Tarja Turunen: Projeto Harus não tem nada a ver com Metal

Resenha - In Concert: Live at Sibelius Hall - Tarja Turunen & Harus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar Correções  

publicidade

8


Este novo projeto de Tarja Turunen, ex-vocalista do Nightwish, não tem nada a ver com heavy metal. É bom avisar logo de saída, antes que algum desavisado pense que encontrará aqui algo na linha do que a cantora gravou com a turma de Tuomas Holopainen. Porém, isso não quer dizer que estamos falando de um item dispensável, muito pelo contrário.

publicidade

O que faz o DVD e CD "In Concert: Live at Sibelius Hall", estreia do projeto Harus, valer a pena, é o bom gosto tanto na escolha do repertório, recheado de canções folclóricas finlandês e standards da música clássica, quanto o bom senso dos músicos envolvidos, que souberam criar arranjos interessantes e orquestrações sempre econômicas, fazendo o trabalho não cair na vala comum de discos similares, que em geral tem o exagero como norte e resvalam, com raríssimas exceções, na breguice.

publicidade

Tarja é, inegavelmente, uma ótima cantora. O seu timbre de soprano ganha destaque absoluto aqui. Acompanhada pelos excelentes Marzi Nyman (guitarra), Kaveli Kiviniemi (órgão) e Markku Krohn (percussão), a vocalista alcançou um resultado final que coloca este projeto como o seu melhor trabalho desde que saiu do Nightwish.

O que torna isso possível é a ousadia, na maioria das vezes sutil, com que o quarteto trata o repertório. Ao inserir um instrumento como a guitarra na execução de peças sacras e clássicas, o Harus consegue a façanha de modernizar e tornar atraente o gênero para um público que não o consome. Sim, porque este disco será adquirido, em sua maioria, por fãs de Tarja na época do Nightwish, e não pelos consumidores habituais de música clássica.

publicidade

É claro que não há aqui um mergulho profundo na música de câmara, porém isso não se faz necessário. As faixas – 12 no CD e 14 no DVD -, escolhidas a dedo, formal um painel inegavelmente belo, com direito a até mesmo uma releitura de "Walking in the Air", composição de Howard Blake que se tornou em um dos maiores hits do Nightwish.

Acredito que a reação inicial da maioria das pessoas em relação a este item será de afastamento, imaginando que ele soará como, digamos assim, um pastiche de Charlotte Church com Lorenna McKennitt. Porém, o fato é que ele surpreende de maneira muito positiva, alcançando um resultado final muito atraente.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


O lado escuro do rock: você acredita em magia negra?O lado escuro do rock
Você acredita em magia negra?

The Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim MorrisonThe Doors
A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin