Os Ligados na Guitarra: Hammer On e Pull Off

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Mingues da Silva, Fonte: Blog Guitarpedia
Enviar correções  |  Comentários  | 

Muitas vezes guitarristas criam suas reputações e moldam suas carreiras, baseadas em um estilo diferente, inovador, ou até mesmo peculiar de tocar guitarra. Um desses estilos ou técnica, são os ligados, isso acontece quando os guitarristas fazem uso dos famosos Hammer On e Pull Off.

98 acessosGuilherme Costa: demonstrando técnicas em 5 clássicos do rock/metal5000 acessosMr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)

No Post de hoje vamos saber mais sobre a tão empregada, Técnica dos Ligados Na Guitarra.

Conheça o Guitarpedia , assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada, ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.

Mas O Que São Ligados Na Guitarra?

Na Guitarra a técnica dos ligados, consiste em executar as notas apenas com a mão esquerda (ou mão responsável por apertar as notas no braço do instrumento) sem a utilização da mão direita para ajudar a executar o som, seja com o uso dos dedos ou palheta.

As duas maneiras de conseguir esse efeito na guitarra, é por intermédio dos famosos: Hammer on e Pull Off.

O Que é Hammer On?

A técnica do Hammer On é muito presente no estilo de diversos guitarristas, principalmente nos relacionados ao Rock e ao Heavy Metal.

O Hammer On consiste em “martelar” as cordas da guitarra com a mão responsável pela escolha das notas no braço do instrumento.

Ou seja, você irá criar o efeito de uma martelada no braço da guitarra, mirando as notas que deseja executar, e se feito com a precisão e força necessária, essas notas irão soar mesmo sem o auxílio da mão responsável pelo ritmo.

Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país como: Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!

O Que é Pull Off ?

Traduzindo de maneira livre o termo Pull Off significa “Puxar para fora”, e é exatamente isso o que devemos fazer para conseguirmos executar essa técnica na guitarra.

Pode se dizer que o Pull Off é o contrário de Hammer On, enquanto o segundo consiste em martelar a corda para se produzir o som, o primeiro se dá através do movimento de retirada dos dedos para originar um novo som.

É claro que o Pull Off não é algo tão simples assim, para esse som ser executado com perfeição deve-se conseguir retirar os dedos das cordas, puxando-as levemente para “fora” ou seja, o oposto do movimento de martelar.

Deve-se tomar muito cuidado para que na tentativa de execução de tal movimento o seu dedo não esbarre em outras cordas criando um som indesejado.

Os Ligados de Joe Satriani!

Um dos guitarristas de maior sucesso mundial é o americano Joe Satriani. Ele é simplesmente vidrado na técnica de ligados, que é presente em praticamente todos os seus solos e temas.

Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!

Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.

Estude com Vandré Nascimento, o Nosso Especialista em Tapping e Ligados!!! Acesse uma de nossas Aulas Sobre Ligados no Guitarpedia, e conheça o professor Vandré Nascimento. E estude diretamente com um dos maiores entendedores do assunto.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

98 acessosGuilherme Costa: demonstrando técnicas em 5 clássicos do rock/metal114 acessosGuitarra: Licks Aranha (misturando Satriani e Paul Gilbert)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Instrumentos"

Dave MustaineDave Mustaine
Revelada nova guitarra signature folheada a ouro

NoisecreepNoisecreep
As 10 guitarras mais icônicas do metal

GuitarpediaGuitarpedia
Os 10 riffs de guitarra mais complicados da história

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"

Mr CatraMr Catra
Uma lista das suas maiores influências no rock

Hard & HeavyHard & Heavy
21 pessoas que fizeram a história do rock pesado

Pra convencerPra convencer
Dez álbuns de metal para quem não gosta de metal

5000 acessosNu Com a Mão no Bolso: blog elege as melhores capas com "nudez"5000 acessosAgressividade: 21 caras que fizeram a história do rock pesado5000 acessosMegadeth: a canção que Dave Mustaine menos gosta5000 acessosSteve Harris: British Lion é mais rock mainstream que Metal5000 acessosEvanescence: Biel "pediu" estupro de Amy Lee em tweet antigo5000 acessosIron Maiden: membro do parlamento não pode usar camiseta

Sobre Thiago Mingues da Silva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online