Ian Bairnson: A Guitarra Mágica do Alan Parsons Project
Por Jeff Soares
Postado em 19 de abril de 2017
Não é novidade para ninguém que minha paixão pela sonoridade do Alan Parsons Project é imensa, quase insuportável para os que não gostam de Rock sem distorções e riffs matadores, o Soft Rock é grande no mundo inteiro e me traz uma outra faceta musical, onde é possível expressar sentimentos com mais leveza. A banda formada pela dupla Alan Parsons e Eric Wolfson sempre foi sinônimo de competência e bom gosto e entre os músicos que por lá passaram está Ian Bairnson, guitarrista e co-autor de alguns clássicos que conhecemos feitos pela banda.
Voyager / What Goes Up
Ian Bairnson, nasceu na Escócia, ficou conhecido apenas como guitarrista, mas na verdade é um grande multi-instrumentista, sendo também lembrado por preferir o som da guitarra executado sem a palheta. Durante muitos anos foi guitarrista de estúdio até se juntar a banda Pilot nos anos 70 onde gravou o maior sucesso da banda, a canção Magic, até chegar ao estúdio de Alan Parsons onde começou a colaborar com a gravação do primeiro álbum da banda, Tales of Mystery and Imagination em 1975.
Web Clipe ao lado de David Patton em um canção do Pilot
Um Famoso Desconhecido
O guitarrista pode não ser assim um nome muito comum nas rodas de conversa sobre Rock, poucas pessoas irão se lembrar dele, mas sua contribuição para a música é muito grande, tornando-o um dos guitarristas mais respeitados da indústria fonográfica. Praticamente todo o mundo já ouviu uma de suas melodias ou solos, seja no Alan Parsons Project, no Pilot, Keats, nos discos de Kate Bush incluindo o sucesso Wuthering Heights ou na banda pop Buck Fizz, Paul MacCartney, James Reyne, Jon Anderson (Yes) e Tom Jones.
Clássico de Kate Bush com solo de Ian Bairnson
Ian, sempre gostou muito de ter guitarras diferentes, mas uma Gibson Les Paul de 1973 é a que melhor retrata o músico e seu excelente bom gosto. Tentar explicar sua técnica é complicado pra quem prefere o feeling, Ian é o tipo de músico que você deve ouvir e deixar aflorar a emoção para que sinta sua precisão técnica. Já foi comparado a David Gilmour, talvez seu estilo esteja mais próximo ao do guitarrista do Pink Floyd por utilizar licks, bends, vibratos, acordes de finíssimo trato e os timbres característicos de suas bandas, que são os diferenciais nas canções, sem a famosa velocidade que é muito comum hoje em dia.
Aqui Ian toca Pink Floyd com a Orquestra Philarmônica de Londres
Apesar de conhecer praticamente todos os trabalhos de Ian Bairnson ao longo dos anos, tive a maior dificuldade de escrever sobre sua obra, afinal sou suspeito sobre tudo que gira em torno de Alan Parsons Project e seus músicos. Mas meu trabalho aqui é fazer uma singela homenagem a um dos melhores guitarristas mais brilhantes do mundo, subestimado é verdade, mas que nunca perdeu sua importância no gênero.
Solo de sua canção mais famosa, Eye In The Sky.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps