Iced Earth: capturado ao vivo em seu melhor momento

Resenha - Alive in Athens - Iced Earth

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 5


O triplo ao vivo "Alive in Athens", lançado originalmente em 1999, é um registro do melhor momento da banda americana Iced Earth, além de ter se transformado, com o passar dos anos, em um dos grandes álbuns ao vivo da história do Heavy Metal. Passados quase dez anos de sua edição em CD, o show finalmente ganha uma versão em DVD, mostrando mais uma vez a excelente fase vivida pela banda liderada por Jon Schaffer na segunda metade dos anos 1990.

Guns N' Roses: a história da saída de cada integranteAnette Olzon: "Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

O repertório presente nas antológicas apresentações realizadas na capital grega está imune a qualquer crítica, e é conhecido de cor e salteado por qualquer headbanger com um mínimo de curiosidade a respeito da música pesada. Faixas como "Burning Times", "Dark Saga", "Pure Evil", a impressionante "Dante's Inferno", "Melancholy (Holy Martyr)", "Watching Over Me", "Travel in Stygian", "Violate" e "I Died For You", além do ápice com a trinca "Prophecy", "Birth Of The Wicked" e "The Coming Curse", já estão devidamente elevadas e reconhecidas como alguns dos momentos mais brilhantes vividos não só pelo grupo, mas também pelo Heavy Metal na última década.

Dito isso, vamos nos ater então estritamente à versão em DVD de "Alive in Athens". Em primeiro lugar, a versão americana saiu originalmente em 2006, mas o vídeo só foi ganhar uma versão nacional em 2007, em um atraso que não recebeu maiores explicações. Se o Iced Earth ainda fosse uma banda pequena no Brasil até seria compreensível, mas a quantidade de fãs do grupo por aqui era motivo suficiente para que houvesse maior agilidade entre a data em que o DVD chegou ao mercado americano em relação ao brasileiro.

Em segundo lugar, era de se esperar que um título com a força de "Alive in Athens" ganhasse uma versão caprichada em DVD, o que não aconteceu. O acabamento gráfico é básico - para não dizer pobre -, e possui um encarte decepcionante. Uma versão em embalagem digipack, com papel de qualidade e acabamento de alto nível, não teria um preço final tão diferente quanto o que está sendo cobrado pelo DVD e, além de realçar a belíssima arte da capa, faria juz à importância de "Alive in Athens" na discografia do Iced Earth. Se Jon Schaffer e a Century Media não se bicam e discutem sem parar após o final do contrato do grupo com a gravadora, os fãs não precisam pagar por isso.

Na parte técnica, faltou também um cuidado maior na qualidade final do material. Ainda que o DVD possua o áudio em versão 5.1, a qualidade das imagens é ruim, o que dá um certo ar de "bootleg" ao vídeo. Um tratamento nestas cenas, usando os inúmeros softwares que existem hoje no mercado, seria, além de relativamente simples, extremamente bem-vindo para o resultado final do material.

Além do show há ainda alguns extras no DVD, mas nada digno de nota. O mais interessante é um passeio de Jon Schaffer pelo backstage, devidamente SEM LEGENDAS, afinal, porque os fãs brasileiros iriam querer entender o que a banda está falando, não é mesmo?

Musicalmente, como eu já disse lá no início do texto, "Alive in Athens" é impecável, registrando a melhor fase da carreira do grupo americano, com performances demolidoras de toda a banda, principalmente do vocalista Matthew Barlow. Mas, técnica e graficamente, o acabamento dado pela gravadora ao material é de uma qualidade muito abaixo daquela que você está acostumado a ver em qualquer DVD, mesmo de bandas iniciantes, o que, além de frustante, irrita a massa de fãs não só do Iced Earth, mas da música pesada como um todo, que passaram quase dez anos para ter esse lançamento em mãos.

Por isso, se fosse avaliado apenas pelo aspecto musical, "Alive in Athens" ganharia um dez com louvor, mas isso é impossível, já que tenho certeza de que você, fã do Iced Earth assim como eu, quer o pacote completo e ter a sua paixão pela banda respeitada, e nesse aspecto a qualidade do vídeo e de sua embalagem puxam tudo para baixo, o que é uma pena.

Tinha tudo para ser um clássico, mas a forma como a gravadora tratou esse lançamento de "Alive in Athens" em DVD faz com que ele seja muito, muito mesmo, frustrante, o que é uma pena.


Outras resenhas de Alive in Athens - Iced Earth

Iced Earth: primeiro registro 'ao vivo' oficial da banda




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Iced Earth"


Iced Earth: membros elegem os melhores álbuns de 2014Iced Earth
Membros elegem os melhores álbuns de 2014

Richard Christy: Foi difícil deixar o Iced Earth, amava a banda!Richard Christy
"Foi difícil deixar o Iced Earth, amava a banda!"

Iced Earth: Dar vida às músicas não é algo que gira em torno do vocalista!Iced Earth
"Dar vida às músicas não é algo que gira em torno do vocalista!"


Guns N' Roses: a história da saída de cada integranteGuns N' Roses
A história da saída de cada integrante

Anette Olzon: Eu fui demitida exatamente como Tarja também foiAnette Olzon
"Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"

Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaRaul Seixas
10 importantes obras do Maluco Beleza

Queen: ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicosQueen
Ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicos

Iron Maiden: sobre o que fala a música Aces High?Iron Maiden
Sobre o que fala a música "Aces High"?

Led Zeppelin: Bron-Y-Aur Stomp tem relação com J.R.R. Tolkien?Led Zeppelin
"Bron-Y-Aur Stomp" tem relação com J.R.R. Tolkien?

Não Se Engane: 'Likes' no Facebook de uma banda são ilusãoNão Se Engane
'Likes' no Facebook de uma banda são ilusão


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336