Girlschool: raridades, B-sides, versões, covers

Resenha - Collection - Girlschool

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  


Sempre achei o mercado brasileiro meio carente de boas coletâneas de Heavy Metal ou Hard Rock... Basicamente só encontramos por aqui compilações de bandas óbvias, e confesso que foi uma grata surpresa encontrar "The Collection", do Girlschool. Disco duplo, com um encarte recheado de informações e fotografias, com nada menos do que o expressivo número de 47 canções de uma das maiores referências do rock'n'roll pesado tocado por uma banda feminina.

O Girlschool foi formado em 1978, em Londres, em meio à ebulição da histórica New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), e apresentava tal atitude e honestidade com sua música, cujos riffs básicos iam do Hard Rock ao Heavy Metal e flertavam com o Punk, resultando em muita barulheira que chamou a atenção logo no primeiro single, "Take It All Away" (79), atenção esta que se estendeu para outros países, ajudados por uma famosa parceria com o Motorhead.

publicidade

"The Collection" abrange praticamente a primeira década de sua discografia, considerada a mais produtiva, com canções de seu já citado primeiro single até o álbum "Take A Bite" (88). Todo o material foi remasterizado digitalmente, aonde vamos percebendo o despojamento cru de seus primeiros registros adquirindo contornos mais sofisticados já no início dos anos 80, com algumas composições soando até mesmo um pouco mais comerciais. Foi uma evolução saudável, mesmo na época encontrando certa resistência por parte de muitos críticos.

publicidade

Como não poderia deixar de ser num produto deste tipo, "The Collection" traz algumas raridades, B-sides, versões alternativas, covers e faixas gravadas ao vivo. Gary Gllitter participa de "I'm The Leader Of The Gang" e, ainda sobre participações, impossível não citar as colaborações do Motorhead, tendo como grande destaque "Please Don´t Touch", do EP "The St. Valentine's Day Massacre" (81), onde a união do Girlschool e Motorhead resultou no mafioso "Headgirl" (lembram-se deste clip ao vivo, com todos sobre o palco, onde o Phil Taylor mostra que também sabe 'dançar', além de tocar bateria? É um clássico para todas as idades!!!).

publicidade

O Girlschool ainda está na ativa, tendo Kim McAuliffe (voz e guitarra) e Denise Dufort (bateria) como membros originais, juntas há quase três décadas, período onde aquela boa e velha seriedade conquistou o respeito até mesmo de quem não curte sua música. "The Collection" é imperdível, principalmente considerando que vários de seus discos não foram lançados no Brasil, e a maioria dos que chegaram até nossas prateleiras, foram liberados em vinil, formato que atualmente não encontra muita atração, principalmente entre o público mais jovem.

publicidade

"The Collection" foi lançado originalmente em 1998, e chegou ao Brasil em 2005 (ok, a resenha está beeem atrasada, mas está valendo!), e está sendo comercializado por um preço muito acessível. Portanto, pode adquirir o seu exemplar sem medo!

Músicos:
Kim McAuliffe e Kelly Johnson - voz e guitarra
Chris Bonacci - guitarra
Enid Williams e Gil Weston - baixo
Denise Dufort - bateria

publicidade

Girlschool - The Collection
(2005 / MNF Music - nacional)

DISCO 1:
01. Take It All Away
02. It Could Be Better
03. Emergency
04. Furniture Fire
05. Nothing To Lose
06. Baby Doll
07. Race With The Devil
08. Take It All Away
09. Yeah Right
10. The Hunter
11. Please Don't Touch
12. Emergency
13. Bomber
14. Hit And Run
15. Tonight
16. C'Mon Lets Go
17. Tonight
18. Demolition Boys
19. Don't Call It Love
20. Wildlife
21. Don't Stop
22. 1-2-3-4 Rock 'N' Roll
23. Tush
24. 20th Century Boy
25. Breaking The Rules

publicidade

DISCO 2:
01. I'm The Leader Of The Gang
02. Burning In The Heat
03. Surrender
04. Never Too Late
05. Demolition Boys
06. Kick It Down
07. Screaming Blue Murder
08. Flesh And Blood
09. Play Dirty
10. I Like It Like That
11. Play With Fire
12. Tiger Feet
13. Fox On The Run
14. Head Over Heels
15. This Time
16. Too Hot To Handle
17. All Day All Night
18. Up All Night
19. Action
20. Future Flash
21. Back For More
22. Yeah Right!

publicidade

Homepage: www.girlschool.co.uk

Nota: 10




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Além do Maiden: A História da New Wave Of British Heavy MetalAlém do Maiden
A História da New Wave Of British Heavy Metal

Girlschool: Uma conversa franca com a bandaGirlschool
Uma conversa franca com a banda


Osama Bin Laden: O que havia na sua coleção de cassetes?Osama Bin Laden
O que havia na sua coleção de cassetes?

Guns N' Roses: álcool, drogas e intrigas nos primórdios da bandaGuns N' Roses
álcool, drogas e intrigas nos primórdios da banda


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin