Fabiano Negri: passando de Rei Lagarto a um camaleão
Resenha - A Practical Guide To Throwing Money Away - Fabiano Negri
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de dezembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Certamente muitos dos leitores já tiveram acesso ao Rei Lagarto, oriundo de Campinas (SP) e que está liberando seus discos há quase duas décadas, sendo que "Oceans", de 2010, é considerado por muitos como sua melhor obra. Acontece que seu vocalista, Fabiano Negri, sempre foi um cara que compõe incansavelmente e, depois de todos esses anos atuando em uma banda, decidiu que era uma boa ocasião para liberar seu primeiro álbum solo.

E, como um verdadeiro rock´n´roller atuante e veterano, Negri teve a perspicácia necessária para lidar com a ingrata tarefa de (tentar) viver de música em nossa sociedade... O irônico título "A Practical Guide To Throwing Money Away" (em português: "manual prático de como jogar dinheiro fora") mostra bem as expectativas do vocalista em relação às engrenagens que movimentam o atual mercado musical: ou seja, produzir um disco nestes tempos poder ser considerado como um investimento sem retorno.
Mas como um verdadeiro artista deixará de injetar verba em sua própria criação, se há condições para tal? O lucro nunca é o foco para este tipo de pessoa, e sim que sua arte seja apreciada, dissecada e criticada pelo maior número de pessoas possível. Assim, para concretizar seus planos, Negri deu uma geral em sua produção dos últimos cinco anos e selecionou os melhores momentos visando mostrar suas outras influências, as que fossem para além daquele conhecido Rock´n´Roll do Rei Lagarto.
Com letras assumidamente autobiográficas e tocando praticamente todos os instrumentos – a exceção é o contrabaixo, que ficou ao encargo de Ricardo Palma, também responsável pela gravação e mixagem do disco – o resultado é um "A Practical Guide To Throwing Money Away" que explora um amplo leque musical, tendo como único compromisso a boa música, independente das tendências do momento, seja ela representada pelo Rock, Blues, Pop e até o Jazz.
Mas, apesar de alguns destes estilos serem tão antagônicos, houve uma grande e saudável preocupação em manter uma unidade para que tudo fluísse de forma atraente. A audição é perfeita para rodar pelas estradas desse Brasilzão, tendo no rockaço "All You Know Is Wrong", as gostosas "Your Own Prison" e "Obvious", além do jazz de "Old Cat", alguns dos grandes momentos. Mas, ainda assim, é "At Midnight" que considero um exemplo da bagagem musical de Fabiano, com uma profundidade tão sofrida, vocalizações belíssimas e arranjos amarrados com maestria.
Em linhas gerais, e levando em conta toda a diversidade musical oferecida ao longo das 11 faixas espalhadas em quase uma hora de som, Fabiano passou de Rei Lagarto a um verdadeiro camaleão... Serão disponibilizados pouquíssimos exemplares físicos de "A Practical Guide To Throwing Money Away", mas os interessados podem conferir este bonito trabalho, disponível inteiro para streaming, através do site www.wix.com/fabianonegri/fabianonegri_pgtma.
Finalizando, as palavras do próprio Fabiano Negri: ‘... Mesmo que o título diga o contrário, no fundo eu sei que vale a pena torrar uma grana nisso...’. Com certeza, meu velho... Com certeza!
Contato:
http://www.wix.com/fabianonegri/fabianonegri_pgtma
http://www.myspace.com/fabianonegri
Fabiano Negri - A Practical Guide To Throwing Money Away
(2010 / independente - nacional)
01. All You Know Is Wrong
02. Flames Of Ambition
03. Obvious
04. At Midnight
05. Records To Remember
06. Big Brown Eyes
07. Old Cat
08. Your Own Prison
09. So Sad
10. Street Outside
11. Precious Diamond
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Tom Morello comenta seu álbum preferido de sua "banda favorita de todos os tempos"
Suzi Quatro: a importância da linda baixista para o rock
Para Jeff Jones, baixista do Rush antes de Geddy Lee, "Comigo o Rush não teria sido Rush"

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



