Carniça: Banda é a verdadeira definição de Heavy Metal

Resenha - Temple's Fall... Time To Reborn - Carniça

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Convenhamos, 'Carniça' é um excelente nome para se batizar uma banda de Heavy Metal, não é mesmo? E esse é um nome que já foi bastante lembrado entre os headbangers da região sul do Brasil. Natural de Novo Hamburgo (RS), o Carniça foi formado em 1991 e, ao longo dos anos, liberou cinco fitas-demo que alcançaram vários países da América do Sul e Europa, além de o debut "Rotten Flesh" (99) causar ótima impressão entre a mídia e público. Infelizmente, sua trajetória parou abruptamente em 2003 e levou muito tempo para os caras ficarem novamente juntos.

Vícios: As 10 melhores músicas sobre drogasPower Metal: 10 álbuns essenciais do estilo

Mas o retorno se deu em 2008, e com a formação considerada clássica: Mauriano (voz e baixo), Parahim (guitarra) e Marlo (bateria), que agora estão lançando "Temple's Fall... Time To Reborn", um discaço que exibe um Carniça ainda evitando se prender aos rótulos (graças!), oferecendo 'apenas' Heavy Metal em sua melhor forma e fortemente influenciado pela estética old school, característica que está mais sólida e sofisticada do que nunca.

Com grande flexibilidade, o resultado é um perfeito amálgama de Death, Thrash e Heavy Metal Tradicional, com uma sensibilidade melódica digna de poucos e que nunca minimiza a atmosfera mais extrema que permeia cada centímetro do repertório. Ok, muitos poderão achar que cinco canções autorais - mais uma matadora versão para "Hell Awaits" (Slayer) e um apropriado instrumental encerrando a audição - é pouco. Bom, pode ser, mas o lance do Carniça é a qualidade e não a quantidade, e canções como "Oil War" e "Immortal" são exemplos que corroboram esse fato.

Com uma produção limpa o suficiente para que se ouça tudo com definição, e sem esterilizar o áudio, o único ponto passível de discórdia fica por conta da imagem que ilustra a capa de "Temple's Fall... Time To Reborn", cujos traços quase caricatos não conseguem expressar adequadamente o repúdio à hipocrisia humana que sua música transmite tão claramente. Mas sem problemas... Esqueça os títulos e subgêneros, Carniça é a definição de Heavy Metal e uma verdadeira recompensa aos que procuram um antídoto à ambição ao mainstrean que vêm rondando a cena contemporânea!

Contato:
http://www.carnicaband.blogspot.com
http://www.myspace.com/carnicaband

Formação:
Mauriano Lustosa da Silveira - voz e baixo
Parahim Lustosa Neto - guitarra
Marlo Lustosa da Silveira - bateria

Carniça - Temple's Fall... Time To Reborn
(2011 / independente - nacional)

01. Oil War
02. Till The End
03. Route To Hell
04. Surrender
05. Immortal
06. Hell Awaits (cover do Slayer)
07. Paradise




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Carniça"


Vícios: As 10 melhores músicas sobre drogasVícios
As 10 melhores músicas sobre drogas

Power Metal: 10 álbuns essenciais do estiloPower Metal
10 álbuns essenciais do estilo

Slash: uso excessivo de drogas chocou David BowieSlash
Uso excessivo de drogas chocou David Bowie

Plágio ou coincidência: trechos semelhantes no rock/metalExcessos: como os rockstars gastam os seus milhõesAccept: Wolf Hoffmann fala sobre o que achou de Axl Rose no AC/DCBlaze Bayley: breve comentário sobre discos gravados com o Maiden

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.