Carniça: Banda é a verdadeira definição de Heavy Metal
Resenha - Temple's Fall... Time To Reborn - Carniça
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 20 de março de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Convenhamos, 'Carniça' é um excelente nome para se batizar uma banda de Heavy Metal, não é mesmo? E esse é um nome que já foi bastante lembrado entre os headbangers da região sul do Brasil. Natural de Novo Hamburgo (RS), o Carniça foi formado em 1991 e, ao longo dos anos, liberou cinco fitas-demo que alcançaram vários países da América do Sul e Europa, além de o debut "Rotten Flesh" (99) causar ótima impressão entre a mídia e público. Infelizmente, sua trajetória parou abruptamente em 2003 e levou muito tempo para os caras ficarem novamente juntos.

Mas o retorno se deu em 2008, e com a formação considerada clássica: Mauriano (voz e baixo), Parahim (guitarra) e Marlo (bateria), que agora estão lançando "Temple´s Fall... Time To Reborn", um discaço que exibe um Carniça ainda evitando se prender aos rótulos (graças!), oferecendo 'apenas' Heavy Metal em sua melhor forma e fortemente influenciado pela estética old school, característica que está mais sólida e sofisticada do que nunca.
Com grande flexibilidade, o resultado é um perfeito amálgama de Death, Thrash e Heavy Metal Tradicional, com uma sensibilidade melódica digna de poucos e que nunca minimiza a atmosfera mais extrema que permeia cada centímetro do repertório. Ok, muitos poderão achar que cinco canções autorais - mais uma matadora versão para "Hell Awaits" (Slayer) e um apropriado instrumental encerrando a audição - é pouco. Bom, pode ser, mas o lance do Carniça é a qualidade e não a quantidade, e canções como "Oil War" e "Immortal" são exemplos que corroboram esse fato.
Com uma produção limpa o suficiente para que se ouça tudo com definição, e sem esterilizar o áudio, o único ponto passível de discórdia fica por conta da imagem que ilustra a capa de "Temple´s Fall... Time To Reborn", cujos traços quase caricatos não conseguem expressar adequadamente o repúdio à hipocrisia humana que sua música transmite tão claramente. Mas sem problemas... Esqueça os títulos e subgêneros, Carniça é a definição de Heavy Metal e uma verdadeira recompensa aos que procuram um antídoto à ambição ao mainstrean que vêm rondando a cena contemporânea!
Contato:
http://www.carnicaband.blogspot.com
http://www.myspace.com/carnicaband
Formação:
Mauriano Lustosa da Silveira - voz e baixo
Parahim Lustosa Neto - guitarra
Marlo Lustosa da Silveira - bateria
Carniça - Temple´s Fall... Time To Reborn
(2011 / independente - nacional)
01. Oil War
02. Till The End
03. Route To Hell
04. Surrender
05. Immortal
06. Hell Awaits (cover do Slayer)
07. Paradise
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores álbuns de metal dos anos 90 pela Metal Hamme
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo
Bandas em família que terminaram mal
Eric Clapton sobre um guitarrista de jazz que inveja: "Ele é um gênio!"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



