Rock independente: "Xingue as bandas da sua cidade"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Medium
Enviar Correções  

Um texto feito por Luís Calil e publicado no site Medium tem gerado repercussão nos últimos dias. O artigo de opinião, cujo título é 'Xingue as bandas da sua cidade', incentiva as pessoas a fazerem críticas pontuais e construtivas aos projetos musicais de pessoas próximas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar do título chamativo, o texto não pede para que ninguém ofenda, de fato e gratuitamente, qualquer músico ou banda - então, tenha cautela ao comentar qualquer ofensa. :)

O texto está disponível na íntegra neste link:
https://medium.com/@luiscalil/xingue-as-bandas-da-sua-cidade...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Veja, abaixo, alguns fragmentos do texto:

'Se você é um músico ou trabalha com qualquer coisa relacionada, de tempos em tempos (ou toda vez que o lineup do Lollapalooza BR é anunciado) verá certos memes se espalhando pelas redes sociais dos outros músicos e produtores que você conhece. Os memes geralmente são algo tipo:

'Apoie as bandas da sua cidade, vá aos shows, compre CDs, camisas, dê pros músicos, etc'

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ou então:

'Gasta 1000 reais no Lollapalooza mas não paga 20 reais pra ver a banda do seu amigo, tô de olho'

Toda vez que aparece um desses na minha frente, eu cuspo o Toddynho que eu to bebendo, tamanha a irritação que me consome. Vou explicar o porquê dessa irritação, mas antes, preciso falar da mentalidade de alguém que pensa/compartilha/acredita nessas afirmações acima.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

EU SUEI, EU MEREÇO!

[...]

O motivo dos seus amigos e conhecidos não comprarem seus CDs e camisas, e raramente irem nos seus shows, e quando vão, pedirem nome na lista de convidados (e aí no dia seguinte comprarem um Lollapass de 800 reais) é o seguinte:

Sua banda não é boa.

Ou mesmo se for, ela não é boa o suficiente. Na real, ela pode ser até bem medíocre. A maioria é. Muitas vezes é uma bosta completa. Eu tenho um estúdio e já ensaiaram bandas lá que seriam mais apropriadas para sessões de tortura em Guantánamo do que para entretenimento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sua banda é tão ruim que mesmo você oferecendo entrada de graça no show, o seu amigo prefere pagar 800 reais pra ver algumas bandas boas de verdade. Amizade pode te conseguir uma plateia de vez em quando, mas nem o melhor amigo do mundo vai querer ir em show seu todo fim de semana. Já a banda que toca no Lollapalooza vem uma vez por década. É claro que o show dela vale mais que o seu, duh.'




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: prejudicando as finanças da Igreja UniversalMetallica
Prejudicando as finanças da Igreja Universal

Curiosidade: capas de álbuns com ilusões de óticaCuriosidade
Capas de álbuns com ilusões de ótica


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo728