Free: Fundindo o Blues e o Rock de maneira espetacular

Resenha - Fire And Water - Free

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por R.C. Sanches
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Paul Kossoff (guitarra), Paul Rodgers (vocais), Simon Kirke (bateria) e Andy Fraser (baixo), formavam o Free, nome pequeno, bobo, singelo, mas que intitulava uma das grandes bandas que fundiu, de maneira espetacular, o blues e o rock. Formado em 1968, e lançando dois álbuns em 1968, e 1969, o Free se mostrava uma banda com fortes influências do R&B no seu som. As guitarras de Paul Kossoff externavam um "feeling" que poucos guitarristas de técnica avançadissíma sonham em ter, e os vocais de Paul Rodgers eram, e continua sendo, algo fantástico. Conseguiram abrir um espaço no meio do rock, na época, mas não obtiveram o sucesso merecido, ainda.

5000 acessosFrases de bandas: o que eles realmente querem dizer?5000 acessosGuitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn

Mas em 1970 a bagaça toda chega no seu ápice, "Fire And Water" é discografia básica para qualquer amante de rock. Pérola esquecida pela maioria, apresenta riffs matadores, como o da faixa-título e a espetacular "All Right Now". Em faixas como "Mr. Big", "All Right Now" e "Remember" Paul Rodgers destroça nos vocais,

O fera das guitarras Paul Kossoff, admirado por Jimmy Page pela simplicidade dos riffs, e Dave Murray, do Iron Maiden, que até chegou a comprar a Fender Stratocaster dele e a utilizou em diversos álbuns de sua carreira, demonstra uma intimidade com a guitarra em músicas como ‘’Remember’’, e ‘’Don’t Say you Love me’’, o que o faz exprimir do instrumento um feeling que muitos guitarristas nem sonham em ter. A cozinha, Simon Kirke e Andy Fraser, era algo digno de atenção. Impressionante para qualquer ouvinte.

Depois desse álbum, a banda se apresenta no Isle Wight Festival, maior plateia na história da banda, 600.000 pessoas estima-se que estavam lá. No mesmo ano, é lançado o álbum ‘’Highway’’ , fracasso de vendas pelo fato de não conter o nome da banda na capa do LP.

Agravando-se a situação, Paul Rodgers não entendia-se com Andy Fraser, enquanto Kossoff afundava-se nas drogas, isso os fez acabar com a banda no ano de 1971.

Eles retornam no ano seguinte, em uma tentativa frustada de salvar Kossoff das drogas, mas o caldo continuava grosso, e Andy Fraser sai da banda. Os problemas do guitarrista com as drogas debilitavam-no ao ponto de não conseguir tocar em alguns show, incomodando profundamente o baixista. Andy Fraser fora substituído por um japonês chamado Tetsu Yamauchi. O tecladista John "Rabbit" Bundrick, conhecido de Kossoff e Kirke, entra na banda. Lançam o álbum ‘’Heartbreaker’’ em 73, e a banda é desfeita definitivamente.

Paul Rodgers recusa o convite de ser vocalista do Deep Purple e forma, junto com o baterista Simom Kirke, o Bad Company. Porém, a banda era mais voltada para o Hard Rock do que o blues da banda anterior. Não deixando de ter um som vigoroso e mostrar a versatilidade vocal de Paul Rodgers.

Paul Kossoff lança um álbum solo em 1973, “Backstreet Crawler”, composto só por jam sessions, pois era incapaz de entrar nos estúdios e gravar um álbum. Depois forma uma banda com o nome de seu primeiro álbum solo, lançando o álbum “The Bands Play On” em 1975.

No começo de 1976, Kossoff toca ao lado de Rodgers e Kirke. Morre no mesmo ano, por decorrência do uso das drogas.
‘’Fire And Water’’ é relançado em 2001, em versão CD, com faixas bônus.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Free"

Iron MaidenIron Maiden
A paixão de Dave Murray pelo guitarrista Paul Kossoff

Pré-Clube dos 27Pré-Clube dos 27
10 astros do rock que morreram antes dos 27 anos

Hit ParaderHit Parader
Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Free"


Frases de bandasFrases de bandas
O que eles realmente querem dizer?

BurnnBurnn
Os maiores guitarristas Hard & Heavy da história

MetallicaMetallica
Por que 9 entre 10 fãs da banda odeiam "Load" e "Reload"?

5000 acessosHall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll5000 acessosAngra: versões bizarras de músicas da banda5000 acessosShow de Rock: as diferenças entre os anos 80 e 20105000 acessosPlanet Rock: 40 melhores discos ao vivo de todos os tempos4093 acessosGordice true: aprenda a fazer o Berzerker Burger de Zakk Wylde5000 acessosGene Simmons: "Quero saber a verdade sobre Michael Jackson"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre R.C. Sanches

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online