Unmaker: grata revelação do underground

Resenha - Rape Reality - Unmaker

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


Alguns discos emanam tal força que, involuntariamente, até o mais ranzinza dos headbangers não consegue deixar de esboçar um sorriso de satisfação durante sua audição. Assim é "Rape Reality", o primeiro registro em forma de EP da banda gaúcha Unmaker, que iniciou suas atividades em 2005.

Ozzy Osbourne: dando "chega mais" em Mônica Apor na coletivaSeparados no nascimento: Sarah Jessica Parker e o mascote Eddie

Não há como definir claramente sua proposta, pois a execução das canções procura - e consegue - fugir do óbvio. Poderíamos dizer que sua música tem como foco o Thrash Metal, mas o Unmaker não segue seus padrões tradicionais, inserindo elementos que remetem às melodias do Power Metal, sutis pinceladas de Death e muito mais. Conseguiram digerir várias influências e praticamente desenvolver uma personalidade própria.

Os arranjos são tão bem explorados que não se sabe o que esperar enquanto as músicas estão sendo executadas, tal o nível de diversidade empregada. Nada de extravagâncias, apenas competência nos riffs palhetados, solos e seção rítmica. A abordagem vocal de Clark é das mais versáteis possíveis, pois este adota linhas limpas, gritadas e até mesmo guturais. Tudo em "Rape Reality" é repleto de feeling, extremo bom gosto e perfeito para ser executado ao vivo.

O único inconveniente é isto aqui ser um EP, e como tal, cronometra apenas 18 minutos, o que é uma covardia! O ouvinte praticamente implora por mais, nem que seja uma faixa escondida... Mas não tem jeito. De qualquer forma, o Unmaker e seu "Rape Reality" são, desde já, a grande revelação do ano em termos de lançamentos independentes no underground nacional.

...E se o leitor estiver desconfiado com o excesso de 'rasgação de seda', dê uma conferida nestas canções. Se você apreciar uma grande escala de subgêneros do Heavy Metal muito bem amarrados, ao contrário de algo mais focalizado, de você amará este álbum.

Contato:
http://www.unmaker.net
info@unmaker.net

Formação:
Clark - voz
Rafael - guitarra
Ariel - guitarra
Marcelo - baixo
Diego - bateria

Unmaker - Rape Reality
(2007 / independente - nacional)

01. Join The Carnage
02. Destroy / Create
03. Fuckworld
04. Rape Reality
05. Wake Up



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Unmaker"


Ozzy Osbourne: dando chega mais em Mônica Apor na coletivaOzzy Osbourne
Dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva

Separados no nascimento: Sarah Jessica Parker e o mascote EddieSeparados no nascimento
Sarah Jessica Parker e o mascote Eddie


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.