Scania: Heavy Metal direto e sem frescura alguma

Resenha - Banza Field - Scania

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


O Scania começou suas atividades na segunda metade de 2006 na cidade de Taguatinga (DF), tendo como proposta o Thrash Metal das décadas de 1980 e 1990, mas mesclado com aquele que é historicamente considerado o precursor do rock pesado: Black Sabbath. E Thiago Jorge (voz), Ygor Morato (guitarra), Mário Alves (baixo) e Galego (bateria) nem se preocuparam com demos... Já lançaram de cara "The Banza Field", um EP que beira os 30 minutos de Heavy Metal direto e sem frescura alguma.

Mas na realidade o Scania não se limita somente aos estilos citados acima. Ainda que claramente o grupo use sua criatividade procurando a originalidade, as sete composições flertam com vários outros gêneros metálicos e se saíram bem diversificadas entre si, ainda que geralmente tenham como ponto em comum a tal influência do velho Sabbath, seja de forma incisiva ou mais discreta mesmo.

publicidade

Com um vocalista rasgadão (em algumas ocasiões remete a Sebastian Bach) e uma seção instrumental bastante nervosa, toda a distorção exibida no repertório gerou bons momentos como a própria "Scania", ótima faixa repleta de variações em suas estruturas; ou ainda a primeira parte de "Last Night", um verdadeiro arregaço que mostra a força de seus músicos. Mas é em "Down" que o Scania consegue pegar o ouvinte de jeito... Esta é uma balada 'mezzo' setentista muito bonita, novamente bastante direta e com inesperados elementos acústicos.

publicidade

Mostrando disposição para elaborar arranjos até mesmo contemporâneos, mas sem nunca se afastar das fascinantes e velhas raízes, "The Banza Field" é uma boa estréia que mostra um quarteto que sabe o que quer, mesmo ainda não tendo conseguido definir sua real identidade musical – algo que, com certeza, será alcançado com o tempo. Se o leitor aprecia Heavy Metal verde-amarelo bastante raivoso, dê uma conferida em www.myspace.com/scaniametal.

publicidade

Scania - The Banza Field
(2008 / EP independente - nacional)

01. Distance
02. Scania
03. Strange
04. Last Night pt. I
05. Last Night pt. II
06. Down
07. Voices




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Quiet Riot: quebrando disco de banda brasileira em 1985Quiet Riot
Quebrando disco de banda brasileira em 1985

Bateristas: os trinta mais ricos do mundoBateristas
Os trinta mais ricos do mundo


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin