Resenha - Faichecleres - Faichecleres
Por Fernando De Santis
Postado em 24 de novembro de 2004
Uma das coisas que mais impressionam no Sul do Brasil é o suporte que as bandas undergrounds recebem de seus fãs. Sempre ouvi histórias de que bandas em Curitiba tocam quase sempre no mesmo lugar (e quase que diariamente) e mesmo assim, enchem os bares e casas de shows. Um dos nomes que eu mais ouvi falar é de um grupo chamado Faichecleres, que toca simplesmente Rock n’ Roll, com influências de Beatles e Kinks, porém, com letras em português e totalmente cafajestes.

Certa vez me avisaram que eles tocariam em São Paulo, na Funhouse, então resolvi conferir. Fiquei impressionado como o público conhecia o som do trio curitibano (em Sampa!) e com a energia ao vivo, tanto que comprei uma demo, para escutar com calma. Formado por Giovanni (baixo e vocal), Marcos (guitarra) e Tuba (bateria), os Faichecleres apresentam nessa demo três composições de puro Rock n’ Roll empolgante e divertido. A primeira faixa, "Metida Demais" carrega muitos cacoetes de rock dos anos 60, com linha de baixo toda trabalhada, bateria característica e solo de guitarra no estilão Beatles. A segunda composição dessa demo gera um certa ambigüidade fonética: "Ela Só Quer Me Ter", mantém o estilo da música anterior, mas traz um refrão totalmente grudento. Na segunda repetição já dá para sair cantando os versos cafajestes que dizem: "Diz que precisa de mim e eu não sei porque... ela me quer só pra me ter". A última composição, "Santa Rock n’ Roll", tem uma levada menos cadenciada do que as demais e soa mais "dançante", com uma base bem ao estilo de "Johnny B. Good".
Como tradição, as músicas têm pouco mais de três minutos, então ao terminar de ouvir a demo, dá aquela curiosidade em ouvir mais. Segundo o site do Faichecleres, o primeiro álbum será lançado em março de 2005, então só nos resta esperar, para conferir todas as composições dessa ótima banda curitibana, que carrega (com orgulho) o rótulo de "Rock Cafajeste" ou "Rockanalha".
Formação:
Giovanni (baixo e vocal)
Marcos (guitarra)
Tuba (bateria)
Track list:
01. Metida Demais
02. Ela Só Quer Me Ter
03. Santa Rock n’ Roll
Website: www.faichecleres.com.br
Contatos:
E-mail: [email protected]
Tel.: (41) 3029.7497
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Antes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros
Quando Neil Young disse que "para o bem ou para o mal, o rock'n'roll é o Guns N' Roses"
A banda que surgiu nos anos 80 e que Jack Black comparou com Led Zeppelin e os Beatles

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



