Blazing Dog: pegada que muitos tentam alcançar

Resenha - Metallic Beast - Blazing Dog

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Vindo do Distrito Federal, o Blazing Dog é uma banda que começou suas atividades recentemente, em 2004, mas possui uma garra que se equipara à de muitos veteranos espalhados por aí. Sem notícias de demos, o pessoal optou mesmo em afiar suas composições sobre os palcos até entrar em estúdio para gravar seu debut, que está chegando de forma independente agora em 2009.
5000 acessosRolling Stone: as 10 melhores bandas de Heavy Metal5000 acessosThin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"

E os mais de dois anos preparando “Metallic Beast” mostram um esmero que sempre se torna recompensador. O Heavy Metal Tradicional não dá muita margem para inovações, e o destino da maioria dos grupos que se enveredam pelo estilo é a redundância. Em sua estréia, o Blazing Dogs não inova em absolutamente nada, mas possui aquela pegada furiosa e carismática que muitos passam toda uma existência tentando alcançar e não conseguem chegar lá.

Ícones como Iron Maiden, Judas Priest, Manowar e Iced Earth são as influências declaradas da banda. Que seja, mas tudo está tão bem digerido que o resultado empolga. Riffs muito bons, solos apropriados, seção rítmica com espaço para mostrar do que são capazes e um vocalista com um timbre bacana, que remete parcialmente a Eric Adams (Manowar). E muito peso mesclado às melodias! Então, para que mais?

Tanto que, juro, não consigo apontar destaques... São 11 pauladas que te fazem levantar o punho, além da espetacular balada “Wasted Bullets”, com arranjos que, confesso, se tornaram inesperados. Harmônica e uma voz feminina que injetaram toda uma sensação que remete aos contos do velho oeste norte-americano, e tudo dentro do contexto de sua letra. Resumindo, “Metallic Beast” é um exemplo vivo onde o termo Heavy Metal é muito mais do que meras palavras.

Por falta de bom senso, geralmente alguns releases dão informações exageradas sobre as bandas em questão. Mas esse não é o caso do Blazing Dog, que afirma com todas as letras que sua música é ‘pesada, furiosa, Heavy Metal em sua expressão máxima!’. Não há como discordar. E, em seu próprio site, o conjunto deixa o aviso: ‘Aguardem, headbangers, pois muito mais está por vir!’. Então, que venham, caras! Parabéns, pois sua música é excelente!

... Diabos, não consigo tirar essa #&%@!! de CD do aparelho...!!!

Contato:
http://www.blazingdog.net
http://www.myspace.com/blazingdog

Formação:
Carlos Sousa - voz
Gustavo Freitas - guitarra
T.R. - guitarra
Renan Guimarães - baixo
Daniel Marks - bateria

Blazing Dog – Metallic Beast
(2009 / independente – nacional)

01. Will Of Steel
02. Battle Splendour
03. Silent Grave
04. Icarus
05. Supreme Wings
06. Assassins
07. Easy Rider
08. A Thousand Deaths
09. Wasted Bullets
10. Blazing Dog
11. Insane Minds
12. Dance Of Skeptics

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Blazing Dog"

Metal TradicionalMetal Tradicional
13 Novas bandas nacionais e o momento da cena

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Blazing Dog"

Rolling StoneRolling Stone
As 10 melhores bandas de Heavy Metal

Thin LizzyThin Lizzy
"Whiskey in the Jar" já era cantada há centenas de anos

SepulturaSepultura
Aceite ou não, a maior banda brasileira da história

5000 acessosGuns N' Roses: ex-guitarrista admite que era difícil tocar as músicas5000 acessosRegis Tadeu: o chororô insuportável do Red Hot Chili Peppers5000 acessosRock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos5000 acessosYngwie Malmsteen: "hoje eu sou maníaco por saúde"5000 acessosNicolas Cage: filho que canta heavy metal vai em cana por ser vida louca5000 acessosDio: as músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalista

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online