Tsjuder: DVD capta dois dos últimos shows da horda
Resenha - Norwegian Apocalypse - TSJUDER
Por Fernão Silveira
Postado em 01 de fevereiro de 2009
Os fãs do profano black metal norueguês certamente sentem falta do TSJUDER, banda que por 13 anos espalhou blasfêmias e impropérios pelos palcos mais obscuros do norte europeu. Para quem deseja conferir a pegada do trio ao vivo, uma boa pedida é o DVD "Norwegian Apocalypse", que registra duas das últimas performances da história do grupo.

O vídeo, que tem a direção de Christophe Gaillard, registra os shows que Nag (baixo e vocais), Draugluin (guitarras) e Anti-Christian (bateria) promoveram em Oslo e Sandnes, na Noruega, em setembro de 2005. Nos dois concertos, ambos capturados na íntegra ("originais, sem cortes e sem dubs", como anuncia o encarte do disco), o TSJUDER toca em clubes tomados por hordas de fãs escandinavos. Prepare-se para ver muitas cabeleiras louras balançando ao vento e inúmeros rostos de olhos azuis praguejando junto com Nag.
O show principal, realizado no Rockefeller de Oslo, em 24 de setembro de 2005, tem 12 músicas, das quais se destacam "Sodomizing the Lamb", "Lord of Terror", "Beyond the Grave", "Malignant Coronation" e "Sacrifice" (cover do BATHORY, banda sueca de black e viking metal).
O bônus do DVD traz uma apresentação mais curta, realizada no acanhado clube Tribune, em Sandnes, no dia 16 de setembro de 2005. Das cinco músicas, capturadas de forma precária pelas câmeras da equipe de Gaillard, valem nota "Morbid Lust" e "Born for Burning", mais um cover do BATHORY, com participação especial de Vrangsim (CARPATHIAN FOREST) no baixo.
O diretor Gaillard até tenta trazer alguns diferenciais à edição final dos shows, mas os jogos de câmeras e a alternância de cores que ele coloca no vídeo mais atrapalham do que acrescentam. A boa notícia é que quem estiver interessado em observar como os músicos manejam seus instrumentos ao vivo estará bem servido. As performances de Anti-Christian (com especial ênfase à sua habilidade no bumbo duplo) e Draugluin são registradas em detalhes pelas lentes.
Com o final do TSJUDER – Nag agora integra o KRYPT e Anti-Christian e Draugluin passaram à horda do TYRANN -, "Norwegian Apocalypse" ganha uma importância adicional. Mas é preciso sublinhar que o DVD não traz extras e os shows têm uma edição bastante simplória – as imagens da apresentação em Sandnes são especialmente ruins. Afinal de contas, mesmo o black metal deve ter alguns requintes.
"Norwegian Apocalypse" – TSJUDER
Oslo:
1. Sodomizing the Lamb
2. Helvete
3. I-10
4. Unholy Paragon
5. Lord of Terror
6. Ghoul
7. Mouth of Madness
8. Sacrifice (BATHORY cover)
9. Primeval Fear
10. Beyond The Grave
11. Malignant Coronation
12. Eriphion Epistates
Bônus (Sandnes)
13. Morbid Lust
14. Malignant Coronation
15. Eriphion Epistates
16. Born for Burning (BATHORY cover)
17. Beyond the Grave
Produtora/distribuidora: Somber Music (nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O gênero musical que faz sucesso com as massas mas é "satânico", segundo Billy Corgan
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour diz que não vai mais tocar ao vivo
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Andreas Kisser chegou no fundo do poço quando não foi a Disney pois não tinha cerveja
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
"Não preciso de um iate", diz Kiko Loureiro, "Só me deem mais guitarras e estou feliz"
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



