Resenha - ReliXIV - Overkill
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de maio de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
20 ANOS!!! Não é pouca coisa para um conjunto de Thrash Metal! É esta a idade do grande Overkill, um dos pioneiros e grande ícone deste estilo. Com a mesma formação nos últimos cinco anos, trazendo o carismático Bobby "Blitz" Ellsworth (voz), DD Verni (baixo), Dave Linsk e Derek Tailor (guitarras) e o veterano Tim Mallere (bateria), a banda nos apresenta "ReliXIV", seu décimo-quarto álbum de estúdio, como o próprio jogo de palavras do título já informa aos mais atentos.
Desta vez a banda assumiu de vez as rédeas da produção, totalmente digital, que foi realizada no estúdio de DD Verni, onde se teve todo o cuidado de deixar as canções soarem um pouco mais cruas, com ótimo resultado final. As faixas estão bem variadas entre si e mesmo assim mantém todo o estilo áspero e técnico, ora cadenciado, ora veloz, desenvolvido pela banda ao longo de sua carreira.
A criatividade e entrosamento do baixo e bateria não é nenhuma novidade na sonoridade insana do Overkill, assim como a voz marcante e anasalada de Bobby, sempre se saindo bem em suas performances. Mas aqui merece destaque o trabalho das guitarras, provavelmente o melhor com esta formação. Os riffs de "ReliXIV" estão de uma precisão inacreditável e que trará muita satisfação aos amantes da música pesada.
Ressaltar alguma faixa neste álbum é irrelevante, mas merece uma nota a última canção chamada "Old School", pois realmente difere de todo o álbum, seguindo uma linha toda punk rock e cuja letra é em memória aos velhos e saudosos tempos do underground nova-iorquino. De resto, tudo é puro thrash. Quem já conhece o trabalho destas feras, conhece o potencial da banda e sabe o que quero dizer. Quem nunca escutou nada de Overkill, "ReliXIV" é um ótimo trabalho para iniciar sua audição.
O Overkill é uma destas bandas dignas de ostentar o termo Heavy Metal: são ótimos músicos, criam excelentes composições e tem uma atitude honesta para consigo e com seus fãs. Isso gera respeito à nível mundial e com certeza deixaram sua marca na história da música underground. É necessário algo mais?
OVERKILL – ReliXIV
(2005 – distribuído por Hellion Records)
01. Within Your Eyes
02. Love
03. Loaded Rack
04. Bats in the Belfry
05. A Pound of Flesh
06. Keeper
07. Wheelz
08. The Mark
09. Play the Ace
10. Old School
Homepage: www.wreckingcrew.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Babymetal trará o kawaii metal novamente ao Brasil em novembro
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Quando os irmãos do Van Halen se interessaram pelas irmãs do Heart
A energia masculina tóxica das turnês com o Metallica que o Linkin Park enterrou no seu passado
Cinco trocas de vocalistas que não deram muito certo



As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Overkill gravará novo álbum ainda este ano, garante vocalista
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



