A história do rock, década a década
Por Silvia Tancredi
Fonte: Silvia Tancredi
Postado em 16 de julho de 2019
O rock 'n' roll é um gênero musical que teve origem nos Estados Unidos (EUA) a partir dos anos 1950, popularizando-se por todo o mundo. Mais do que um estilo musical com ritmo contagiante, é conhecido por ter um apelo comportamental e visual cheio de irreverência e atitude.
Geralmente, as bandas de rock são formadas por um vocalista, um baixista, um baterista e um ou dois guitarristas. Alguns grupos podem usar teclado ou percussão, dependendo do estilo, mas a guitarra elétrica é, desde os primórdios, a marca registrada.
Os nomes mais conhecidos do rock nasceram nos EUA e na Inglaterra. O gênero musical tem diversas divisões, entre as quais Rock Clássico, Hard Rock, Heavy Metal, Indie Rock, Glam Rock, Punk Rock, Grunge, Rock Progressivo e Country Rock.
Embora exista desde os anos 1950, o rock teve seu auge nas décadas de 1970 e, especialmente, 1980, quando nasceram as principais bandas do gênero, as quais passaram a atrair multidões durante shows em estádios e festivais.
Desde os anos 2000, o estilo musical tem perdido espaço para o hip hop, pop, entre outros. Contudo, quem aprecia o rock se mantém fiel, continuando a lotar os shows. No Brasil, a maioria dos espetáculos atrai muitos fãs e espectadores.
Confira a seguir uma revisão, década a década, dos principais acontecimentos, bandas e discos.
Década de 50
A história do rock começou com uma mescla de elementos do pop e do rockabilly, com pitadas de country e rhythm & blues. Os norte-americanos Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Bill Haley e Chuck Berry, conhecido como o "pai do rock", foram alguns dos precursores.
Porém, o estilo musical tornou-se mais popular por meio das apresentações de Elvis Presley, considerado por muitos o "rei do rock". O cantor prezava não só pela imagem como pelos passos de dança, vistos como inovadores à época.
Na década de 1950, o cinema ajudou a propagar o rock, inclusive com Elvis, e em filmes como O selvagem e Juventude transviada, que mostravam personagens rebeldes usando jeans, jaquetas de couro, botas e outros adereços que se tornaram elementos característicos desse estilo.
Foi na década de 1950 que nasceu a guitarra elétrica, instrumento que se tornou um dos símbolos do rock. Os guitarristas costumavam tocar riffs (progressão de acordes) nos shows, momento durante o qual são aclamados pelo público até hoje.
Década de 60
Nos anos 1960, apareceram alguns dos artistas e bandas de rock mais clássicos e que ajudaram a difundir o estilo musical pelo mundo. Entre eles, podemos citar The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Bob Dylan e Velvet Underground.
As inglesas The Beatles e The Rolling Stones são as primeiras bandas mais famosas de rock. Enquanto aquela – fenômeno à época com sua Beatlemania – adotava uma atitude mais careta, com ternos e cabelos bem cortados, a segunda, em atividade até hoje, se caracteriza pela rebeldia e ousadia, em especial do seu vocalista, Mick Jagger.
No final dos anos 1960 surgiram outros subgêneros do rock, como o folk rock, o rock psicodélico e o rock progressivo. Importantes bandas desse último estilo foram Yes e Pink Floyd, muito lembrada por ter capas de disco icônicas, como The Dark Side of the Moon (1973), e por apresentar em seus shows efeitos visuais e sonoros, inéditos até aquele momento.
De 15 a 17 de agosto de 1969, foi realizado nos EUA o lendário Festival Woodstock. Vários artistas ficaram famosos após se apresentarem, tais como The Who, Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival e Carlos Santana.
O rock no Brasil começou a tomar forma nos anos 60, tendo nomes importantes como Zé Ramalho, Rita Lee e os Mutantes, além do grupo Jovem Guarda, composto por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e outros.
Década de 70
Várias bandas de rock de renome e que existem até hoje nasceram nessa década. Duas das principais são as inglesas Led Zeppelin, lembrada como a precursora do hard rock e do heavy metal, e Black Sabbath, tida como a tradução exata do heavy metal. Ao longo da década, surgiram outros grupos fundamentais desse subgênero, como Judas Priest, Iron Maiden e Motorhead.
Também nos anos 70 popularizou-se o chamado rock de arena, com bandas capazes de lotar estádios, tais como Queen, Kiss, Aerosmith, Scorpions e AC/DC.
No final de década, surgiu mais um subgênero do rock, o punk, que teve como principais nomes os norte-americanos Ramones e os ingleses The Clash e Sex Pistols.
Bandas como Deep Purple, Van Halen, Alice Cooper e Rainbow, com Ronnie James Dio, considerado por muitos como a melhor voz do heavy metal, também nasceram nos anos 70. Outras figuras importantes para o rock nessa década foram Eric Clapton e David Bowie, mais conhecido como camaleão do rock.
No Brasil, nomes como Raul Seixas, Novos Baianos e Secos e Molhados, com Ney Matogrosso, tiveram destaque.
Década de 80
Os anos 80 ficaram famosos pelas vestimentas ousadas e coloridas, com maquiagens e penteados considerados extravagantes por alguns. Surgiram inúmeras bandas, em especial de hard rock, que tinham muito apelo visual, como Guns N’ Roses, Poison, Motley Crue, Bon Jovi e Def Leppard.
Embora tenha sido formado no final dos anos 1970, o grupo irlandês U2 lançou alguns dos seus discos de maior sucesso nessa década. Bandas com outros estilos de rock como The Smiths, REM, Talking Heads, The Police, Dire Straits e The Cure também merecem ser lembradas.
O heavy metal manteve-se firme nos anos 1980, com o surgimento de nomes representativos do thrash metal, entre os quais Metallica, Megadeth e Slayer. Também apareceram grupos mais extremos, ligados ao black metal, como Venom, Bathory e Mercyful Fate.
Ainda dentro desse estilo de rock, o Iron Maiden ou Donzela de Ferro tornou-se uma das principais bandas do gênero, atraindo adoradores em várias partes do mundo nos seus espetáculos com o famoso boneco Eddie the Head.
No Brasil, grupos de muito sucesso, a maioria em atividade até hoje, foram Legião Urbana, Barão Vermelho, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Titãs, RPM, Plebe Rude, entre outros.
Em 1985, o Rio de Janeiro foi palco, pela primeira vez, do maior festival de música brasileiro, o Rock in Rio. Na ocasião, bandas no seu auge fizeram shows memoráveis, como Iron Maiden, Queen, AC/DC, Whitesnake e Ozzy.
Em meados dos anos 1980, foi criado o Sepultura, tido por alguns como a maior banda de heavy metal brasileira.
Década de 90
O heavy metal e o hard rock ficaram à margem nessa década, uma vez que o grunge foi o estilo musical que imperou, tendo como maiores representantes grupos de Seattle (EUA): Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam.
Nessa década surgiu ainda uma avalanche de bandas britânicas que obtiveram sucesso considerável, sendo conhecidas como Britpop. Oasis, Radiohead e Blur são alguns grupos que se encaixam nesse subgênero.
Criada no final da década de 1980, a norte-americana Red Hot Chili Peppers obteve muito sucesso nos anos 90, sendo até hoje um grupo que atrai multidões aos seus shows.
Outras bandas de funk metal merecem ser ressaltadas, como Faith no More e Extreme, mais conhecido pela balada "More than words".
[an error occurred while processing this directive]Na final década de 1990, floresceu o new metal, com grupos como Korn, Slipknot, Linkin Park etc. O funk pop foi bem representado por The Offspring e Green Day, por exemplo. Outro que teve carreira de muito êxito foi Marylin Manson.
O Sepultura alcançou sucesso não só em âmbito nacional como mundial. Surgiram novos grupos de metal, a exemplo de Angra, Viper e Korzus. Planet Hemp e Charlie Brown Jr. são outros brasileiros que merecem ser lembrados.
Houve ainda bandas que misturavam rock com músicas nordestinas ou humor, como Mamonas Assassinas e Raimundos. Também nasceram nessa década e têm destaque até hoje grupos como os mineiros Skank e Jota Quest.
Década de 2000
Essa década foi o auge do indie rock, com bandas como The Strokes, Artic Monkeys e Franz Ferdinand. Também tomaram forma grupos de vários estilos de rock, como Evanescence, Muse, Queens of the Stone Age, System of a Down e The Killers.
Ainda nessa década, popularizou-se o estilo de rock emo, tendo como representantes bandas como 30 Seconds to Mars e My Chemical Romance.
Coldplay e Foo Fighters são grupos que começaram a ter sucesso nos anos 2000 e até hoje levam multidões aos shows.
O Brasil foi representado nessa década por bandas como CPM 22, Detonautas, O Rappa, a cantora Pitty, entre muitos outros.
E o rock hoje em dia?
Assim como nos demais estilos musicais, a propagação do rock pelo mundo passou por mudanças nos últimos anos. Antes, o ouvinte esperava ansiosamente que o disco ou compact disc (CD) chegasse às lojas. Hoje, ele pode ouvir os hits pela internet, por meio de programas de streaming e aplicativos de vídeos, como o YouTube.
[an error occurred while processing this directive]Para os fãs, essa instantaneidade é excelente, já que eles podem se deliciar com as músicas que tanto apreciam e saber cada vez mais detalhes sobre seus ídolos pela internet. Já para os músicos, nem tanto, pois há queda no número de vendas dos produtos audiovisuais.
Outro destaque desde os anos 2000 é o crescimento de festivais de rock pelo mundo, tais como o já citado Rock in Rio, Monsters of Rock, Ozzfest, Wacken Open Air, entre outros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps