Blazing Dog: pegada que muitos tentam alcançar
Resenha - Metallic Beast - Blazing Dog
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 19 de junho de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo do Distrito Federal, o Blazing Dog é uma banda que começou suas atividades recentemente, em 2004, mas possui uma garra que se equipara à de muitos veteranos espalhados por aí. Sem notícias de demos, o pessoal optou mesmo em afiar suas composições sobre os palcos até entrar em estúdio para gravar seu debut, que está chegando de forma independente agora em 2009.

E os mais de dois anos preparando "Metallic Beast" mostram um esmero que sempre se torna recompensador. O Heavy Metal Tradicional não dá muita margem para inovações, e o destino da maioria dos grupos que se enveredam pelo estilo é a redundância. Em sua estréia, o Blazing Dogs não inova em absolutamente nada, mas possui aquela pegada furiosa e carismática que muitos passam toda uma existência tentando alcançar e não conseguem chegar lá.
Ícones como Iron Maiden, Judas Priest, Manowar e Iced Earth são as influências declaradas da banda. Que seja, mas tudo está tão bem digerido que o resultado empolga. Riffs muito bons, solos apropriados, seção rítmica com espaço para mostrar do que são capazes e um vocalista com um timbre bacana, que remete parcialmente a Eric Adams (Manowar). E muito peso mesclado às melodias! Então, para que mais?
Tanto que, juro, não consigo apontar destaques... São 11 pauladas que te fazem levantar o punho, além da espetacular balada "Wasted Bullets", com arranjos que, confesso, se tornaram inesperados. Harmônica e uma voz feminina que injetaram toda uma sensação que remete aos contos do velho oeste norte-americano, e tudo dentro do contexto de sua letra. Resumindo, "Metallic Beast" é um exemplo vivo onde o termo Heavy Metal é muito mais do que meras palavras.
Por falta de bom senso, geralmente alguns releases dão informações exageradas sobre as bandas em questão. Mas esse não é o caso do Blazing Dog, que afirma com todas as letras que sua música é ‘pesada, furiosa, Heavy Metal em sua expressão máxima!’. Não há como discordar. E, em seu próprio site, o conjunto deixa o aviso: ‘Aguardem, headbangers, pois muito mais está por vir!’. Então, que venham, caras! Parabéns, pois sua música é excelente!
... Diabos, não consigo tirar essa #&%@!! de CD do aparelho...!!!
Contato:
http://www.blazingdog.net
http://www.myspace.com/blazingdog
Formação:
Carlos Sousa - voz
Gustavo Freitas - guitarra
T.R. - guitarra
Renan Guimarães - baixo
Daniel Marks - bateria
Blazing Dog – Metallic Beast
(2009 / independente – nacional)
01. Will Of Steel
02. Battle Splendour
03. Silent Grave
04. Icarus
05. Supreme Wings
06. Assassins
07. Easy Rider
08. A Thousand Deaths
09. Wasted Bullets
10. Blazing Dog
11. Insane Minds
12. Dance Of Skeptics
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
O hit de Neil Young que Bob Dylan não suportava: "Eu odiava quando tocava no rádio"
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
O dia que Phil Campbell viu Lemmy Kilmister chapadão cuidando do jardim na madrugada
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Javier Bardem diz no Oscar que é do thrash e do speed metal, e cita Metallica e AC/DC
O presente estranho que Lemmy Kilmister deu para produtor do disco "Inferno"
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A música mais triste de todos os tempos, segundo Elvis Presley
O melhor vocalista de rock da geração dos anos 1990, segundo Bruce Dickinson
O disco que fez o esnobe Yngwie Malmsteen voltar a ouvir rock 'n' roll


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



