Resenha - Five Men Live - Talisman
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de setembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O conjunto suíço Talisman vem completar 15 anos de atividades liderados pela dupla Marcel Jacob (baixo) e Jeff Scoth Soto (vocalista norte-americano), com uma discografia repleta de excelentes canções do mais puro hard rock europeu. Para comemorar esta data, liberam agora seu terceiro registro ao vivo, o duplo chamado "Five Men Live", contando ainda com os incríveis guitarristas Fredrik Akesson e Howie Simon, além do baterista Jamie Borger.
O primeiro CD traz canções gravadas na apresentação do Club Mondo, Estocolmo, em agosto de 2003. "Break Your Chains", do primeiro e homônimo disco do Talisman, dá início a um verdadeiro desfile de clássicos que percorrem praticamente toda sua discografia. São mais de 70 minutos de pura festa, onde o peso e melodia estão sempre presentes e, por ser ao vivo, as canções estão muitas vezes mais velozes e distorcidas em relação às versões de estúdio.
Um público bastante ativo em plena interação com Soto e a presença, como seria de se esperar, do baixo pegajoso de Jacob em primeiro plano, muitas vezes praticamente solando no decorrer de algumas canções. Temos ainda o eterno cover para "Crazy" (Seal) e "I Don´t Know" (Ozzy), com ótima interpretação de Mr. Soto. "Color My XTC" do álbum Humanimal mostra a faceta mais funkeada da apresentação e os momentos quase metal são representados por "Scream Of Anger" e "Out My Way".
Porém, o momento mais especial fica na verdadeira alucinação do público em seu maior hit, "I´ll Be Waiting", onde o microfone corre pelo público e se escuta inúmeras vozes diferentes cantando, cada uma por sua vez, trechos desta música. O solo de Jacobs também tem efeito similar, pois a participação da platéia brincando com o dedilhado do contrabaixo mostram a descontração de todos. Um verdadeiro show!
O segundo CD foi gravado no "Sweden Rock Festival" em junho de 2003 e as dez faixas aqui presentes fazem parte da mesma lista das canções do disco 1. A platéia é tão envolvente quanto à citada no parágrafo anterior, valendo citar ainda a brincadeira de Soto com a platéia, novamente na canção "I´ll Be Waiting", que desta feita canta trechos de AC/DC, Bon Jovi e Europe.
"Five Men Live" é um discaço que mostra toda a energia e compromisso com a diversão em ótimas canções, e sinceramente não me lembro qual foi o último registro ao vivo que me chamou tanto a atenção (e olha que 2004 houve uma enxurrada de CDs ao vivo!). Obrigatório constar na prateleira de colecionadores de disco "live", do público hard e headbangers em geral.
TALISMAN – Five Men Live
(2005 - Frontiers Records / Hellion Records)
- CD 1 -
01. Break Your Chains
02. Color My XTC
03. Fabricated War
04. Mysteriouse
05. Skin On Skin
06. Tears In The Sky
07. Crazy
08. In Make Believe
09. Scream Of Anger
10. If Only You Would Be My Friend
11. Break It Down Again
12. Iïll Be Waiting
13. Njbbwd
14. Outta My Way
15. Fredrik Akesson Solo
16. Standing On Fire
17. I Donït Know
- CD 2 -
01. Break Your Chains
02. Color My XTC
03. Fabricated War
04. Tears In The Sky
05. Crazy
06. Break It Down Again
07. Mysterious
08. Standing On Fire
09. In Make Believe
10. Iïll Be Waiting
Homepage: www.jeffscottsoto.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O hit do Ultraje a Rigor que fez banda perder contrato por letra falar mal da gravadora
Digão explica por que nunca pediu para Rodolfo voltar ao Raimundos após reconciliação
Regis Tadeu diz que "Californication", do Red Hot, é para quem foi criado pela avó



Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



