ricardo Parronchi)
02 - You're not Lost (Douglas Vanuchi/Ricardo Parronchi)
03 - Souls for Sale (parte I)- (Douglas Vanuchi/Ricardo Parronchi)
04 - You Should Believe (Ricardo Parronchi)
05 - The Chance (Douglas Vanuchi/Ricardo Parronchi)
06 - Show me the Way (Douglas Vanuchi/Ricardo Parronchi)
07 - Sea of Doubt (Ricardo Parronchi)
08 - Souls for Sale (parte II) - (Douglas Vanuchi/Ricardo Parronchi)
09 - Try or Leave (Douglas Vanuchi/Ricardo Parronchi)
10 - Perfect Way (baseado no salmo 18)
11 - *Stronger Light (Living Water) - (Ricardo Parronchi - MArcelo Saorim)
12 - *Sea of Doubt (Acoustic Version) 0 (Eduardo Parronchi/Ricardo Parronchi)

*Bonus track:
Eduardo Parrochi - Guitarra
Ricardo Parronchi - Baixo
Fábio Fernandes - Bateria
Marcelo Saorim - Teclados
Jose Ricardo - Vocal convidado (ex-vocalista do Dream Theater cover)

Algumas entrevistas e matérias que falam sobre o CD

http://www.strikemet.com/index.php/entrevistas/portuguese/44...

https://whiplash.net/materias/biografias/039267-destra.html...

https://whiplash.net/materias/entrevistas/001560-destra.html...

http://www.strikemet.com/index.php/entrevistas/portuguese/44...

-x-

Obs: Todos os links do áudio no Youtube foram encontrados na rede, e não possuem nenhum vínculo com o autor da resenha

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Eterna"

Café com ÓcioCafé com Ócio
Os melhores discos do Metal Nacional de 2000 a 2010

IdiomaIdioma
Bandas que já cantaram em sua língua natal

Edu FalaschiEdu Falaschi
Os dez vocalistas brasileiros preferidos dele

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Destra"0 acessosTodas as matérias sobre "Eterna"

Pink FloydPink Floyd
Os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR

AC/DCAC/DC
Isso sim é uma bela estrada para o inferno

Iron MaidenIron Maiden
As 10 melhores músicas da atual formação

5000 acessosChorão: Tico Santa Cruz solta o verbo à sociedade hipócrita5000 acessosGaleria - Algumas das beldades do Rock e Metal nacional5000 acessosIron Maiden: banda cai no riso em show nos EUA de 20085000 acessosRock in Rio: Os cachês e exigências dos artistas na edição de 19915000 acessosQ: Revista elege "vinte discos mais barulhentos"5000 acessosMetallica: veja como foi meet & greet da Miss gaúcha com a banda

Sobre Jefferson Guedes Giammelaro

Um cara que gosta muito de música e que sabe que ela pode ser muito mais que apenas sons (ou barulho), mas sim algo que pode mudar vidas. Casado, cristão, guitarrista, colecionador de CDs e um cara que gosta muito de divulgar, reviver e ajudar na caminhada de novas e antigas bandas que não são apenas passageiras, mas que acrescentem algo na jornada... Buscando voltar à essência! Twitter: @je_ggg.

Mais matérias de Jefferson Guedes Giammelaro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online