Cinema: Filmes para quem ama Rock e Metal (Parte 1)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Renan Caíque
Enviar correções  |  Ver Acessos

Há muitos filmes que são especialmente de Rock, outros apenas contém uma trilha sonora deste estilo. Esta é a primeira parte de uma matéria que mostrará os vários filmes que tratam do tema, alguns que são verdadeiras e maravilhosas homenagens e outros que apenas flertam com o Rock e o Metal, alguns bem conhecidos outros menos.

Cinema: Filmes para quem ama Rock e Metal (Parte 2)Cinema
Filmes para quem ama Rock e Metal (Parte 2)

10 - Meu pecado favorito (2003)

"Prey For Rock and Roll" é um filme baseado na vida de Cheri Lovedog, que era vocalista de uma banda de punk rock e lutou durante muito tempo em vão para atingir o sucesso. É um drama que gira em torno do lugar-comum "sexo, drogas e rock 'n' roll", mas que também trata de assuntos mais sérios. Está longe de ser uma obra-prima, mas é um filme interessante pra quem gosta do estilo assistir, nem que seja só por curiosidade.

9 - Heavy Metal do Horror (ou O Rock do Dia das Bruxas) (1986)

"Trick or Treat" é um clássico filme trash oitentista; traz participações de Ozzy Osbourne e Gene Simmons, e a trilha sonora foi feita pela banda de hard rock Fastway. Conta a história de um jovem fã de Heavy Metal que sofre bullying na escola. Mas coisas estranhas e até surreais começam a acontecer e mudam a sua vida completamente.

8 - Rock of Ages: o filme (2012)

"Rock of Ages" é um filme de comédia/musical, adaptado da peça de mesmo nome de Chris D'Arienzo, que fez bastante sucesso na broadway. É um filme para fãs de Glam/Hard Rock oitentista, principalmente. E embora seja uma boba história de amor clichê, vale pela trilha sonora magnífica que conta com Foreigner, Guns 'n' Roses, Skid Row, Quiet Riot, Bon Jovi, Twisted Sister, Poison, Whitesnake, Kiss, Def Leppard, Journey, Joan Jett, Warrant, Extreme, entre outros clássicos dos anos 80. Os protagonistas cantam muito e fizeram um trabalho encantador, principalmente o Diego. O Tom Cruise também se saiu bem com um vocal digno do Mötley Crüe e do Ratt. Legal também a pequena participação de Sebastian Bach.

7 - Escola de Rock (2003)

"School of Rock" é uma comédia protagonizada pelo rockeiro Jack Black. É um filme leve e divertido com uma história bacana e criativa, que homenageia ao rock e aos fãs do estilo. Na trilha sonora tem vários monstros do rock como The Who, The Doors, Led Zeppelin, AC/DC, Cream, Ramones, entre outros.

6 - Metalhead (2013)

"Metalhead" é um filme dramático sobre Metal, que trata do assunto de forma mais séria e filosófica. A personagem protagonista Hera Karlsdottir nasceu em 1970, ano em que o heavy metal foi criado pelo Black Sabbath. Seu irmão mais velho morreu em um acidente que ela se culpa. Hera encontra força e consolo na música, sonhando se tornar uma estrela do Rock. A trilha sonora conta com bandas como Megadeth, Savatage, Judas Priest, Diamond Head e Lizzy Borden.

5 - Across the Universe (2007)

"Across the Universe" é um maravilhoso musical que se passa nos anos 60. É ao mesmo tempo divertido e sério, engraçado e comovente; é uma linda critica à guerra e uma ode ao amor. A maioria das canções do filme são canções que já foram interpretadas pelos Beatles, porém cantados pelos próprios atores, que fizeram um trabalho excelente.

4 - Detroit: a cidade do Rock (1999)

"Detroit Rock City" é uma comédia sobre quatro adolescentes de uma banda cover do Kiss que passam por algumas "aventuras" para ver seus ídolos em Detroit em 1978. Filme engraçadíssimo e essencial para todo fã de rock. Na trilha sonora, que é fantástica, além de ter muito Kiss, tem Nazareth, Thin Lizzy, Van Halen, AC/DC, Ted Nugent, Black Sabbath, Blue Oyster Cult, Ramones, UFO, Sweet, The Runaways, entre outras bandas clássicas,

3 - Rockstar (2001)

"Rock Star" é inspirado na vida do vocalista Tim Ripper e no período em que ele foi vocalista do Judas Priest. É uma bela produção de Hollywood com grandes estrelas do cinema. A banda fictícia Steel Dragon que aparece no filme é formada por Zakk Wylde na guitarra, Jeff Pilson no baixo e Jason Bonham na bateria. Os vocais foram feitos por Miljenko Matijevic (da banda de hard rock Steelheart) e Jeff Scott Soto, além de o filme ter uma pequena participação de Myles Kennedy, vocalista da banda solo de Slash e do Alter Bridge.

2 - Isto é Spinal Tap (1984)

"This Is Spinal Tap" é um documentário sobre a banda fictícia Spinal Tap, que satiriza o comportamento e as ambições musicais das bandas de hard rock e heavy metal da época(anos 80), bem como as tendências hagiográficas dos documentários então produzidos. A trilha sonora é toda original. Uma verdadeira obra-prima essencial para fãs de Heavy Metal. Curiosamente, numa entrevista de 1997 dada à revista Spin pelo guitarrista Brad Whitford, do Aerosmith, ele disse: "da primeira vez que Steven Tyler viu o filme, ele não achou graça. Para que você veja quão próximo aquilo era. Ele ficou chateado! Para ele, aquilo não tinha graça nenhuma!"

1 - Quase famosos (2000)

"Almost Famous" é uma das mais bonitas homenagens já feitas ao rock no cinema. Retrata o cenário do rock dos anos 70. Baseado na vida pessoal do diretor Cameron Crowe, fala sobre um rapaz de 15 anos aspirante a jornalista que consegue trabalho na revista Rolling Stone, e deve acompanhar a banda fictícia Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos . A trilha sonora impecável conta com Led Zeppelin, Elton John, The Who, Yes, Lynyrd Skynyrd, David Bowie, Simon & Garfunkel, Rod Stewart, além de outros clássicos e canções originais do "Stillwater".

Cinema: Filmes para quem ama Rock e Metal (Parte 2)Cinema
Filmes para quem ama Rock e Metal (Parte 2)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Matérias

Sobre Renan Caíque

Reside em Teófilo Otoni/MG, acadêmico na UFVJM, escritor, vegetariano. Apaixonado por Hard Rock e Heavy Metal. Página no face: www.facebook.com/lira.tempest.

Mais matérias de Renan Caíque no Whiplash.Net.

adGooILQ