Era Vulgaris: sonoridade de difícil digestão
Resenha - What Stirs Within - Era Vulgaris
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de março de 2008
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Era Vulgaris (termo que designa a idade do Império Romano) é um grupo de Dublin, Irlanda, que começou suas atividades em 2004 e tem em sua formação Chris Rob (voz e guitarra), Jim Kent (guitarra), Dave Buttner (baixo) e Chris Con (bateria). Sua estréia em disco é marcada por "What Stirs Within", que vem sendo gravado desde o ano de fundação da banda e, garanto, possui uma sonoridade que será bastante difícil de ser digerida pelo grande público.

A própria banda se auto-intitula de Progressive Metal / Thrash, mas na verdade seus músicos deixam as idéias fluírem de tal forma, viajando (literalmente!) por caminhos tão tortuosos e complexos que fica difícil manter o foco em algum estilo específico. Ok, a inspiração parece estar centrada no Thrash Metal – em especial em "Mark It Zero" – mas o restante das canções transita por fases das mais variadas, algumas com mudanças de direções impensáveis, que vão se sucedendo umas às outras e desafiando a percepção do ouvinte.
Desta forma, são tantos conceitos diferentes para cada canção, ou na mesma canção... Thrash, Hardcore, Jazz e Fusion delicados ao lado de pitadas de Black Metal e rock clássico, linhas vocais agressivas sendo sobrepostas por outras limpas. E, sem nenhum aviso, um pedaçinho de Folk. Estão entendendo como funciona a coisa toda em "What Stirs Within"?
Com exceção do vocalista, é inegável que seus músicos são muito competentes em suas respectivas funções – em especial o criativo baterista Chris Con – mas, sinceramente? Faltou domínio para manter muito destes arranjos não-convencionais devidamente conectados entre si, tornando a audição realmente aprazível. E isso, aliado a uma produção por demais crua e com espaço de sobra para melhoras, faz de "What Stirs Within" qualquer coisa, menos empolgante.
Era Vulgaris - What Stirs Within
(2007 / Open Your Ears Music - importado)
01. Brittle
02. Just Ask Yourself
03. Mark It Zero
04. Limb From Limb
05. I Must Have Your Brain
06. Fate Draws A Curtain
07. Harmonic Discontent
08. Imram
Homepage: www.eravulgaris.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A única banda dos anos 1960 que a indústria não sacaneou, segundo Paul Rodgers
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
A música que fez Brian May decidir como queria tocar guitarra
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
A canção do The Who que Pete Townshend criou para imitar os Rolling Stones
O dia que Jim Morrison, nos anos 60, previu o surgimento da música eletrônica
Marcelo Adnet realmente ajudou a acabar com o rock no Brasil?
Yngwie Malmsteen: a curiosa opinião do guitarrista sobre Angus Young, do AC/DC
A banda que foi a primeira de thrash metal segundo Rick Rubin: "Sangue, vísceras e Satã"
A curiosa história da capa de "Heaven And Hell", um dos maiores clássicos do Black Sabbath

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



