Resenha - Blot - Einherjer
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de setembro de 2004
Einherjer é uma banda norueguesa que executa o chamado viking metal e está na ativa desde 1993, sempre lançando fitas-demos e participando de inúmeras compilações com outras bandas. Entre mini-cds e cds, "Blot" é seu oitavo trabalho, primeiro lançado em terras verde-amarelas.
Com mudanças na formação, Blot foi gravado por Frode Glesnes na guitarra e voz, função que assumiu neste disco, Aksel Herloe na guitarra e baixo e Gerhard Storesund na bateria e teclados; e o trio consegue novamente capturar a atmosfera e o sentimento da mitologia nórdica, combinados com a intensidade do heavy metal em um excelente trabalho de composição.

"Blot" apresenta canções cantadas em inglês e norueguês com os típicos vocais rasgados próximos do black metal, muitas partes sinfônicas criadas com samplers, bonitas melodias de teclados e guitarras que são uma sucessão de bases ora lentas, ora pesadas, que grudam na cabeça; nada muito polido, ainda mantendo as raízes underground. O curioso é que, mesmo com um som relativamente sujo, percebe-se claramente o quanto esses músicos são técnicos e entre as tantas melodias já citadas, ainda assim sua música é bastante fria.
O grande destaque vai para a atuação de Gerhard nas baquetas, que, com suas viradas e mudanças na velocidade sem sair do ritmo engrandece em muito as canções. As faixas que mais se sobressaem são "Wolf Age", que vai do veloz ao cadenciado, belos arranjos de teclado e intervenções de piano, sem falar no ótimo solo de guitarra. "Ware Her Venom", meio black metal melancólico; "Starkad", com excelente trabalho vocal, veloz com passagens clássicas, sendo a única canção que nos consegue transmitir algum otimismo e por fim, a nórdica e épica "Ingen Grid", quase instrumental, com poucos mas belos jogo de vozes.
Einherjer – Blot – 2004
distribuído no Brasil por Sky Blue Music
Einherjermarsjen
Ironbound
Dead Knight's Rite
Wolf-Age
The Eternally Damned
Ware Her Venom
Hammar Haus
Starkad
Ride the Gallows
Ingen Grid
Berserkergang
Venomtongue
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Monsters of Rock: a feijoada que quase derrubou King Diamond
O álbum de rock brasileiro do anos 1970 que saiu apenas na versão pirata e numerada


Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



