Resenha - 7th Song - Steve Vai
Por Ana Therezo e Thiago Sarks
Postado em 04 de janeiro de 2001
Reuna todos os álbuns de Steve Vai, desde "Flex-Able" à "The Ultra Zone", toque a sétima faixa de cada um e você terá "The 7th Song" - uma seleção dos 16 anos da carreira de um dos melhores guitarristas da atualidade.
Steve Vai - Mais Novidades
Já no encarte, Steve Vai relata que sempre reservou a sétima faixa para as músicas sentimentais, que na opinião dele expressavam mais do que simplesmente sua técnica apurada. Místico, ele ainda afirma que o número "7" considerado mágico pela numerologia, não poderia deixar de ser o eleito para apresentar suas mais profundas criações.
O CD também conta com 3 músicas inéditas: "Melissas’s Garden", "The Wall Of Light" e "Boston Rain Melody", além de "Christmas Time Is Here" da coletânea "Merry Axemas: A Guitar Christmas" - um presente do artista à seus fãs, devido a proximidade entre a data de lançamento do CD e o Natal.
Melissa's Garden - Não é atoa que entre as três músicas inéditas, essa foi a escolhida para ser a faixa de número sete. "Melissa's Garden" entra facilmente entre as melhores músicas da carreira de Steve Vai. As melodias feitas no violão e na guitarra dão um toque mágico à composição, deixam-na completa. Os arranjos e a produção são formidáveis e enfatizam mais a idéia de algo grandioso. Ao mesmo tempo, envolvido em toda essa grandiosidade, fica claro aquele lado mais 'emocional' e simples que são característicos de Steve Vai.
The Wall Of Light - A primeira audição não me agradou muito. Talvez pelos 'efeitos' usados e pelo estilo, que chega bem perto do New Age. Porém, ouvindo pela segunda vez e daí por diante, comecei a notar detalhes que me encantaram. Não é a melhor música do álbum, não chega nem perto. Porém, é a que mais se incorpora à misticidade que envolve "The 7th Song". Uma música atmosférica, 'climática', bem interessante.
Boston Rain Melody - Essa é daquelas músicas que você ouve e sabe que é Steve Vai. Tem o estilo e o nome dele estampados em cada nota. A técnica, de alternadas a tappings, como sempre é impressionante. E tem aquela coisa que só grandes guitarristas sabem fazer: usar técnica avançada, sem perder a idéia e o segmento das harmonias. Resumindo, sem exageros, na medida certa.
Para fechar o álbum com chave de ouro vem como bônus, a belíssima "Hey Hey", que não consta entre as músicas presentes, faz parte da mesma faixa que "Boston Rain Melody" e conta com mais de quatro minutos de duração.
Detalhe: Um número limitado de CDs (777) foram autografados e numerados por Steve Vai, a venda desses exemplares foi feita através do site oficial – http://www.vai.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
A banda dos anos 1970 com a música mais épica da história, segundo Mikael Åkerfeldt
Com Robert Trujillo e Mike Muir, Infectious Grooves anuncia show comemorativo
Por que Mateus Asato deixou a banda de Bruno Mars antes da vinda ao Brasil
A noite em que Chuck Berry invadiu show de banda punk e deixou todo mundo de queixo caído
Pearl Jam: Eddie Vedder lista seus 13 álbuns preferidos de todos os tempos
A fantástica banda que estava imitando o Sabbath e Iommi teve que dar uma chamada nos caras
A incrível canção que tem "o maior som de bateria do mundo", de acordo com Phil Collins


Steve Lukather relança álbum que contou com Eddie Van Halen, Steve Vai e Slash
A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
Steve Vai já afirmou que sua banda "não é uma democracia, é uma ditadura"
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



