Resenha - Faichecleres - Faichecleres
Por Fernando De Santis
Postado em 24 de novembro de 2004
Uma das coisas que mais impressionam no Sul do Brasil é o suporte que as bandas undergrounds recebem de seus fãs. Sempre ouvi histórias de que bandas em Curitiba tocam quase sempre no mesmo lugar (e quase que diariamente) e mesmo assim, enchem os bares e casas de shows. Um dos nomes que eu mais ouvi falar é de um grupo chamado Faichecleres, que toca simplesmente Rock n’ Roll, com influências de Beatles e Kinks, porém, com letras em português e totalmente cafajestes.

Certa vez me avisaram que eles tocariam em São Paulo, na Funhouse, então resolvi conferir. Fiquei impressionado como o público conhecia o som do trio curitibano (em Sampa!) e com a energia ao vivo, tanto que comprei uma demo, para escutar com calma. Formado por Giovanni (baixo e vocal), Marcos (guitarra) e Tuba (bateria), os Faichecleres apresentam nessa demo três composições de puro Rock n’ Roll empolgante e divertido. A primeira faixa, "Metida Demais" carrega muitos cacoetes de rock dos anos 60, com linha de baixo toda trabalhada, bateria característica e solo de guitarra no estilão Beatles. A segunda composição dessa demo gera um certa ambigüidade fonética: "Ela Só Quer Me Ter", mantém o estilo da música anterior, mas traz um refrão totalmente grudento. Na segunda repetição já dá para sair cantando os versos cafajestes que dizem: "Diz que precisa de mim e eu não sei porque... ela me quer só pra me ter". A última composição, "Santa Rock n’ Roll", tem uma levada menos cadenciada do que as demais e soa mais "dançante", com uma base bem ao estilo de "Johnny B. Good".
Como tradição, as músicas têm pouco mais de três minutos, então ao terminar de ouvir a demo, dá aquela curiosidade em ouvir mais. Segundo o site do Faichecleres, o primeiro álbum será lançado em março de 2005, então só nos resta esperar, para conferir todas as composições dessa ótima banda curitibana, que carrega (com orgulho) o rótulo de "Rock Cafajeste" ou "Rockanalha".
Formação:
Giovanni (baixo e vocal)
Marcos (guitarra)
Tuba (bateria)
Track list:
01. Metida Demais
02. Ela Só Quer Me Ter
03. Santa Rock n’ Roll
Website: www.faichecleres.com.br
Contatos:
E-mail: [email protected]
Tel.: (41) 3029.7497
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Membros do Nightwish se manifestam após saída de Floor Jansen: "Vida dá e vida tira"
KK's Priest divulga vídeo de cover de "Never Satisfied", do Judas Priest
Os álbuns do Metallica que Kirk Hammett exalta e James Hetfield chama de forçados
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
A trilogia clássica do AC/DC que quase não aconteceu, segundo Gastão
Cliff Burton, baixista dos primeiros discos do Metallica, estampa capa da Metal Hammer
Tuomas Holopainen já fez show para apenas uma pessoa (que foi embora após duas músicas)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
O convite de lenda que Yngwie Malmsteen recusou e hoje acha que deveria ter aceitado
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
O hit da Legião Urbana que contém bonita resposta para famosa pergunta de "Pais e Filhos"


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



