Voivod: Debut marca pela agressividade e crueza

Resenha - War and Pain - Voivod

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Maicon Leite
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Referência obrigatória no que se refere aos primórdios do Metal Extremo e do grande “hall” de bandas canadenses, o Voivod, supremo e único no seu meio, deu ao mundo uma discografia vasta, dividida por fases, que abrangem desde o Thrash visceral dos primeiros discos, até sua tendência mais progressiva, iniciando no final dos anos 80 e acentuando-nos 90, para depois mesclar tudo isso com grande habilidade.
4337 acessosMetallica e Ozzy: a curiosa situação em que eles trocaram baixistas5000 acessosSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Originalmente lançado em 1984 pela Metal Blade, e agora relançado no Brasil pela Encore, o debut do Voivod marca pela agressividade e crueza das composições, que são divididas em duas partes (lado A e B do vinil), chamadas “This Side (Iron) e “That Side (Blower)”.

Quando entrevistados para um programa de TV, a banda informou que foram vendidas 40 mil cópias do disco em dois anos, mas, receberam apenas mil dólares, devido ao acordo (tenebroso) com a Metal Blade.

Contendo nove faixas de igual poder sonoro, iniciando com a faixa que dá nome a banda, o Voivod, apesar de fazer Thrash Metal, diferenciava-se da cena da Bay Area e alemã, criando assim uma sonoridade única. “Warriors of Ice”, “Iron Gang”, “Black City” e “Nuclear War” caíram na graça dos headbangers e desde então se tornaram clássicas. Denis “Snake” Bélanger (vocal – ou “Throat, Insults, Screaming Mike Torture), Denis “Piggy” D’Amour (guitarra – ou “Burning Metal Axe”), Jean-Yves “Blacky” Thériault (baixo – ou “Blower Bass”) e Michel “Away” Langevin (bacteria – ou “Thunder Machine”) davam início a uma saga que dura até hoje, ainda que “Piggy” tenha deixa todos tristes com sua morte.

Além da música, a arte de “Away” se mostrou única, servido de influência para gerações posteriores e que hoje se espelham, musicalmente e visualmente, nesta inesquecível banda.

Encore Records - Nacional

Track list:

Side Iron
1 - Voivod
2 - Warriors of Ice
3 - Suck Your Bone
4 - Iron Gang
5 - War and Pain

Side Blower
6 - Blower
7 - Live for Violence
8 - Black City
9 - Nuclear War

Formação:
Denis "Snake" Bélanger – vocal
Denis "Piggy" D'Amour – guitarra
Jean-Yves "Blacky" Thériault – baixo
Michel "Away" Langevin – bateria

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 03 de junho de 2012

Metallica e OzzyMetallica e Ozzy
A curiosa situação em que eles trocaram baixistas

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Voivod"

CanadáCanadá
Os 30 melhores álbuns de Hard Rock/Heavy Metal

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1987

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1989

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Voivod"

SlayerSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Cristina ScabbiaCristina Scabbia
Cantora fala sobre seus seios e Playboy

Fascínio pelo terrorFascínio pelo terror
Cinco bandas que dão medo

5000 acessosMetallica e Lady Gaga: veja a performance conjunta no Grammy5000 acessosVocalistas: as vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep5000 acessosZodíaco True: Os perfis de cada signo em versão Headbanger5000 acessosBon Jovi: Richie fala do ultimato de Jon que o tirou da banda5000 acessosKerrang: os melhores singles já lançados5000 acessosAfro-Americanos: 10 nomes que estão destruindo no metal

Sobre Maicon Leite

Maicon Leite é assessor de imprensa na Wargods Press, colaborador na revista Roadie Crew e um dos autores do livro Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho, dentre outros projetos e publicações.

Mais matérias de Maicon Leite no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online