Resenha - Forged By Fire - Firewind

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


O grego Gus G. vem construindo uma carreira bastante sólida como guitarrista, sendo elogiado por seu desempenho em qualquer uma das muitas bandas que tem tocado. Firewind é sua real prioridade e neste seu terceiro álbum, "Forged By Fire", Gus vem acompanhado do novo vocalista Chity Somapala, além do mago Bob Katsionis (tecladista), Petros Christo (baixo) e Stian Kristoffersen (bateria).

Num período onde o planeta parece estar dividido entre cristãos, judeus, muçulmanos e petróleo, merece destaque aqui a participação de Chity nas letras. Sendo natural do Sri Lanka, que é uma nação próxima de países muçulmanos, muitas de suas mensagens envolvem religião, tirania e invasão de terras, refletindo as esperanças e anseios de povos que sofrem e fazem sofrer.

publicidade

O power metal de "Forged By Fire" mostra a banda num momento de grande inspiração. São riffs e solos pesadíssimos martelando sem parar, nunca abrindo mão das melodias, com refrãos excelentes e que convidam o ouvinte a cantar junto. Faixas como "Kill To Live" e "Beware The Beast" estão magníficas com suas vocalizações agressivas. A seção rítmica tem muita presença na quase balada "Hate World Hero", e ainda há a participação do mestre Marty Friedman na incrível instrumental "Feast Of The Savages".

publicidade

A versão nacional traz ainda um vídeo clip bastante simples para a faixa "Tyranny" e, o melhor de tudo, um making of de "Burning The Earth Live", repleto de imagens da banda ao vivo no Japão, em seção de fotos, etc. Inclusive há um trecho com o Firewind enfiado num quarto de ensaios tocando música oriental num momento de grande descontração que, sob certo ponto de vista, é até mesmo engraçado.

publicidade

Fazia muito tempo que não escutava um disco tão forte de power metal como este "Forged By Fire". Ótimo registro que merece uma cuidadosa audição por parte de qualquer amante de heavy metal.

FIREWIND – Forged By Fire
(2005 / Century Media Records)

01. Kill To Live
02. Beware The Beast
03. Tyranny
04. The Forgotten Memory
05. Hateworld Hero
06. Escape From Tomorrow
07. Feast Of The Savages
08. Burn In Hell
09. Perished In Flames
10. The Land Of Eternity

publicidade

Home Page: www.firewind.gr


Outras resenhas de Forged By Fire - Firewind

Resenha - Forged By Fire - Firewind

Resenha - Forged By Fire - Firewind




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Gus G: ele não fazia solos longos até entrar na banda de OzzyGus G
Ele não fazia solos longos até entrar na banda de Ozzy

Gus G: sou mais fã do Black Sabbath do que de OzzyGus G
"sou mais fã do Black Sabbath do que de Ozzy"


Ozzy Osbourne: Fim do Guns foi a maior tragédia do rockOzzy Osbourne
Fim do Guns foi a maior tragédia do rock

Freddie Mercury: veja a primeira foto do cantor no palco, ainda nos anos sessentaFreddie Mercury
Veja a primeira foto do cantor no palco, ainda nos anos sessenta


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin