Resenha - Blot - Einherjer

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  


Einherjer é uma banda norueguesa que executa o chamado viking metal e está na ativa desde 1993, sempre lançando fitas-demos e participando de inúmeras compilações com outras bandas. Entre mini-cds e cds, "Blot" é seu oitavo trabalho, primeiro lançado em terras verde-amarelas.

publicidade

Com mudanças na formação, Blot foi gravado por Frode Glesnes na guitarra e voz, função que assumiu neste disco, Aksel Herloe na guitarra e baixo e Gerhard Storesund na bateria e teclados; e o trio consegue novamente capturar a atmosfera e o sentimento da mitologia nórdica, combinados com a intensidade do heavy metal em um excelente trabalho de composição.

publicidade

"Blot" apresenta canções cantadas em inglês e norueguês com os típicos vocais rasgados próximos do black metal, muitas partes sinfônicas criadas com samplers, bonitas melodias de teclados e guitarras que são uma sucessão de bases ora lentas, ora pesadas, que grudam na cabeça; nada muito polido, ainda mantendo as raízes underground. O curioso é que, mesmo com um som relativamente sujo, percebe-se claramente o quanto esses músicos são técnicos e entre as tantas melodias já citadas, ainda assim sua música é bastante fria.

publicidade

O grande destaque vai para a atuação de Gerhard nas baquetas, que, com suas viradas e mudanças na velocidade sem sair do ritmo engrandece em muito as canções. As faixas que mais se sobressaem são "Wolf Age", que vai do veloz ao cadenciado, belos arranjos de teclado e intervenções de piano, sem falar no ótimo solo de guitarra. "Ware Her Venom", meio black metal melancólico; "Starkad", com excelente trabalho vocal, veloz com passagens clássicas, sendo a única canção que nos consegue transmitir algum otimismo e por fim, a nórdica e épica "Ingen Grid", quase instrumental, com poucos mas belos jogo de vozes.

publicidade

Einherjer – Blot – 2004
distribuído no Brasil por Sky Blue Music

Einherjermarsjen
Ironbound
Dead Knight's Rite
Wolf-Age
The Eternally Damned
Ware Her Venom
Hammar Haus
Starkad
Ride the Gallows
Ingen Grid
Berserkergang
Venomtongue




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Joe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?Joe Satriani
Por que ele não entrou no Deep Purple?

Metallica: a evolução de James Hetfield ao longo dos anosMetallica
A evolução de James Hetfield ao longo dos anos


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin