Idensity: Mesclando estilos com muita competência
Resenha - Chronicles - Idensity
Por Vitor Franceschini
Postado em 02 de fevereiro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Hoje em dia é muito difícil encontrar bandas originais dentro do Metal em geral, até porque nos últimos anos surgiram milhares de bandas, gravar um disco se tornou fácil e a criatividade não tem sido tão intensa entre músicos e compositores. Mas, por outro lado, muitas bandas resolveram difundir subgêneros, sendo que algumas o têm feito de maneira estupenda (outras nem um pouco).
Os franceses do Idensity se encaixam nesta classe competente. "Chronicles" é o segundo disco da banda e traz em sua temática a crença por mitos sobre o fim da vida. E realmente o que a banda transmite com sua música é algo cinematográfico que serve de trilha sonora para essas crônicas.
As composições transitam por diversos caminhos chegando a um único destino: uma música densa, encorpada e de ótima qualidade. Os elementos dentro do Metal aparecem através do Death Metal, Prog Metal, Gothic Metal. Tudo isso se mistura a orquestrações, passagens clássicas e eruditas.
Instrumentos como violino, cítara e erhu (instrumento chinês) são incrementados às músicas e não tira o peso e a agressividade das composições em momento algum. Riffs carregados e melodia na medida certa dão a tônica do disco. O trabalho vocal alternando guturais com limpos e com coros e vocalizações femininas (poucas vezes) é sensacional e merece menção especial.
Todo o disco demonstra um equilíbrio imenso dentre as composições, mas, como um pormenor, chega a ser burocrático às vezes (talvez 11 faixas com média de 5 minutos tenha colaborado com este fator negativo). No mais, a produção é excelente, com mixagem a cargo de Dan Swäno e a arte da capa é belíssima.
http://www.facebook.com/pages/Idensity/80551958491
http://www.idensity-metal.com/en/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
O guitarrista que é "facilmente o melhor" que Jimmy Page já viu de perto, segundo o próprio
O vocalista que fez teste para o AC/DC antes de Axl Rose assumir no lugar de Brian Johnson
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte



Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



