Fabiano Negri: passando de Rei Lagarto a um camaleão
Resenha - A Practical Guide To Throwing Money Away - Fabiano Negri
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de dezembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Certamente muitos dos leitores já tiveram acesso ao Rei Lagarto, oriundo de Campinas (SP) e que está liberando seus discos há quase duas décadas, sendo que "Oceans", de 2010, é considerado por muitos como sua melhor obra. Acontece que seu vocalista, Fabiano Negri, sempre foi um cara que compõe incansavelmente e, depois de todos esses anos atuando em uma banda, decidiu que era uma boa ocasião para liberar seu primeiro álbum solo.

E, como um verdadeiro rock´n´roller atuante e veterano, Negri teve a perspicácia necessária para lidar com a ingrata tarefa de (tentar) viver de música em nossa sociedade... O irônico título "A Practical Guide To Throwing Money Away" (em português: "manual prático de como jogar dinheiro fora") mostra bem as expectativas do vocalista em relação às engrenagens que movimentam o atual mercado musical: ou seja, produzir um disco nestes tempos poder ser considerado como um investimento sem retorno.
Mas como um verdadeiro artista deixará de injetar verba em sua própria criação, se há condições para tal? O lucro nunca é o foco para este tipo de pessoa, e sim que sua arte seja apreciada, dissecada e criticada pelo maior número de pessoas possível. Assim, para concretizar seus planos, Negri deu uma geral em sua produção dos últimos cinco anos e selecionou os melhores momentos visando mostrar suas outras influências, as que fossem para além daquele conhecido Rock´n´Roll do Rei Lagarto.
Com letras assumidamente autobiográficas e tocando praticamente todos os instrumentos – a exceção é o contrabaixo, que ficou ao encargo de Ricardo Palma, também responsável pela gravação e mixagem do disco – o resultado é um "A Practical Guide To Throwing Money Away" que explora um amplo leque musical, tendo como único compromisso a boa música, independente das tendências do momento, seja ela representada pelo Rock, Blues, Pop e até o Jazz.
Mas, apesar de alguns destes estilos serem tão antagônicos, houve uma grande e saudável preocupação em manter uma unidade para que tudo fluísse de forma atraente. A audição é perfeita para rodar pelas estradas desse Brasilzão, tendo no rockaço "All You Know Is Wrong", as gostosas "Your Own Prison" e "Obvious", além do jazz de "Old Cat", alguns dos grandes momentos. Mas, ainda assim, é "At Midnight" que considero um exemplo da bagagem musical de Fabiano, com uma profundidade tão sofrida, vocalizações belíssimas e arranjos amarrados com maestria.
Em linhas gerais, e levando em conta toda a diversidade musical oferecida ao longo das 11 faixas espalhadas em quase uma hora de som, Fabiano passou de Rei Lagarto a um verdadeiro camaleão... Serão disponibilizados pouquíssimos exemplares físicos de "A Practical Guide To Throwing Money Away", mas os interessados podem conferir este bonito trabalho, disponível inteiro para streaming, através do site www.wix.com/fabianonegri/fabianonegri_pgtma.
Finalizando, as palavras do próprio Fabiano Negri: ‘... Mesmo que o título diga o contrário, no fundo eu sei que vale a pena torrar uma grana nisso...’. Com certeza, meu velho... Com certeza!
Contato:
http://www.wix.com/fabianonegri/fabianonegri_pgtma
http://www.myspace.com/fabianonegri
Fabiano Negri - A Practical Guide To Throwing Money Away
(2010 / independente - nacional)
01. All You Know Is Wrong
02. Flames Of Ambition
03. Obvious
04. At Midnight
05. Records To Remember
06. Big Brown Eyes
07. Old Cat
08. Your Own Prison
09. So Sad
10. Street Outside
11. Precious Diamond
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A crítica de Humberto Gessinger ao futebol atual: "As pessoas ganham dinheiro com burrice"
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por deixar o Exodus e ir para o Metallica
Frontman do Corrosion of Conformity, Pepper Keenan lembra teste para baixista do Metallica
Vocalista lembra revolta do público roqueiro quando o Lordi venceu o Eurovision
Altura: saiba quanto medem 10 ícones "baixinhos" do rock e metal
Robert Trujillo, do Metallica, comenta a diferença entre Cliff Burton e Jason Newsted
O icônico riff de guitarra do Pink Floyd que Roger Waters considera como "estúpido"


Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



