Ratos de Porão: Anarkophobia é um ponto alto da carreira
Resenha - Anarkophobia - Ratos de Porão
Por Junior Frascá
Postado em 17 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais uma vez somos agraciados com o relançamento de um clássico da música pesada nacional, o excelente "Anarkophobia", do RATOS DE PORÃO, num belíssimo digipack, e que ainda conta com várias faixas bônus.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Lançado originalmente em 1990, o quinto disco do RATOS consolida a tendência da banda mais voltada ao thrash metal/crossover, mas mantendo suas raízes punk e hardcore ainda presentes, embora de forma mais sutil.
Passando a criar músicas mais longas e trabalhadas, embora ainda muito diretas e brutais, os caras criaram um dos maiores clássicos da música pesada do Brasil, e colocara de vez o nome do RATOS entre o das maiores e mais influentes bandas da época. Com riffs cada vez mais cativantes, velozes e complexos de Jão, unidos à precisa cozinha formada por Jabá e Spaghetti, e as vocalizações de Gordo, que aqui se mantém brutais, mas mais inteligíveis, a banda soltou 10 clássicos (sendo um excelente cover para "Commando", do RAMONES) que marcaram uma geração de bangers, e que até hoje fazem muita gente sair batendo a cabeça desenfreadamente por ai.
Além disso, as letras de João Gordo, sem dúvida um dos maiores letristas da música pesada nacional, são fantásticas, com o forte tom crítico que lhe é peculiar, retratando problemas sociais que se mostram atuais até os dias de hoje, 22 anos depois do lançamento original do disco.
A gravação do disco também é excelente, tendo sido feita no Music Lab Studio (Berlin), por Harris Johns, que conseguiu captar com maestria a sonoridade violenta e crua da banda, deixando tudo bem intenso e orgânico.
E essa nova versão ainda apresenta cinco bônus: o cover de "Jardim Elétrico", dos MUTANTES; e versões em inglês para outras quatro faixas do disco.
Sem dúvida ,"Anarkophobia" é um dos pontos altos da carreira de uma das mais expressivas bandas de nossas terras, e é daqueles trabalhos para se ouvir na íntegra repetidas vezes, sem que soe cansativo.
Repito, assim, o que escrevi na resenha do disco "Brasil" do RATOS, que também acaba de ser relançado: se você ainda não tem esse material, é uma grande chance de adquiri-lo e completar sua coleção com um dos maiores clássicos da música pesada nacional. Caso já tenha o trabalho, também vale a aquisição, tendo em vista a qualidade dessa nova prensagem, e o material bônus. Obrigatório, pois.
Anarkophobia – Ratos de Porão
(Relançamento 2012 – Voice Music - Nacional)
Formação:
João Gordo - Vocals
Jão - Guitars
Jabá - Bass
Spaghetti - Drums
Track List:
1. Contando os Mortos
2. Morte Ao Rei
3. Sofrer
4. Ascensão e Queda
5. Mad Society
6. Ódio
7. Anarkophobia
8. Igreja Universal
9. Commando (Ramones cover)
10. Escravo da TV
Bonus Tracks:
11. Jardim Elétrico (Mutantes Cover)
12. (All I Need Is) Hatred
13. Death on the King
14. Counting the Dead
15. Universal Church
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A música que fez o Guns N' Roses conseguir contrato mas ficou guardada por seis anos
O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
Black Label Society faz show histórico em Belo Horizonte e emociona fãs
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
"Blackstar", de David Bowie, é incluída em lista das músicas mais tristes do século XXI
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
O músico do Led Zeppelin que só entrou na banda depois de receber dezenas de telegramas
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal
Como foi a entrada de Melissa Reese no Guns N' Roses
A música do Megadeth que Teemu Mäntysaari considera uma obra-prima de Marty Friedman

O limite que João Gordo estabeleceu para se aposentar do Ratos de Porão: "Prefiro parar"
As duas bandas históricas que quase ficaram com João Gordo antes do Ratos de Porão
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão



