The Rolling Stones e The Verve: o caso judicial envolvendo as duas bandas
Por Ivan da Luz
Fonte: Memórias do Rock
Postado em 17 de abril de 2019
A banda The Verve fez muito sucesso com a canção "Bitter Sweet Symphony" no fim dos anos 90, se tornando a canção mais famosa do grupo britânico. Sua letra traz a reflexão de um homem que percebe a necessidade de mudança de si mesmo e, com isso, parte para essa busca, ignorando a todos, mesmo vivendo entre milhares de pessoas- algo bem expresso no clipe, onde o vocalista Richard Aschcroft atua caminhando por uma rua movimentada, esbarrando nas pessoas como se elas não estivessem ali.
Importantes publicações como a NME e a Rolling Stone colocaram Bitter Sweet Symphony entre as músicas que melhor definiram a década de 90.
Rolling Stones - Mais Novidades
A canção "This Last Time" está no 3º álbum da banda The Rolling Stones, lançado em 1965, sendo um dos primeiros sucessos da banda.
Talvez você não conheça ou não se lembre da canção. Ou, o que é mais provável, tenha ouvido na voz de algum outro artista, uma vez que a canção foi regravada por muita gente, sendo a do The Who a mais famosa (lançada num compacto com outro cover do The Rolling Stones, "Under My Thumb", com a intenção de arrecadar dinheiro que seria utilizado na fiança para tirar Mick Jagger da cadeia, preso na época por porte e suposto tráfico de drogas).
Ouça a versão original, para que você compare a semelhança entre as duas. A letra fala de alguém que acaba de decidir pelo término de um relacionamento
Bom... Um produtor do The Rolling Stones chamado Andrew Oldhand (aquele mesmo que descobriu Mariane Faithfull, e a apresentando ao vocalista do The Rolling Stone), gravou um álbum com versões orquestradas de algumas canções do The Rolling Stones, para aproveitar o sucesso que a banda fazia naquela virada dos anos 60 para os 70. Vale dizer que essas versões foram autorizadas pela banda.
O The Verve se inspirou nesta versão orquestrada de "This Last Time", para compôr seu grande sucesso. Richard Ashcroft, o vocalista, tinha um documento assinado por Andrew Oldham, autorizando o uso de parte de sua música-versão. Porém, Andrew entrou com ação judicial alegando que o trecho utilizado era muito maior que o combinado.
Se o The Verve tivesse apelado para o recurso, o álbum da banda ficaria suspenso de ser vendido até o fim do processo e, por isso, a banda decidiu fazer o acordo de que todos os direitos autorais seriam repassados à produtora detentora dos direitos da gravação de Andrew Oldham, mas podiam tocá-la em shows e apresentações em rádios e TV. Andrew, portanto, não recebeu um centavo.
Mas... The Rolling Stones não são tão santinhos assim nessa história.
"This Last Time" é de 1965, mas foi acusada de plágio de uma outra canção chamada "This May Be Last Time", da banda Soul Gospel The Staples Singers, gravada ainda nos anos 50.
Jagger admitiu a "inspiração" e um acordo nunca divulgado foi feito fora do tribunais.
Ouça a versão original, cuja letra fala de alguém que está preparado para correr e encontrar Jesus- a base da versão do The Rolling Stones altera algumas palavras para ter outro sentido.
Outros vídeos:
As regravações citadas do The Who:
The Verve ao vivo
Coldplay e Richard Ashcroft ao vivo
Assista sobre outros clássicos no Canal Memórias do Rock no link abaixo.
https://www.youtube.com/channel/UCXOoSQjcfeGYvnhXMT15Bhw
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps