Disturbed: volta à melhor forma em novo álbum
Resenha - Indestructible - Disturbed
Por Fernão Silveira
Postado em 11 de outubro de 2008
Não à toa, David Draiman é considerado uma das principais cabeças – e aqui não vai nenhuma brincadeira besta com sua proeminente careca – do movimento que muitos pejorativamente chamam de "nü metal". Pois esse status diferenciado aumenta a responsabilidade de cada novo trabalho que ele produz com a sua banda, o DISTURBED. Mas o desafio parece não fazer mal ao compositor e vocalista, que dá outra bola dentro com "Indestructible", mais recente lançamento do quarteto de Chicago.
Menos popular que KORN e LINKIN PARK, dois bastiões do movimento nü metal, o DISTURBED é muito mais constante e consistente. E tudo isso graças ao gênio criativo de David Draiman, um cara mais centrado do que Jonathan Davis (KORN) e muito mais talentoso do que Mike Shinoda e Chester Bennington (LINKIN PARK) juntos. Sem tanto glamour quanto os colegas de movimento, o DISTURBED vem ganhando terreno a cada nova turnê, a cada novo single, a cada novo álbum, com a proposta de fazer um "metal alternativo", com letras inteligentes e uma pegada forte. No final das contas, a atitude da banda e a qualidade dos trabalhos fazem a diferença. E o novo álbum tem bons atributos de sobra para mostrar.
Um detalhe importante sobre o disco recém-lançado é a produção. Após quase uma década trabalhando com Johnny K, que assistiu a banda em seus três primeiros trabalhos de estúdio, David Draiman decidiu colocar de vez a mão na massa e assumiu a produção de "Indestructible", contando com o reforço dos colegas Dan Donegan (guitarra e sintetizadores) e Mike Wengren (bateria). E é muito provável que os quatro – o baixista John Moyer completa o time – tenham ficado satisfeitos com esta primeira experiência.
Olhando para a discografia do DISTURBED, "Indestructible" alinha-se ao inigualável "The Sickness" (2000), debute oficial da banda e, de longe, o melhor disco da lista. Depois de "Believe" (2002), em que o grupo perdeu punch porque Draiman abusou das "músicas de autor" (mais densas, depressivas e cansativas), e do animador "Ten Thousand Fists" (2005), em que o DISTURBED voltou a soar como DISTURBED, "Indestructible" traz o que Draiman e seus colegas têm de melhor.
A faixa-título é forte candidata a entrar em qualquer "Best Of" da banda, assim como "Inside the Fire", sua sucessora direta no set list. Mas, na realidade, "Indestructible" é envolvente do começo ao final.
O que dizer, por exemplo, da pesada "Haunted"? Esta é uma faixa de clima sombrio, que remonta ao (grande) trabalho de Draiman e Jonathan Davis na trilha sonora do filme "A Rainha dos Condenados" ("Queen of the Damned"), de 2002. "Criminal", por sua parte, é uma música que segue todos os bons ingredientes de "Down With the Sickness" e "Fear", faixas de "The Sickness" que catapultaram o DISTURBED à linha de frente da cena do novo metal. Ainda merece destaque especial a boa "Façade", que trabalha os aparatos eletrônicos sem se tornar pedante ou perder o peso.
Para quem se anima a conhecer o DISTURBED mais a fundo, "Indestructible" é uma excelente pedida, juntamente com a obra-prima "The Sickness". Estes dois álbuns valem o investimento. Pode confiar!
Indestructible - DISTURBED
Indestructible
Inside The Fire
Deceiver
The Night
Perfect Insanity
Haunted
Enough
The Curse
Torn
Criminal
Divide
Facade
Gravadora: Warner Music (importado)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Alter Bridge, um novo recomeço
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro



Ozzy cantaria em tributo a Lemmy e faria dueto com David Draiman (Disturbed)
David Draiman não sabe quando Disturbed voltará à estrada; "Precisamos de uma boa e longa pausa"
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Iron Maiden: O Sétimo Filho do Sétimo Filho


