Black Sabbath: Tsunami do Metal Britânico

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fotoboard Tramparia, Fonte: Biografia - Black Sabbath
Enviar correções  |  Ver Acessos

Após criar o heavy metal ao lado de TONY IOMMI, BILL WARD e GEEZER BUTLER, OZZY tomou um chega pra lá dos companheiros de banda, devido aos frequentes excessos de entorpecentes e bebidas não tão refrescantes.

Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilosIron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com um "empurrãozinho" da esposa Sharon, o Madman colocou a cabeça no lugar, alavancou a carreira solo e conquistou o título de Príncipe das Trevas.

Na mesma época, outras bandas com um estilo semelhante ao SABBATH, surgiram para fomentar a cena heavy metal, a qual começava a perder espaço para outros estilos, como o punk rock e a disco.

Parte da história sobre a New Wave of British Heavy Metal, está no trecho retirado da biografia ilustrada do BLACK SABBATH.

Local de Publicação: São Paulo | Ano: 2013 | Páginas: 184| Editora Universo dos Livros | Foto de Capa: Paul Bergen/Redferns | Arte e Capa: Francine C. Silva e Valdinei Gomes.
Local de Publicação: São Paulo
Ano: 2013
Páginas: 184
Editora Universo dos Livros
Foto de Capa: Paul Bergen/Redferns
Arte e Capa: Francine C. Silva e Valdinei Gomes.

Assim como a "Invasão Britânica" dos BEATLES e dos ROLLING STONES, em 1963, o heavy metal também teve seu período de ressurgimento.

Com a crise do quarteto de Birmingham e o surgimento do punk rock, o estilo pesado estava em decadência.

O BLACK SABBATH sem OZZY OSBOURNE não soava inédito como foi nos primeiros quatro discos Black Sabbath, Paranoid, Master of Reality e Vol. 4.

JUDAS PRIEST, MOTÖRHEAD, IRON MAIDEN, SAXON, DEF LEPPARD, DIAMOND HEAD, TYGERS OF PAN TANG, TANK, RAVESM DEMON, SAMSON, SWEET SAVAGE, JAGUAR, AVENGER, BLITZKRIEG, GIRLSCHOOL, ANGELWITCH, WITCHFYNDE GENERAL E WHITE SPIRIT são os nomes que brotaram do novo heavy metal e colocaram o estilo em evidência.

Esse feito, o "New Wave of British Heavy Metal" (NWOBHM), foi marcante porque eles tiveram que competir com a popularidade crescente dos RAMONES e da música disco, que embalava os jovens nas festas.

Entre essas bandas, o MOTÖRHEAD, criado em 1975, se destaca nos primórdios do estilo.

Diferente do heavy metal hard rock do BLACK SABBATH, DEEP PURPLE e LED ZEPPELIN, a banda de IAN "LEMMY" KILMISTER apostava em acordes simplificados em bicordes, músicas rápidas e com a saturação no máximo.

Essas seriam as características essenciais do NWOBHM como estilo.

O IRON MAIDEN surgiu em 1975 e marcou o ponto máximo dessa nova onda do estilo pesado.

Grupo formado pelo baixista e escritor das letras STEVE HARRIS, eles abordariam histórias, críticas e mitologias em seus discos, desde The Number of te Beast (1982), passado pelo clássico Powerslave (1984) até o conceitual Seventh Son of a Seventh Son (1988).

o MAIDEN influenciou uma legião de fãs com seu estilo rápido, não tão punk e melódico.

Tornou-se uma referência, bandas como o METALLICA, grupo californiano que surgiu em 1981 e consolidou o thrash metal, um subestilo mais sujo e próximo do punk rock.

De certa forma, foram LARS ULRICH e seus amigos JAMES HETFIELD e KIRK HAMMETT que ajudaram a revelar o NWOBHM quando confessaram suas próprias influências musicais.

O metal teve que flertar com novos estilos de rock e tocar cada vez mais rápido e alto para conquistar legiões de fãs.

Foi dessa maneira que o estilo ganhou importância e notoriedade, e não apenas copiando de maneira explícita o BLACK SABBATH de 1970, aquela banda que deu o pontapé inicial para tudo se transformar.

Contracapa da Biografia Ilustrada do Black Sabbath.
Contracapa da Biografia Ilustrada do Black Sabbath.

OZZY, TONY IOMMI e seus amigos ajudaram a espalhar tendências, mas o heavy metal já era um jovem autossuficiente nos anos 1980.

Isso se reflete na carreira meteórica de OZZY OSBOURNE no mesmo período.

Fugindo de músicas obscuras como "Iron Man" e bem assessorado pela esposa, o cantor saiu de uma depressão aguda devido ao abuso de cocaína e bebidas alcoólicas para se tornar um exemplo de carreira solo altamente rentável.

Os discos de OZZY renderam mais do que a discografia do BLACK SABBATH nos anos 1980 inteiros.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Essa matéria faz parte da categoria Trecharias BioRockers e da Biblioteca Cifranegriana - Portalblog cifranegramisterial.com.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Black Sabbath"


Black Sabbath: o encontro dos fãs com os fãs de Justin BieberBlack Sabbath
O encontro dos fãs com os fãs de Justin Bieber

Black Sabbath: Geezer Butler diz que Bill Ward ainda é o melhorBlack Sabbath
Geezer Butler diz que Bill Ward ainda é o melhor


Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilosBandas
As maiores da história do rock segundo os audiófilos

Iron Maiden: Rachel Sheherazade é uma grande fã da bandaIron Maiden
Rachel Sheherazade é uma grande fã da banda


Sobre Fotoboard Tramparia

Fotógrafo artístico que registra e cria cenários com objetos ligados a cultura pop/rock, como CDs, livros, camisetas etc. Edita textos, fotos e divulga bandas no Portalblog cifranegramisterial.com. Desde os tempos de guri, ouve Led Zeppelin, The Cult, Rush, AC/DC, Iron Maiden, Guns N' Roses, Alice In Chains, entre outras inúmeras lendas do rock/metal. Toca piano e teclado, pratica esportes e está sempre em busca de energia rock and roll e da natureza.

Mais matérias de Fotoboard Tramparia no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280