The Rolling Stones e The Verve: o caso judicial envolvendo as duas bandas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ivan da Luz, Fonte: Memórias do Rock
Enviar correções  |  Ver Acessos

A banda The Verve fez muito sucesso com a canção "Bitter Sweet Symphony" no fim dos anos 90, se tornando a canção mais famosa do grupo britânico. Sua letra traz a reflexão de um homem que percebe a necessidade de mudança de si mesmo e, com isso, parte para essa busca, ignorando a todos, mesmo vivendo entre milhares de pessoas- algo bem expresso no clipe, onde o vocalista Richard Aschcroft atua caminhando por uma rua movimentada, esbarrando nas pessoas como se elas não estivessem ali.

Slipknot: Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscaraBandas Iniciantes: 17 maneiras de assassinar sua carreira musical

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Importantes publicações como a NME e a Rolling Stone colocaram Bitter Sweet Symphony entre as músicas que melhor definiram a década de 90.

A canção "This Last Time" está no 3º álbum da banda The Rolling Stones, lançado em 1965, sendo um dos primeiros sucessos da banda.
Talvez você não conheça ou não se lembre da canção. Ou, o que é mais provável, tenha ouvido na voz de algum outro artista, uma vez que a canção foi regravada por muita gente, sendo a do The Who a mais famosa (lançada num compacto com outro cover do The Rolling Stones, "Under My Thumb", com a intenção de arrecadar dinheiro que seria utilizado na fiança para tirar Mick Jagger da cadeia, preso na época por porte e suposto tráfico de drogas).

Ouça a versão original, para que você compare a semelhança entre as duas. A letra fala de alguém que acaba de decidir pelo término de um relacionamento

Bom... Um produtor do The Rolling Stones chamado Andrew Oldhand (aquele mesmo que descobriu Mariane Faithfull, e a apresentando ao vocalista do The Rolling Stone), gravou um álbum com versões orquestradas de algumas canções do The Rolling Stones, para aproveitar o sucesso que a banda fazia naquela virada dos anos 60 para os 70. Vale dizer que essas versões foram autorizadas pela banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O The Verve se inspirou nesta versão orquestrada de "This Last Time", para compôr seu grande sucesso. Richard Ashcroft, o vocalista, tinha um documento assinado por Andrew Oldham, autorizando o uso de parte de sua música-versão. Porém, Andrew entrou com ação judicial alegando que o trecho utilizado era muito maior que o combinado.

Se o The Verve tivesse apelado para o recurso, o álbum da banda ficaria suspenso de ser vendido até o fim do processo e, por isso, a banda decidiu fazer o acordo de que todos os direitos autorais seriam repassados à produtora detentora dos direitos da gravação de Andrew Oldham, mas podiam tocá-la em shows e apresentações em rádios e TV. Andrew, portanto, não recebeu um centavo.

Mas... The Rolling Stones não são tão santinhos assim nessa história.

"This Last Time" é de 1965, mas foi acusada de plágio de uma outra canção chamada "This May Be Last Time", da banda Soul Gospel The Staples Singers, gravada ainda nos anos 50.

Jagger admitiu a "inspiração" e um acordo nunca divulgado foi feito fora do tribunais.

Ouça a versão original, cuja letra fala de alguém que está preparado para correr e encontrar Jesus- a base da versão do The Rolling Stones altera algumas palavras para ter outro sentido.

Outros vídeos:

As regravações citadas do The Who:

The Verve ao vivo

Coldplay e Richard Ashcroft ao vivo

Assista sobre outros clássicos no Canal Memórias do Rock no link abaixo.

https://www.youtube.com/channel/UCXOoSQjcfeGYvnhXMT15Bhw




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Rolling Stones"Todas as matérias sobre "Verve"


Kiss FM: as 500 mais tocadas pela rádio em 2008Kiss FM
As 500 mais tocadas pela rádio em 2008

Keith Richards: as 10 vezes em que o guitarrista escapou da morteKeith Richards
As 10 vezes em que o guitarrista escapou da morte


Slipknot: Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscaraSlipknot
Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara

Bandas Iniciantes: 17 maneiras de assassinar sua carreira musicalBandas Iniciantes
17 maneiras de assassinar sua carreira musical


Sobre Ivan da Luz

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280