Os Ligados na Guitarra: Hammer On e Pull Off
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 05 de dezembro de 2016
Muitas vezes guitarristas criam suas reputações e moldam suas carreiras, baseadas em um estilo diferente, inovador, ou até mesmo peculiar de tocar guitarra. Um desses estilos ou técnica, são os ligados, isso acontece quando os guitarristas fazem uso dos famosos Hammer On e Pull Off.
No Post de hoje vamos saber mais sobre a tão empregada, Técnica dos Ligados Na Guitarra.
Conheça o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada, ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.
Mas O Que São Ligados Na Guitarra?
Na Guitarra a técnica dos ligados, consiste em executar as notas apenas com a mão esquerda (ou mão responsável por apertar as notas no braço do instrumento) sem a utilização da mão direita para ajudar a executar o som, seja com o uso dos dedos ou palheta.
As duas maneiras de conseguir esse efeito na guitarra, é por intermédio dos famosos: Hammer on e Pull Off.
O Que é Hammer On?
A técnica do Hammer On é muito presente no estilo de diversos guitarristas, principalmente nos relacionados ao Rock e ao Heavy Metal.
O Hammer On consiste em "martelar" as cordas da guitarra com a mão responsável pela escolha das notas no braço do instrumento.
Ou seja, você irá criar o efeito de uma martelada no braço da guitarra, mirando as notas que deseja executar, e se feito com a precisão e força necessária, essas notas irão soar mesmo sem o auxílio da mão responsável pelo ritmo.
Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!
O Que é Pull Off ?
Traduzindo de maneira livre o termo Pull Off significa "Puxar para fora", e é exatamente isso o que devemos fazer para conseguirmos executar essa técnica na guitarra.
Pode se dizer que o Pull Off é o contrário de Hammer On, enquanto o segundo consiste em martelar a corda para se produzir o som, o primeiro se dá através do movimento de retirada dos dedos para originar um novo som.
É claro que o Pull Off não é algo tão simples assim, para esse som ser executado com perfeição deve-se conseguir retirar os dedos das cordas, puxando-as levemente para "fora" ou seja, o oposto do movimento de martelar.
Deve-se tomar muito cuidado para que na tentativa de execução de tal movimento o seu dedo não esbarre em outras cordas criando um som indesejado.
Os Ligados de Joe Satriani!
Um dos guitarristas de maior sucesso mundial é o americano Joe Satriani. Ele é simplesmente vidrado na técnica de ligados, que é presente em praticamente todos os seus solos e temas.
Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!
Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.
Estude com Vandré Nascimento, o Nosso Especialista em Tapping e Ligados!!! Acesse uma de nossas Aulas Sobre Ligados no Guitarpedia, e conheça o professor Vandré Nascimento. E estude diretamente com um dos maiores entendedores do assunto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A história por trás da tosse que abre um dos maiores clássicos do heavy metal
A história do último encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho, eternizado em foto emblemática
Jimmy Page: pediam "toca Raul" ao desleixado Jimmy Lama, morando na Bahia


O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Anos 80 - a década em que a guitarra virou protagonista absoluta
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



