Free: Fundindo o Blues e o Rock de maneira espetacular
Resenha - Fire And Water - Free
Por R.C. Sanches
Postado em 12 de março de 2012
Paul Kossoff (guitarra), Paul Rodgers (vocais), Simon Kirke (bateria) e Andy Fraser (baixo), formavam o Free, nome pequeno, bobo, singelo, mas que intitulava uma das grandes bandas que fundiu, de maneira espetacular, o blues e o rock. Formado em 1968, e lançando dois álbuns em 1968, e 1969, o Free se mostrava uma banda com fortes influências do R&B no seu som. As guitarras de Paul Kossoff externavam um "feeling" que poucos guitarristas de técnica avançadissíma sonham em ter, e os vocais de Paul Rodgers eram, e continua sendo, algo fantástico. Conseguiram abrir um espaço no meio do rock, na época, mas não obtiveram o sucesso merecido, ainda.
Mas em 1970 a bagaça toda chega no seu ápice, "Fire And Water" é discografia básica para qualquer amante de rock. Pérola esquecida pela maioria, apresenta riffs matadores, como o da faixa-título e a espetacular "All Right Now". Em faixas como "Mr. Big", "All Right Now" e "Remember" Paul Rodgers destroça nos vocais,
O fera das guitarras Paul Kossoff, admirado por Jimmy Page pela simplicidade dos riffs, e Dave Murray, do Iron Maiden, que até chegou a comprar a Fender Stratocaster dele e a utilizou em diversos álbuns de sua carreira, demonstra uma intimidade com a guitarra em músicas como ‘’Remember’’, e ‘’Don’t Say you Love me’’, o que o faz exprimir do instrumento um feeling que muitos guitarristas nem sonham em ter. A cozinha, Simon Kirke e Andy Fraser, era algo digno de atenção. Impressionante para qualquer ouvinte.
Depois desse álbum, a banda se apresenta no Isle Wight Festival, maior plateia na história da banda, 600.000 pessoas estima-se que estavam lá. No mesmo ano, é lançado o álbum ‘’Highway’’ , fracasso de vendas pelo fato de não conter o nome da banda na capa do LP.
Agravando-se a situação, Paul Rodgers não entendia-se com Andy Fraser, enquanto Kossoff afundava-se nas drogas, isso os fez acabar com a banda no ano de 1971.
Eles retornam no ano seguinte, em uma tentativa frustada de salvar Kossoff das drogas, mas o caldo continuava grosso, e Andy Fraser sai da banda. Os problemas do guitarrista com as drogas debilitavam-no ao ponto de não conseguir tocar em alguns show, incomodando profundamente o baixista. Andy Fraser fora substituído por um japonês chamado Tetsu Yamauchi. O tecladista John "Rabbit" Bundrick, conhecido de Kossoff e Kirke, entra na banda. Lançam o álbum ‘’Heartbreaker’’ em 73, e a banda é desfeita definitivamente.
Paul Rodgers recusa o convite de ser vocalista do Deep Purple e forma, junto com o baterista Simom Kirke, o Bad Company. Porém, a banda era mais voltada para o Hard Rock do que o blues da banda anterior. Não deixando de ter um som vigoroso e mostrar a versatilidade vocal de Paul Rodgers.
Paul Kossoff lança um álbum solo em 1973, "Backstreet Crawler", composto só por jam sessions, pois era incapaz de entrar nos estúdios e gravar um álbum. Depois forma uma banda com o nome de seu primeiro álbum solo, lançando o álbum "The Bands Play On" em 1975.
No começo de 1976, Kossoff toca ao lado de Rodgers e Kirke. Morre no mesmo ano, por decorrência do uso das drogas.
‘’Fire And Water’’ é relançado em 2001, em versão CD, com faixas bônus.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps