Resenha - Scent Of Human Desire - Secret Sphere
Por Thiago Sarkis
Postado em 27 de setembro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais um caso para entrar nos anais de gafes dos gringos que os brasileiros engolem, sem sequer indagaram-se. O Secret Sphere veio da Itália já marcado pelo rótulo de uma cópia do Rhapsody. Desde o primeiro álbum foi assim, e a história persiste mesmo com o incrível "Scent Of Human Desire". É inexplicável.

Numa atitude chula e limitadora, mas necessária diante de tamanho escárnio, definamos o som da banda como 51% metal melódico e 49% hard rock. Há sim partes com orquestrações, contudo os italianos estão evidentemente muito mais pro lado de um Angra enraizado no hard prog (algumas referências a Queensryche devem ser feitas) do que se enveredando pelo power sinfônico e utilizando os aparatos contidos nas composições de grupos como o de Luca Turilli.
Os fãs de "Angels Cry", por exemplo, estarão perdendo a oportunidade de conhecer uma ótima banda, caso caiam no conto do vigário dos críticos europeus (principalmente). Os admiradores de Labyrinth igualmente se darão mal seguindo estas noções, pois estarão procurando nhoque em pizza.
Boas pegadas, teclados grandiosos e riffs pesados espalham-se nas onze faixas presentes. Entre elas – veja os títulos -, realçam-se "Virgin Street 69", "Scent Of A Woman" e a balada "Desire". "Life", dividida em duas partes, também aparece como ponto forte. E fica difícil falar de passagens negativas merecedoras de uma alusão.
Há escorregadelas na mixagem, apesar de boa. Os vocais de Ramon apareceriam melhor num trabalho de maior elaboração neste sentido. De qualquer maneira, o Secret Sphere surpreende, trajado como sempre, todavia dando espaço e acessibilidade para o entendimento do que realmente toca - e muito bem, hei de assinalar.
Formação:
Ramon (Vocais)
Aldo Lonobile (Guitarras)
Paolo "Paco" Gianotti (Guitarras)
Antonio Agate (Teclados)
Andrea Buratto (Baixo)
Luca Cartasegna (Bateria)
Outras resenhas de Scent Of Human Desire - Secret Sphere
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Dave Mustaine e o chilique por causa de batatinhas fritas em festival brasileiro
A dura que Robert Plant deu em Lenny Kravitz e gerou uma linda amizade
A música do Helloween que se tornou clássico, mas Kai Hansen considera boba
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



