Guitarra: os comportamentos tóxicos do aprendizado
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 03 de maio de 2017
A autoestima às vezes vem boicotar a porra toda, e quem toca guitarra sabe bem disso. Vem desânimo, achismos péssimos, que na maioria das vezes não possuem um pingo de verdade, e se valem da nossa mente e nossos pensamentos. Se forem pensamentos positivos, melhores resultados bons, se forem negativos, pior fica tudo. Então, de uma forma simples e direta, vou enumerar alguns pensamentos destrutivos que todo guitarrista tem uma hora ou outra, e você confere se já não teve um desses.
"Meus dedos não são rápidos, não vou conseguir tocar isso mais rápido": Seus dedos podem não ser rápidos, igual aos do Paul Gilbert, mas treino está aí para isso. Nem por isso, você não pode fazer sua música! Necessário disciplina e dedicação para ir galgando etapas. Ou você acha que ele nasceu, saindo da mamãe dele, e já foi gritando: "Buááááá! Buááá! Quero voltar! Toma um padrão de palhetada do Al Di Meola, buáááá!"
"Meus dedos e pulsos doem, não vou conseguir tocar essa merda": a ponta do dedo vai doer mesmo, até criar calo, e se você fizer bend o dia inteiro tocando Stevie Ray Vaughan, vai doer também, mas pare de frescura, né? Você faz muito mais coisas que deixam um dolorido, e você nem liga… ( ͡° ͜ʖ ͡°). Quanto ao pulso, aí sim, é necessário cuidado! Não adianta querer botar força pra querer acelerar as coisas, e um posicionamento errado, que além de empatar sua vida, poderá trazer várias "ites" no futuro.
"Minha guitarra é uma droga!": Antes uma ruim, do que nenhuma, e já cansei de falar e mostrar exemplos de músicos, tirando sons incríveis de instrumentos não tão bons assim. E se está ruim, vai juntando para comprar outra depois. Garanto que se você economizar aquele dinheiro que você gasta todo final de semana para beber com a galera, começará a ter uma economia a ser usada nisso.
"Ah, estou cheio de problemas, aí fica difícil me dedicar": acho essa a desculpa mais esfarrapada que existe, junto com "não tenho tempo". Se você esperar os problemas passarem, você vai morrer, os vermes vão comer seus olhos, e você não terá feito nada. Sua mãe vai reclamar no seu ouvido ( adapte para esposa/ marido/ namorado/ namorada ) sempre, trará problemas da casa, seu parente mala vai arrumar mais treta para você, infelizmente doenças existem e temos que lutar contra, decepções irão magoar a alma, mas vai esperar a vida ser um lindo jardim florido, para fazer o que quer e precisa?
"Não tenho banda, aí desanima…": Se você não estudar para tocar melhor sempre, aí que não vai ter mesmo. A não ser que queria fazer cover de Nirvana, e mesmo assim, é preciso tocar as bases certas e com atitude.
"Minha família não me apoia, nem minha namorada/esposa": Mãe e pai vão querer sua felicidade. Faça seu caminho e não desista, pois uma hora ou outra, eles te verão felizes e vão notar que é isso que te completa. Namorada/esposa você troca.
Lógico que há um tom de humor aqui, mas grave essas frases, e toda vez que algo parecido vier em sua mente, lance pensamentos positivos sobre você mesmo e busque reverter as adversidades, pois elas nós passamos por cima, já um dom, não.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Tom Morello cita o que considera seus quatro maiores fracassos musicais
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
O episódio de machismo que revoltou Kurt Cobain e fez uma banda chegar ao fim
O que impediu o Stryper de ser ainda maior nos anos 1980, segundo Michael Sweet
O tema que Gene Simmons e Stewart Copeland debateram nos bastidores de um encontro de pais
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Metal Rules: Os 100 melhores discos da História do Metal
Jack White conta o que aconteceu na turnê que separou o White Stripes
Por que Iron Maiden nunca conseguiu fazer um "Black Album", segundo Bruce Dickinson


O surpreendente público que sustenta o mercado de bateria no Brasil, segundo executivo
Violão concentra um terço das buscas de quem quer aprender um instrumento no Brasil
Após 17 anos de queda, buscas por guitarra no Brasil voltam a crescer no Google
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



