Resenha - 7th Song - Steve Vai
Por Ana Therezo e Thiago Sarks
Postado em 04 de janeiro de 2001
Reuna todos os álbuns de Steve Vai, desde "Flex-Able" à "The Ultra Zone", toque a sétima faixa de cada um e você terá "The 7th Song" - uma seleção dos 16 anos da carreira de um dos melhores guitarristas da atualidade.
Já no encarte, Steve Vai relata que sempre reservou a sétima faixa para as músicas sentimentais, que na opinião dele expressavam mais do que simplesmente sua técnica apurada. Místico, ele ainda afirma que o número "7" considerado mágico pela numerologia, não poderia deixar de ser o eleito para apresentar suas mais profundas criações.
O CD também conta com 3 músicas inéditas: "Melissas’s Garden", "The Wall Of Light" e "Boston Rain Melody", além de "Christmas Time Is Here" da coletânea "Merry Axemas: A Guitar Christmas" - um presente do artista à seus fãs, devido a proximidade entre a data de lançamento do CD e o Natal.
Melissa's Garden - Não é atoa que entre as três músicas inéditas, essa foi a escolhida para ser a faixa de número sete. "Melissa's Garden" entra facilmente entre as melhores músicas da carreira de Steve Vai. As melodias feitas no violão e na guitarra dão um toque mágico à composição, deixam-na completa. Os arranjos e a produção são formidáveis e enfatizam mais a idéia de algo grandioso. Ao mesmo tempo, envolvido em toda essa grandiosidade, fica claro aquele lado mais 'emocional' e simples que são característicos de Steve Vai.
The Wall Of Light - A primeira audição não me agradou muito. Talvez pelos 'efeitos' usados e pelo estilo, que chega bem perto do New Age. Porém, ouvindo pela segunda vez e daí por diante, comecei a notar detalhes que me encantaram. Não é a melhor música do álbum, não chega nem perto. Porém, é a que mais se incorpora à misticidade que envolve "The 7th Song". Uma música atmosférica, 'climática', bem interessante.
Boston Rain Melody - Essa é daquelas músicas que você ouve e sabe que é Steve Vai. Tem o estilo e o nome dele estampados em cada nota. A técnica, de alternadas a tappings, como sempre é impressionante. E tem aquela coisa que só grandes guitarristas sabem fazer: usar técnica avançada, sem perder a idéia e o segmento das harmonias. Resumindo, sem exageros, na medida certa.
Para fechar o álbum com chave de ouro vem como bônus, a belíssima "Hey Hey", que não consta entre as músicas presentes, faz parte da mesma faixa que "Boston Rain Melody" e conta com mais de quatro minutos de duração.
Detalhe: Um número limitado de CDs (777) foram autografados e numerados por Steve Vai, a venda desses exemplares foi feita através do site oficial – http://www.vai.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Produtor explica o que o levou a afastar Joe Perry das gravações de álbum do Aerosmith
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden


Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


