Guitarpedia: o estilo de David Gilmour

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Adrian Dragassakis, Fonte: Music Radar, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

David Gilmour é um dos guitarristas dos quais dispensam apresentações. Figura principal do Pink Floyd, após a saída de Roger Waters, na década de 1980, é considerado um dos melhores e mais influentes músicos de todos os tempos.

301 acessosPink Floyd: camarão que mata presas no grito ganha nome da banda5000 acessosOzzy Osbourne: tudo que você sempre quis saber sobre ele

Discutiremos nesse artigo, os fraseados expressivos e truques da pentatônica menor, utilizados por Gilmour, que utiliza em seu vocabulário musical muitas influências do blues, com bends precisos, vibratos líricos e excelente entonação. Isso pode ser ouvido facilmente em qualquer trabalho do músico, desde Shine On You Crazy Diamond, até Another Brick in the Wall (Part II).

Os bends sutis e bem entonados de Gilmour estão presentes em quase todos os solos, mas há alguns bons exemplos, os quais podemos ouvir e utilizar um bom delay, como em What Do You Want From Me e Hey You.

Pre-bends e slides

Os bends aqui devem soar levemente “fora do tom”, para criar um clima de blues sobre a escala de D menor.

Homenagem aos Reis

Neste exemplo, David usa suas influências de BB King e Albert Hall em um lick tipicamente de blues.

Visite:
http://www.guitarpedia.com.br

Double-Stops blueseiros

Tente “girar” sua mão levemente ao executar os bends de ¼ de tom. O restante do lick é baseado na escala de D menor.

Pull-offs em tríades

Experimente a palhetada híbrida neste exemplo, usando a palheta na segunda corda e o dedo na primeira.

Usando bends com três semitons

Pratique esse bend de 1 ½ tom tocando a nota F na casa 18 primeiro. Isso ajudará a melhorar sua percepção musical e afinar o bend corretamente.

Usando diversas posições

Ao se sentir confortável com o estilo de usar diversas posições de escalas de David Gilmour, certamente te ajudará a entender e ter mais liberdade em termos de improvisação.

Para saber mais sobre esses e outros assuntos, visite:
http://www.guitarpedia.com.br

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Roger WatersRoger Waters
"Donald Trump é um porco"

301 acessosPink Floyd: camarão que mata presas no grito ganha nome da banda1297 acessosDavid Gilmour: assista documentário da BBC sobre o músico759 acessosPink Floyd: nova espécie de camarão ganha nome inspirado na banda1106 acessosRoger Waters: mais um teaser do novo álbum0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pink Floyd"

Pirações SonorasPirações Sonoras
Os 50 álbuns mais estranhos da música

Rock ProgressivoRock Progressivo
Os 15 maiores guitarristas do gênero

Jeff BeckJeff Beck
Ele por pouco não tocou no Pink Floyd

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 15 de fevereiro de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"0 acessosTodas as matérias sobre "David Gilmour"0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Tudo o que você sempre quis saber sobre ele

RockRock
A visão do metalhead e das pessoas normais

MetallicaMetallica
Newsted diz que voltaria à banda por muito dinheiro

5000 acessosO tempo não para: fotos do antes e depois de alguns rockstars5000 acessosSepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião5000 acessosBeavis e Butthead: como eles seriam se fossem reais?3252 acessosPaganini e o Heavy Metal: a onipresença do "Capriccio nº 24" no Heavy Metal5000 acessosSlayer: Araya, King e os eventos que levaram à morte de Jeff5000 acessosPaul Stanley: constrangendo a todos em comercial de café

Sobre Adrian Dragassakis

Nascido em 91, paulista, estudante de Jornalismo e músico nas horas vagas. Conheceu o Rock e o Metal com 11 anos de idade e até hoje carrega no sangue e nas veias bandas como Iron Maiden, Savatage, Dream Theater, Megadeth, entre outras...

Mais matérias de Adrian Dragassakis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online