Resenha - ReliXIV - Overkill
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de maio de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
20 ANOS!!! Não é pouca coisa para um conjunto de Thrash Metal! É esta a idade do grande Overkill, um dos pioneiros e grande ícone deste estilo. Com a mesma formação nos últimos cinco anos, trazendo o carismático Bobby "Blitz" Ellsworth (voz), DD Verni (baixo), Dave Linsk e Derek Tailor (guitarras) e o veterano Tim Mallere (bateria), a banda nos apresenta "ReliXIV", seu décimo-quarto álbum de estúdio, como o próprio jogo de palavras do título já informa aos mais atentos.
Desta vez a banda assumiu de vez as rédeas da produção, totalmente digital, que foi realizada no estúdio de DD Verni, onde se teve todo o cuidado de deixar as canções soarem um pouco mais cruas, com ótimo resultado final. As faixas estão bem variadas entre si e mesmo assim mantém todo o estilo áspero e técnico, ora cadenciado, ora veloz, desenvolvido pela banda ao longo de sua carreira.
A criatividade e entrosamento do baixo e bateria não é nenhuma novidade na sonoridade insana do Overkill, assim como a voz marcante e anasalada de Bobby, sempre se saindo bem em suas performances. Mas aqui merece destaque o trabalho das guitarras, provavelmente o melhor com esta formação. Os riffs de "ReliXIV" estão de uma precisão inacreditável e que trará muita satisfação aos amantes da música pesada.
Ressaltar alguma faixa neste álbum é irrelevante, mas merece uma nota a última canção chamada "Old School", pois realmente difere de todo o álbum, seguindo uma linha toda punk rock e cuja letra é em memória aos velhos e saudosos tempos do underground nova-iorquino. De resto, tudo é puro thrash. Quem já conhece o trabalho destas feras, conhece o potencial da banda e sabe o que quero dizer. Quem nunca escutou nada de Overkill, "ReliXIV" é um ótimo trabalho para iniciar sua audição.
O Overkill é uma destas bandas dignas de ostentar o termo Heavy Metal: são ótimos músicos, criam excelentes composições e tem uma atitude honesta para consigo e com seus fãs. Isso gera respeito à nível mundial e com certeza deixaram sua marca na história da música underground. É necessário algo mais?
OVERKILL – ReliXIV
(2005 – distribuído por Hellion Records)
01. Within Your Eyes
02. Love
03. Loaded Rack
04. Bats in the Belfry
05. A Pound of Flesh
06. Keeper
07. Wheelz
08. The Mark
09. Play the Ace
10. Old School
Homepage: www.wreckingcrew.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
A música dos Stones sobre um estranho hábito de donas de casa, e que nunca deu certo ao vivo
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Kerry King escolhe a banda que poderia substituir o Slayer no Big Four do Thrash
Tom Araya: filha explica o famoso olhar de vergonha adolescente
Trinta hits dos anos 90 que você reconhece nos primeiros segundos


Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Jason Bittner insinua que não recebeu nenhum aumento durante seus 7 anos no Overkill
5 discos lançados em 1991 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida



