Forgotten Tomb: Mistura de Black com Doom Metal

Resenha - Under Saturn Retrograde - Forgotten Tomb

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Pierre Cortes, Fonte: Heavy Nation
Enviar correções  |  Ver Acessos


Em 2007 o FORGOTTEN TOMB lança o álbum "Negative Megalomania", que provavelmente é o seu trabalho mais conhecido. Após 04 longos anos de silêncio, esses italianos reaparecem com uma nova obra que leva o título de "Under Saturn Retrograde".

Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and RollDream Theater: semelhanças na capa de álbum?

Muito bem, a proposta sonora é extremamente semelhante ao que já vinham fazendo ao longo de sua carreira, ou seja, continuam executando uma mistura de Black com Doom Metal. E para a fórmula ser ainda mais certeira não poderiam faltar os infalíveis ingredientes: vocais guturais e desesperados, riffs de guitarra obscuros, clima soturno e letras depressivas. A única diferença aqui é que as músicas são menores do que no álbum anterior, mas o peso e a força continuam tão vigorosos quanto antes.

As músicas acabam se parecendo um pouco entre si, mas de uma forma geral o trabalho apresenta vários pontos bastante interessantes. O FORGOTTEN TOMB não é aquele tipo de banda que faz um som demasiadamente lento. Pelo contrário, possuem uma sonoridade rápida, mas que não chega a ser tão extrema como bandas de Black Metal como DARK THRONE ou IMMORTAL, por exemplo. Em diversos momentos conseguimos identificar muito do KATATONIA antigo em sua sonoridade.

Os maiores destaques ficam a cargo das seguintes faixas: "I Wanna Be Your Dog", que apresenta um solo de guitarra muito bom e, por incrível que pareça, um timbre que não soa melancólico; "Joyless" alterna vocais limpos com guturais, trazendo uma mistura extremamente boa para a melodia; "Under Saturn Retrograde Part I" tem os riffs bastante tétricos e, principalmente no começo, a bateria é mais acelerada; "Under Saturn Retrograde Part II" emenda com a anterior e é a única do álbum que inicia de forma lenta e que parece ter andamento tranquilo, mas aos exatos 2 minutos e 25 segundos a calmaria é quebrada com a entrada da voz rasgada aliada a um solo estridente; "Spectres Over Venice" é pesada e intensa e no meio dela temos um dedilhado, rompido segundos após, fazendo com que o ouvinte novamente se lembre de que está diante de uma banda de sonoridade extrema.

Interessante comentar que há tempos atrás o FORGOTTEN TOMB sofreu uma censura no MySpace devido à postagem da capa do álbum "Songs to Leave". A capa mostra o vocalista da banda deitado em uma banheira, apenas usando roupas de baixo, todo ensanguentado. Como resposta, a banda utilizou a mesma imagem com a tarja de censura.

"Under Saturn Retrograde" não traz nada diferente do que já tenhamos escutado, não é um álbum clássico e está distante de ser uma referência dentro do estilo, mas ainda assim é uma boa e interessante opção de som, em especial para quem aprecia estilos como o Black Metal e, principalmente, o Doom Metal.

Banda: Forgotten Tomb
País de Origem: Itália
Título do álbum: Under Saturn Retrograde
Ano: 2011
Estilo: Black/Doom Metal
Gravadora: Agonia Records

Line-up:
Herr Morbid - Vocais e Guitarra
Razor SK - Guitarra
Algol - Baixo
Asher - Bateria

Faixas:
1. Reject Existence
2. Shutter
3. Downlift
4. I Wanna Be Your Dog
5. Joyless
6. Under Saturn Retrograde Part I
7. Under Saturn Retrograde Part II
8. You Can't Kill Whos Already Dead
9. Spectres Over Venice

Sites:
http://www.forgottentomb.com/
http://www.myspace.com/darknessinstereo




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Forgotten Tomb"


Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and RollHall Of Fame
500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll

Dream Theater: semelhanças na capa de álbum?Dream Theater
Semelhanças na capa de álbum?

Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da MarshallLindo Demais
Conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall

Angra: versões bizarras de músicas da bandaAngra
Versões bizarras de músicas da banda

Metal Neoclássico: como se tornar uma estrela do gêneroMetal Neoclássico
Como se tornar uma estrela do gênero

Kerry King: trabalhamos duro para chegar aquiKerry King
"trabalhamos duro para chegar aqui"

Polêmica: os 10 músicos mais controversos do rock e metalPolêmica
Os 10 músicos mais controversos do rock e metal


Sobre Pierre Cortes

Pierre Cortes, paulistano, bacharelado em Publicidade e em Cinema, amante da fotografia e escrita, apreciador do Heavy Metal e todas as suas subdivisões desde o início dos anos 80, colaborador do Whiplash.Net desde 2011, Twitter - @pierrecortes.

Mais matérias de Pierre Cortes no Whiplash.Net.

adClioIL