Ratos de Porão: Anarkophobia é um ponto alto da carreira

Resenha - Anarkophobia - Ratos de Porão

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

10


Mais uma vez somos agraciados com o relançamento de um clássico da música pesada nacional, o excelente "Anarkophobia", do RATOS DE PORÃO, num belíssimo digipack, e que ainda conta com várias faixas bônus.

Lançado originalmente em 1990, o quinto disco do RATOS consolida a tendência da banda mais voltada ao thrash metal/crossover, mas mantendo suas raízes punk e hardcore ainda presentes, embora de forma mais sutil.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Passando a criar músicas mais longas e trabalhadas, embora ainda muito diretas e brutais, os caras criaram um dos maiores clássicos da música pesada do Brasil, e colocara de vez o nome do RATOS entre o das maiores e mais influentes bandas da época. Com riffs cada vez mais cativantes, velozes e complexos de Jão, unidos à precisa cozinha formada por Jabá e Spaghetti, e as vocalizações de Gordo, que aqui se mantém brutais, mas mais inteligíveis, a banda soltou 10 clássicos (sendo um excelente cover para "Commando", do RAMONES) que marcaram uma geração de bangers, e que até hoje fazem muita gente sair batendo a cabeça desenfreadamente por ai.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além disso, as letras de João Gordo, sem dúvida um dos maiores letristas da música pesada nacional, são fantásticas, com o forte tom crítico que lhe é peculiar, retratando problemas sociais que se mostram atuais até os dias de hoje, 22 anos depois do lançamento original do disco.

A gravação do disco também é excelente, tendo sido feita no Music Lab Studio (Berlin), por Harris Johns, que conseguiu captar com maestria a sonoridade violenta e crua da banda, deixando tudo bem intenso e orgânico.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E essa nova versão ainda apresenta cinco bônus: o cover de "Jardim Elétrico", dos MUTANTES; e versões em inglês para outras quatro faixas do disco.

Sem dúvida ,"Anarkophobia" é um dos pontos altos da carreira de uma das mais expressivas bandas de nossas terras, e é daqueles trabalhos para se ouvir na íntegra repetidas vezes, sem que soe cansativo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Repito, assim, o que escrevi na resenha do disco "Brasil" do RATOS, que também acaba de ser relançado: se você ainda não tem esse material, é uma grande chance de adquiri-lo e completar sua coleção com um dos maiores clássicos da música pesada nacional. Caso já tenha o trabalho, também vale a aquisição, tendo em vista a qualidade dessa nova prensagem, e o material bônus. Obrigatório, pois.

publicidade

Anarkophobia – Ratos de Porão
(Relançamento 2012 – Voice Music - Nacional)

Formação:
João Gordo - Vocals
Jão - Guitars
Jabá - Bass
Spaghetti - Drums

Track List:

1. Contando os Mortos
2. Morte Ao Rei
3. Sofrer
4. Ascensão e Queda
5. Mad Society
6. Ódio
7. Anarkophobia
8. Igreja Universal
9. Commando (Ramones cover)
10. Escravo da TV

Bonus Tracks:
11. Jardim Elétrico (Mutantes Cover)
12. (All I Need Is) Hatred
13. Death on the King
14. Counting the Dead
15. Universal Church

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin Cli336