Free: Fundindo o Blues e o Rock de maneira espetacular
Resenha - Fire And Water - Free
Por R.C. Sanches
Postado em 12 de março de 2012
Paul Kossoff (guitarra), Paul Rodgers (vocais), Simon Kirke (bateria) e Andy Fraser (baixo), formavam o Free, nome pequeno, bobo, singelo, mas que intitulava uma das grandes bandas que fundiu, de maneira espetacular, o blues e o rock. Formado em 1968, e lançando dois álbuns em 1968, e 1969, o Free se mostrava uma banda com fortes influências do R&B no seu som. As guitarras de Paul Kossoff externavam um "feeling" que poucos guitarristas de técnica avançadissíma sonham em ter, e os vocais de Paul Rodgers eram, e continua sendo, algo fantástico. Conseguiram abrir um espaço no meio do rock, na época, mas não obtiveram o sucesso merecido, ainda.
Mas em 1970 a bagaça toda chega no seu ápice, "Fire And Water" é discografia básica para qualquer amante de rock. Pérola esquecida pela maioria, apresenta riffs matadores, como o da faixa-título e a espetacular "All Right Now". Em faixas como "Mr. Big", "All Right Now" e "Remember" Paul Rodgers destroça nos vocais,
O fera das guitarras Paul Kossoff, admirado por Jimmy Page pela simplicidade dos riffs, e Dave Murray, do Iron Maiden, que até chegou a comprar a Fender Stratocaster dele e a utilizou em diversos álbuns de sua carreira, demonstra uma intimidade com a guitarra em músicas como ‘’Remember’’, e ‘’Don’t Say you Love me’’, o que o faz exprimir do instrumento um feeling que muitos guitarristas nem sonham em ter. A cozinha, Simon Kirke e Andy Fraser, era algo digno de atenção. Impressionante para qualquer ouvinte.
Depois desse álbum, a banda se apresenta no Isle Wight Festival, maior plateia na história da banda, 600.000 pessoas estima-se que estavam lá. No mesmo ano, é lançado o álbum ‘’Highway’’ , fracasso de vendas pelo fato de não conter o nome da banda na capa do LP.
Agravando-se a situação, Paul Rodgers não entendia-se com Andy Fraser, enquanto Kossoff afundava-se nas drogas, isso os fez acabar com a banda no ano de 1971.
Eles retornam no ano seguinte, em uma tentativa frustada de salvar Kossoff das drogas, mas o caldo continuava grosso, e Andy Fraser sai da banda. Os problemas do guitarrista com as drogas debilitavam-no ao ponto de não conseguir tocar em alguns show, incomodando profundamente o baixista. Andy Fraser fora substituído por um japonês chamado Tetsu Yamauchi. O tecladista John "Rabbit" Bundrick, conhecido de Kossoff e Kirke, entra na banda. Lançam o álbum ‘’Heartbreaker’’ em 73, e a banda é desfeita definitivamente.
Paul Rodgers recusa o convite de ser vocalista do Deep Purple e forma, junto com o baterista Simom Kirke, o Bad Company. Porém, a banda era mais voltada para o Hard Rock do que o blues da banda anterior. Não deixando de ter um som vigoroso e mostrar a versatilidade vocal de Paul Rodgers.
Paul Kossoff lança um álbum solo em 1973, "Backstreet Crawler", composto só por jam sessions, pois era incapaz de entrar nos estúdios e gravar um álbum. Depois forma uma banda com o nome de seu primeiro álbum solo, lançando o álbum "The Bands Play On" em 1975.
No começo de 1976, Kossoff toca ao lado de Rodgers e Kirke. Morre no mesmo ano, por decorrência do uso das drogas.
‘’Fire And Water’’ é relançado em 2001, em versão CD, com faixas bônus.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush


Tetsu Yamauchi, ex-baixista do Free e Faces, morre aos 79 anos
Maior hit, "All Right Now" acabou com a carreira do Free, admite baterista
O álbum da banda de Paul Rodgers dos 70s que faz parte da história do Queen, segundo Brian May
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


