Década de 90: Shows que não passaram pelo Brasil - Parte 1
Por Fernando Yamada
Postado em 24 de maio de 2016
Os shows da lista abaixo ocorreram no Chile e/ou Argentina na década de 90 e não passaram pelo Brasil à época.
EUROPE e CHEAP TRICK - Shows no Chile em 1990
Estas bandas foram algumas das atrações roqueiras da 31ª edição do Festival de Viña del Mar, que ocorreu entre os dias 21 e 26 de fevereiro de 1990, no Chile. Os americanos do Cheap Trick apresentaram-se nos dias 21 e 22, enquanto os suecos do Europe apresentaram-se nos dias 25 e 26.
O festival, em edições anteriores, contou com apresentações de bandas como Nazareth, Krokus e REO Speedwagon.
O Europe esteve pela primeira vez no Brasil em 2010, enquanto que o Cheap Trick nunca se apresentou por aqui.
Trechos do show do Cheap Trick e os dois shows do Europe na íntegra podem ser encontrados no Youtube.
SAXON - Shows na Argentina em 1992
Divulgando o álbum Solid Ball Of Rock, os ingleses fizeram 3 shows em Buenos Aires, em fevereiro de 1992. A banda só passaria pela primeira vez no Brasil em 1997, na turnê do álbum Unleash The Beast.
IGGY POP - Shows na Argentina em 1992, 1993 e 1996
O cantor fez dois shows em Buenos Aires, no Estádio Obras Sanitarias, nos dias 14 e 16 de agosto de 1992 e retornou no ano seguinte, com shows nos dias 06 e 07 de agosto, no mesmo local.
No dia 16 de março de 1996, Iggy Pop fez um dos shows de abertura para o último show da carreira dos Ramones pela América do Sul, perante 50.000 pessoas no Estádio do River Plate.
O cantor só viria ao Brasil em 2005, como uma das atrações do Festival Claro Que É Rock, que ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro.
HEART - Show no Chile em 1994
A 35ª edição do Festival de Viña del Mar no Chile contou com a participação das canadenses do Heart, no dia 20 de fevereiro. Trechos deste show podem ser encontrados no Youtube.
A banda nunca se apresentou no Brasil.
KING CRIMSON - Shows na Argentina em 1994
Os argentinos tiveram o privilégio de conferir 16 apresentações da banda nos meses de setembro/outubro de 1994, nas cidades de Buenos Aires, Córdoba e La Plata. A formação à época contava com Robert Fripp, Tony Levin, Trey Gunn, Adrian Belew, Bill Brufford e Pat Mastelotto.
Alguns destes shows foram lançados em CD em 1995, 2005, 2006 e 2007. Em 2012 foi lançado o DVD oficial dos shows do dia 08 de outubro (neste dia, a banda fez um show no período da tarde e outro à noite no Teatro Broadway, em Buenos Aires).
A banda nunca se apresentou no Brasil, mas alguns dos integrantes já fizeram shows por aqui com outros projetos.
MACHINE HEAD - Show na Argentina em 1995
Divulgando o álbum Burn My Eyes, a banda fez um show no dia 07 de julho, no Estádio Obras Sanitarias, em Buenos Aires.
Foi somente em 2011 que os americanos fizeram suas primeiras apresentações no Brasil.
KISS e PANTERA - Turnê em 1997
A badalada turnê de reunião do Kiss com a formação clássica passou pela América do Sul em março de 1997, com um show em Santiago, no dia 11, e um show em Buenos Aires, no dia 14, para 50.000 pessoas no Estádio do River Plate. A abertura destes shows foi feita pelo Pantera, que divulgava à época o álbum The Great Southern Trendkill.
Reportagens e trechos destes dois shows podem ser encontrados no Youtube.
PANTERA - Turnê em 1998
Divulgando o álbum Official Live: 101 Proof, os americanos fizeram shows em Santiago, no dia 06 de maio, no Teatro Monumental e em Buenos Aires, nos dias 08 e 09 de maio, no Estádio do Parque Sarmiento. A banda havia agendado dois shows no Olympia, em São Paulo, e um show no Metropolitan, no Rio de Janeiro, que foram cancelados em cima da hora.
O show ocorrido no Chile está disponível na íntegra no Youtube.
Década de 90 - Shows que não passaram pelo Brasil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
Fotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do Sepultura
A bronca que Oswaldo Montenegro deu em Rafael Bittencourt ao descobrir sobre o Angra
O cover do Fleetwood Mac que Santana não queria gravar, e se tornou um de seus sucessos


Dave Mustaine: "Kiko é o primeiro que me intimida desde Friedman"
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial
Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"
A música triste que aborda tema pesado e se tornou uma das maiores baladas do heavy metal
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden



