Fabiano Negri: passando de Rei Lagarto a um camaleão

Resenha - A Practical Guide To Throwing Money Away - Fabiano Negri

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Certamente muitos dos leitores já tiveram acesso ao Rei Lagarto, oriundo de Campinas (SP) e que está liberando seus discos há quase duas décadas, sendo que "Oceans", de 2010, é considerado por muitos como sua melhor obra. Acontece que seu vocalista, Fabiano Negri, sempre foi um cara que compõe incansavelmente e, depois de todos esses anos atuando em uma banda, decidiu que era uma boa ocasião para liberar seu primeiro álbum solo.

Axl Rose: Texto analisa rivalidade com Kurt CobainHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982

E, como um verdadeiro rock'n'roller atuante e veterano, Negri teve a perspicácia necessária para lidar com a ingrata tarefa de (tentar) viver de música em nossa sociedade... O irônico título "A Practical Guide To Throwing Money Away" (em português: "manual prático de como jogar dinheiro fora") mostra bem as expectativas do vocalista em relação às engrenagens que movimentam o atual mercado musical: ou seja, produzir um disco nestes tempos poder ser considerado como um investimento sem retorno.

Mas como um verdadeiro artista deixará de injetar verba em sua própria criação, se há condições para tal? O lucro nunca é o foco para este tipo de pessoa, e sim que sua arte seja apreciada, dissecada e criticada pelo maior número de pessoas possível. Assim, para concretizar seus planos, Negri deu uma geral em sua produção dos últimos cinco anos e selecionou os melhores momentos visando mostrar suas outras influências, as que fossem para além daquele conhecido Rock'n'Roll do Rei Lagarto.

Com letras assumidamente autobiográficas e tocando praticamente todos os instrumentos - a exceção é o contrabaixo, que ficou ao encargo de Ricardo Palma, também responsável pela gravação e mixagem do disco - o resultado é um "A Practical Guide To Throwing Money Away" que explora um amplo leque musical, tendo como único compromisso a boa música, independente das tendências do momento, seja ela representada pelo Rock, Blues, Pop e até o Jazz.

Mas, apesar de alguns destes estilos serem tão antagônicos, houve uma grande e saudável preocupação em manter uma unidade para que tudo fluísse de forma atraente. A audição é perfeita para rodar pelas estradas desse Brasilzão, tendo no rockaço "All You Know Is Wrong", as gostosas "Your Own Prison" e "Obvious", além do jazz de "Old Cat", alguns dos grandes momentos. Mas, ainda assim, é "At Midnight" que considero um exemplo da bagagem musical de Fabiano, com uma profundidade tão sofrida, vocalizações belíssimas e arranjos amarrados com maestria.

Em linhas gerais, e levando em conta toda a diversidade musical oferecida ao longo das 11 faixas espalhadas em quase uma hora de som, Fabiano passou de Rei Lagarto a um verdadeiro camaleão... Serão disponibilizados pouquíssimos exemplares físicos de "A Practical Guide To Throwing Money Away", mas os interessados podem conferir este bonito trabalho, disponível inteiro para streaming, através do site www.wix.com/fabianonegri/fabianonegri_pgtma.

Finalizando, as palavras do próprio Fabiano Negri: '... Mesmo que o título diga o contrário, no fundo eu sei que vale a pena torrar uma grana nisso...'. Com certeza, meu velho... Com certeza!

Contato:
http://www.wix.com/fabianonegri/fabianonegri_pgtma
http://www.myspace.com/fabianonegri

Fabiano Negri - A Practical Guide To Throwing Money Away
(2010 / independente - nacional)

01. All You Know Is Wrong
02. Flames Of Ambition
03. Obvious
04. At Midnight
05. Records To Remember
06. Big Brown Eyes
07. Old Cat
08. Your Own Prison
09. So Sad
10. Street Outside
11. Precious Diamond




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Fabiano Negri"Todas as matérias sobre "Rei Lagarto"


Axl Rose: Texto analisa rivalidade com Kurt CobainAxl Rose
Texto analisa rivalidade com Kurt Cobain

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1982


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClioIL