Amorphis: os finlandeses são sempre dignos de elogios

Resenha - Circle - Amorphis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


É até complicado falar de um novo disco da Amorphis, pois os finlandeses são sempre dignos de elogios. E o novo material, como já seria de se esperar, segue nesse ritmo. Bom, quem conhece esse pessoal sabe da dificuldade que é definir o seu som, que aparentemente segue num Progressive/Death Metal. Mas é muito mais abrangente. Bem, e novamente a Laser Company trouxe o lançamento para o Brasil. Imperdível!
5000 acessosLars Ulrich: jucando no camarim do Guns N' Roses5000 acessosEm 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

“Circle” apresenta mais do mesmo. Calma, no caso do sexteto, isso é realmente algo valioso, já que a qualidade à qual nos acostumamos a escutar permanece a mesma.

Abrindo o disco, a excelente e marcante “Shades of Gray” começa com os urros do carismático Tomi Joutsen e se desenvolve de maneira soberba até seu final. Agressiva e bela, característica da banda.

A próxima, “Mission”, tem uma veia mais melódica, mas não deixa de ser bem executada. Afinal, é Amorphis, e não qualquer grupo. Já “The Wanderer” conta com um refrão que empesteia (no bom sentido) a cabeça, com o vocal limpo do cantor.

Outra de destaque é a pesada “Hopeless Days” que, mesmo com toques quase acústicos, empolga por sua grandiosidade. E a seguinte, “Nightbird's Song”, mantem o nível lá em cima.

A levada cadenciada e a melancolia são outras marcas do sexteto: são arranjos profundos que te levam a um mundo interior no qual a ordem é bater cabeça com sentimento. Não parece fazer sentido, né? Bom, escute e certamente entenderá.

Dois bons lembretes: a versão nacional traz a surpreendente e veloz bônus “Dead Man's Dream”, um petardo de primeira linha. E junto com o material vem um DVD com o making of do álbum (uma hora de registro!), o clipe de “Nightbird's Song” e uma galeria de fotos.

Sobre o DVD, vale mencionar a fotografia e textura maravilhosas das imagens, e também a “participação” de uma brasileira, chamada Amanda, perguntando sobre o processo de composição, num “jogo” de pergunta e resposta feito por fãs. E fica a dica: assistam à cena que aparece depois dos créditos, é divertidinha!

Capa: sem comentários! Produção? Já basta dizer que foi gravado por um “certo” Peter Tägtgren.

É, não tem mesmo graça falar da Amorphis. “Circle” é mais um baita trabalho na consagrada discografia do conjunto. As perguntas são: será ainda existem níveis para os quais a banda pode subir? É possível superar-se mais uma vez?

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Amorphis – Circle
Nuclear Blast/Laser Company – 2013 – Finlândia

http://amorphis.net/
http://www.facebook.com/amorphis
http://www.youtube.com/user/amorphisofficial
http://www.bebo.com/Amorphis
https://myspace.com/amorphis
http://www.reverbnation.com/amorphis
https://twitter.com/_amorphis

Tracklist:

1. Shades of Gray 05:27
2. Mission 04:33
3. The Wanderer 04:43
4. Narrow Path 04:23
5. Hopeless Days 05:08
6. Nightbird's Song 05:00
7. Into the Abyss 05:36
8. Enchanted by the Moon 05:32
9. A New Day 06:00
10. Dead Man's Dream (04:03)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Amorphis"

Arte GráficaArte Gráfica
Designer brasileiro cria versões para clássicos

HailMetal.comHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Amorphis"

Lars UlrichLars Ulrich
Vomitando no camarim do Guns N' Roses

NirvanaNirvana
Lendário show no Hollywood Rock completa 20 anos

MetallicaMetallica
As 10 melhores músicas segundo a Loudwire

5000 acessosMetal: adolescentes que ouvem o gênero fazem mais sexo?5000 acessosHeavy Metal: as trinta maiores bandas de países diferentes5000 acessosNinguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos5000 acessosLobão: show mais curto da história do Rock não pertence a ele5000 acessosBullet For My Valentine: Baterista conta o inferno que é abrir para o Iron Maiden3114 acessosUltraje a Rigor: Pastor Adelio entrevista Roger

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online