Guitarpedia: o estilo de David Gilmour

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Adrian Dragassakis, Fonte: Music Radar, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

David Gilmour é um dos guitarristas dos quais dispensam apresentações. Figura principal do Pink Floyd, após a saída de Roger Waters, na década de 1980, é considerado um dos melhores e mais influentes músicos de todos os tempos.

977 acessosOs Novos Mutantes: novo trailer é lançado com trechos de Pink Floyd5000 acessosOs Headbangers não praticantes

Discutiremos nesse artigo, os fraseados expressivos e truques da pentatônica menor, utilizados por Gilmour, que utiliza em seu vocabulário musical muitas influências do blues, com bends precisos, vibratos líricos e excelente entonação. Isso pode ser ouvido facilmente em qualquer trabalho do músico, desde Shine On You Crazy Diamond, até Another Brick in the Wall (Part II).

Os bends sutis e bem entonados de Gilmour estão presentes em quase todos os solos, mas há alguns bons exemplos, os quais podemos ouvir e utilizar um bom delay, como em What Do You Want From Me e Hey You.

Pre-bends e slides

Os bends aqui devem soar levemente “fora do tom”, para criar um clima de blues sobre a escala de D menor.

Homenagem aos Reis

Neste exemplo, David usa suas influências de BB King e Albert Hall em um lick tipicamente de blues.

Visite:
http://www.guitarpedia.com.br

Double-Stops blueseiros

Tente “girar” sua mão levemente ao executar os bends de ¼ de tom. O restante do lick é baseado na escala de D menor.

Pull-offs em tríades

Experimente a palhetada híbrida neste exemplo, usando a palheta na segunda corda e o dedo na primeira.

Usando bends com três semitons

Pratique esse bend de 1 ½ tom tocando a nota F na casa 18 primeiro. Isso ajudará a melhorar sua percepção musical e afinar o bend corretamente.

Usando diversas posições

Ao se sentir confortável com o estilo de usar diversas posições de escalas de David Gilmour, certamente te ajudará a entender e ter mais liberdade em termos de improvisação.

Para saber mais sobre esses e outros assuntos, visite:
http://www.guitarpedia.com.br

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 15 de fevereiro de 2016


BaixistasBaixistas
Quais são os dez mais ricos do mundo

977 acessosOs Novos Mutantes: novo trailer é lançado com trechos de Pink Floyd459 acessosClassic Rock: edição especial com os 100 melhores discos1283 acessosPink Floyd: relançamentos de dois álbuns0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pink Floyd"

David GilmourDavid Gilmour
Ouça canção dos Beatles com seu toque genial

DesfalqueDesfalque
Quando a falta de um membro original faz a diferença

David GilmourDavid Gilmour
Youtuber britânica posta foto e pergunta quem é

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"0 acessosTodas as matérias sobre "David Gilmour"0 acessosTodas as matérias sobre "Pink Floyd"


OpiniãoOpinião
Headbangers não praticantes: radicalismo no Metal

SexoSexo
Como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?

TragédiasTragédias
10 das piores ocorridas em shows de Rock e Metal

5000 acessosSom ruim, fezes e urina: Um brinde à farsa de Woodstock5000 acessosFull Rock: 10 músicas desgraçadas por bandas de forró5000 acessosRegis Tadeu: "Lemmy era tão poderoso que seu corpo não teve coragem de contrariá-lo"5000 acessosLed Zeppelin: as crianças da capa de "Houses Of The Holy"5000 acessosChris Cornell: "Os medicamentos foram a causa da sua morte"5000 acessosAngra: influências que a banda carrega em seus álbuns

Sobre Adrian Dragassakis

Nascido em 91, paulista, estudante de Jornalismo e músico nas horas vagas. Conheceu o Rock e o Metal com 11 anos de idade e até hoje carrega no sangue e nas veias bandas como Iron Maiden, Savatage, Dream Theater, Megadeth, entre outras...

Mais matérias de Adrian Dragassakis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online