Iced Earth: capturado ao vivo em seu melhor momento
Resenha - Alive in Athens - Iced Earth
Por Ricardo Seelig
Postado em 16 de maio de 2008
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O triplo ao vivo "Alive in Athens", lançado originalmente em 1999, é um registro do melhor momento da banda americana Iced Earth, além de ter se transformado, com o passar dos anos, em um dos grandes álbuns ao vivo da história do Heavy Metal. Passados quase dez anos de sua edição em CD, o show finalmente ganha uma versão em DVD, mostrando mais uma vez a excelente fase vivida pela banda liderada por Jon Schaffer na segunda metade dos anos 1990.
O repertório presente nas antológicas apresentações realizadas na capital grega está imune a qualquer crítica, e é conhecido de cor e salteado por qualquer headbanger com um mínimo de curiosidade a respeito da música pesada. Faixas como "Burning Times", "Dark Saga", "Pure Evil", a impressionante "Dante´s Inferno", "Melancholy (Holy Martyr)", "Watching Over Me", "Travel in Stygian", "Violate" e "I Died For You", além do ápice com a trinca "Prophecy", "Birth Of The Wicked" e "The Coming Curse", já estão devidamente elevadas e reconhecidas como alguns dos momentos mais brilhantes vividos não só pelo grupo, mas também pelo Heavy Metal na última década.
Dito isso, vamos nos ater então estritamente à versão em DVD de "Alive in Athens". Em primeiro lugar, a versão americana saiu originalmente em 2006, mas o vídeo só foi ganhar uma versão nacional em 2007, em um atraso que não recebeu maiores explicações. Se o Iced Earth ainda fosse uma banda pequena no Brasil até seria compreensível, mas a quantidade de fãs do grupo por aqui era motivo suficiente para que houvesse maior agilidade entre a data em que o DVD chegou ao mercado americano em relação ao brasileiro.
Em segundo lugar, era de se esperar que um título com a força de "Alive in Athens" ganhasse uma versão caprichada em DVD, o que não aconteceu. O acabamento gráfico é básico – para não dizer pobre -, e possui um encarte decepcionante. Uma versão em embalagem digipack, com papel de qualidade e acabamento de alto nível, não teria um preço final tão diferente quanto o que está sendo cobrado pelo DVD e, além de realçar a belíssima arte da capa, faria juz à importância de "Alive in Athens" na discografia do Iced Earth. Se Jon Schaffer e a Century Media não se bicam e discutem sem parar após o final do contrato do grupo com a gravadora, os fãs não precisam pagar por isso.
Na parte técnica, faltou também um cuidado maior na qualidade final do material. Ainda que o DVD possua o áudio em versão 5.1, a qualidade das imagens é ruim, o que dá um certo ar de "bootleg" ao vídeo. Um tratamento nestas cenas, usando os inúmeros softwares que existem hoje no mercado, seria, além de relativamente simples, extremamente bem-vindo para o resultado final do material.
Além do show há ainda alguns extras no DVD, mas nada digno de nota. O mais interessante é um passeio de Jon Schaffer pelo backstage, devidamente SEM LEGENDAS, afinal, porque os fãs brasileiros iriam querer entender o que a banda está falando, não é mesmo?
Musicalmente, como eu já disse lá no início do texto, "Alive in Athens" é impecável, registrando a melhor fase da carreira do grupo americano, com performances demolidoras de toda a banda, principalmente do vocalista Matthew Barlow. Mas, técnica e graficamente, o acabamento dado pela gravadora ao material é de uma qualidade muito abaixo daquela que você está acostumado a ver em qualquer DVD, mesmo de bandas iniciantes, o que, além de frustante, irrita a massa de fãs não só do Iced Earth, mas da música pesada como um todo, que passaram quase dez anos para ter esse lançamento em mãos.
Por isso, se fosse avaliado apenas pelo aspecto musical, "Alive in Athens" ganharia um dez com louvor, mas isso é impossível, já que tenho certeza de que você, fã do Iced Earth assim como eu, quer o pacote completo e ter a sua paixão pela banda respeitada, e nesse aspecto a qualidade do vídeo e de sua embalagem puxam tudo para baixo, o que é uma pena.
Tinha tudo para ser um clássico, mas a forma como a gravadora tratou esse lançamento de "Alive in Athens" em DVD faz com que ele seja muito, muito mesmo, frustrante, o que é uma pena.
Outras resenhas de Alive in Athens - Iced Earth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas

Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


