Primal Fear: Já forte candidato a um dos melhores de 2012
Resenha - Unbreakable - Primal Fear
Por Junior Frascá
Postado em 01 de janeiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sim, meus amigos, 2011 foi um ano espetacular para a metal, com diversos lançamentos excelentes, e que fizeram a alegria dos fãs da música pesada. E 2012 já chega quebrando tudo com este novo lançamento dos mestres alemães do PRIMAL FEAR, que vem repleto de expectativa por parte dos fãs, tendo em vista o grande alarde que todos os músicos da banda tem feito acerca do fato que estariam voltando a suas origens com este "Unbreakable". E, realmente, cumpriram com o prometido.
Não que os discos anteriores da banda foram ruins, muito pelo contrário, pois sempre mostraram uma grande evolução que, aliada à competência e criatividade dos músicos, sempre mantiveram a banda em ascensão, com canções cada vez mais épicas, grandiosas e diversificadas, e sem nunca abandonar o lado mais "metal" de sua sonoridade. E também não é o fato de terem deixado os elementos experimentais um pouco de lado, e buscando resgatar a sonoridade dos primórdios da banda, que faz deste um grande lançamento, mas sim a qualidade do material que nos é apresentado.
E, como dito, a banda, que segue estável com a formação que conta com os líderes Ralf Scheepers (vocal) e Mat Sinner (baixo), além de Magnus Karlsson e Alex Beyrodt nas guitarras, e Randy Black na bateria, procurou seguir uma caminho mais pesado e cru neste lançamento, deixando as passagens épicas e experimentais em segundo plano, e investindo num heavy metal tradicional mais básico e agressivo, embasado em um instrumental calcado em riffs e mais riffs pegajosos e uma cozinha precisa, além de linhas vocais fantásticas de Ralf, que fazem todo a diferença.
Após a climática introdução "Unbreakable (Part 1)", o disco já começa quebrando tudo com "Strike", com riffs na linha do metal clássico, remetendo o ouvinte direto ao debut autointitulado da banda, e com Ralf atingindo tons altíssimos com muita facilidade, e apresentando um refrão daqueles que da vontade de sair acelerando por ai, tamanha a energia que nos é passada. Além disso, os solos são muito legais, cheios de belas melodias e passagens dobradas precisas. Um clássico imediato.
E o disco segue nesta toada mais clássica da banda, repleto de peso e grandes melodias, com músicas ora mais cadenciadas, como em "Bad Guys Wear Black" e "Metal Nation" (que apesar do nome, é mais puxada para o hard rock), e ora mais rápidas, como em "And There Was Silence" (que refrão!), "Unbreakable (part 2)" e "Blaze of Glory", e tendo nas semi-baladas "Where Angels Die" e "Born Again" suas faixas mais experimentais, sendo um daqueles discos viciantes, que você acaba de escutar e já quer dar play novamente.
Como sempre, a qualidade de gravação do disco, capitaneada por Mr. Sinner, é perfeita, deixando tudo bem cru e na cara, vindo bem a calhar com essa nova empreitada da banda. E remetendo ao começo da banda também é a arte gráfica, que lembra bastante a do clássico "Jaws of Death".
E 2011 mal acabou e já temos aqui um forte candidato a figurar entre os melhores lançamentos de 2012, tendo "Unbreakable" tudo para fincar de vez o nome do PRIMAL FEAR como uma das melhores bandas da atualidade. O disco certamente ganhará sua versão nacional e, portanto, não deixem de adquirir.
Confiram o clipe de "Bad Guys Wear Black":
Unbreakable – Primal Fear
(2012 – Frontiers - Importado)
Track listing:
01) Unbreakable (Part 1)
02) Strike
03) Give 'Em Hell
04) Bad Guys Wear Black
05) And There Was Silence
06) Metal Nation
07) Where Angels Die
08) Unbreakable (Part 2)
09) Marching Again
10) Born Again
11) Blaze Of Glory
12) Conviction
Outras resenhas de Unbreakable - Primal Fear
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Primal Fear entregou em "Unbreakable" um marco no Power Metal com peso e melodia
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026


