Resenha - Sic Bellum Incipit (EP) - Zaburon
Por Clóvis Eduardo
Postado em 01 de janeiro de 2006
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um som altamente truncado, cheio de notas e repleto de bons riffs. Da Itália vem a banda Zaburon, formada em 1999 e que deixa o gênero fluir entre o heavy metal tradicional, thrash e a rispidez brutal do Brutal Death Metal. Vocais guturais e o esquecimento de andamentos destacam-se neste EP de sete músicas.

O material beira entre a morosidade e o agito. Mesmo com duas guitarras comandadas pelo líder da banda, Luca Zanardi, o disco é altamente cru e simples sonoramente. Musicalmente o quarteto consegue quebrar tempos, mudar andamentos com velocidade e bom gosto.
Já a primeira música, "The Beginning" (que é antecedida por uma "Intro" que mais lembra os conterrâneos do Rhapsody), é uma quebraceira total. E a segunda, "Zaburon", soa extremamente trabalhada, mostrando que Tony Lanza nos vocais, Antonello D`Aguanno no bairro, Christian Togni na bateria e Luca nas guitarras fizeram um CD calcado em gênios do gênero como, por exemplo, o Death.
Assim como o andamento das faixas é estranho, a duração não fica atrás. A segunda faixa tem sete minutos, e a terceira 13! E isso sem falar que não existem paradas, partes mais melosas ou crucificantes para quem quer ouvir pauleira a toda hora. A sexta música, "Sickly Theatre" também manda bem nos seus oito minutos de duração.
A história musical da banda é curta. Lançaram uma demo em 2001 (que continha duas músicas próprias mais um cover de War Ensable do Slayer) e agora estão com "Sic Bellum Incipit" lutando para permanecer no mundo do metal. Nas guitarras, Luca destrói mesmo, com riffs cortantes, solos inimagináveis e muita rapidez. Outro lado bom do negócio é a bateria que lembra grandes nomes como Wayne Hartsell ou Bill Andrews.
A banda pretende em 2006 estar lançando o seu debut. A linha musical deve permanecer a mesma. Estamos falando de Death Metal com técnica e brutalidade em uma banda só. A mixagem deve dar uma melhorada, e no resto, é balançar o pescoço!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
"Hi Regis, I'm Paul!": o dia em que Paul McCartney ligou para Regis Tadeu
A banda "esquecida" de Power Metal que influenciou o Arch Enemy
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



