Resenha - Toxicity - System of a Down
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 29 de março de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
System of a Down. Toxicity. EUA. MTV. Sucesso. Mainstream. Fama. Que bom que toda essa trama que costuma envolver as bandas e depreciar a qualidade das mesmas não fez nenhum mal ao SOAD. A banda passa brilhantemente ilesa por essa rede asquerosa, e que alívio constatar isso.
System Of a Down - Mais Novidades
Um apanhado de riffs pesados, criativos e contagiantes, cozinha devastadora e pesadíssima, vocal dos mais alucinados variando entre gutural, rasgado, calmo, melódico e sussurrado. Por cima de tudo isso coloque uma dose extra de sarcasmo, carisma, bom-humor, deboche e loucura. Pronto, está formado o caldeirão do SOAD.
O segredo da criatividade do SOAD está na repetição, por mais contraditório que isso possa parecer. Trabalham perfeitamente as frases repetidas de modo extremamente criativo, fazendo-as quase imperceptíveis e agradabilíssimas, vide Jet Pilot e X. Se o System of a Down tem alguma coisa de new metal (e tem!), pelo menos eles estão só com os pés enfiados na lama, e o resto do corpo bem pra fora e querendo se libertar.
Destaques? Muitos. Deer Dance, fantástica, casando perfeitamente toda a brutalidade sonora da banda, com refrões grudentos e marcantes, aliados a partes calmas e sussurradas. O hit e aquela do clipe que todo mundo já viu alguma vez na vida nos últimos tempos, Chop Suey, é mesmo uma das melhores. A esquisitice inovadora, melódica de fundo brutal é facilmente encontrada em Forest e na faixa título, que pra mim é a melhor do álbum.
Nunca vi uma banda colocar tão bem tanta diversão e uma sonoridade tão completa em pouco menos de 2 minutos. Muitas músicas chamam a atenção por esse fator.
A banda segue sempre surpreendendo, com músicas de arranjos esquizofrênicos e pegajosos. Aerials, última música, que também ganhou clip, não é uma das melhores, mas o que chama a atenção é sua parte final, uma mistura de ritmos e sons tribais com influências étnicas, genial desfecho.
Esse é o típico do cd que você pode ouvir do início ao fim sem pular nenhuma faixa, se divertir ao máximo e quando acaba fica louco para ouvir de novo. Enfim, se você tiver boa vontade e um preconceito menor do que o habitual, vai curtir muito esse álbum! Diversão garantida ou seu dinheiro de volta... :)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
Jorn Lande revela que não cantaria em todo o álbum de Tony Iommi inicialmente
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter


Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
System of a Down ganha primeiro disco de diamante da carreira com "Chop Suey!"
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa


