Matérias Mais Lidas

Legião Urbana: por que Renato Russo proibia risada no palco, segundo tecladistaLegião Urbana: por que Renato Russo proibia risada no palco, segundo tecladista

Iron Maiden: em 1993, o inconformado Nicko McBrain fritava Bruce Dickinson em entrevistaIron Maiden: em 1993, o inconformado Nicko McBrain fritava Bruce Dickinson em entrevista

Júnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretasJúnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretas

Metal sinfônico: os 25 melhores álbuns do estilo, em lista da Metal HammerMetal sinfônico: os 25 melhores álbuns do estilo, em lista da Metal Hammer

Boate Kiss: Juiz cita Lemmy e Jimi Hendrix durante julgamentoBoate Kiss: Juiz cita Lemmy e Jimi Hendrix durante julgamento

Tim Ripper Owens: ele manda a real ao contar por que não pode ficar só em uma bandaTim Ripper Owens: ele manda a real ao contar por que não pode ficar só em uma banda

Iron Maiden: as únicas cinco músicas da banda que terminam com fade outIron Maiden: as únicas cinco músicas da banda que terminam com fade out

Metallica: Como eles ficarão putos se são bilionários?, diz líder do DestructionMetallica: "Como eles ficarão putos se são bilionários?", diz líder do Destruction

Black Sabbath: Bill Ward ainda é amigo dos outros integrantes originais?Black Sabbath: Bill Ward ainda é amigo dos outros integrantes originais?

Anthrax: Frank Bello elogia Jason Newsted, mas sentiu pena dele no MetallicaAnthrax: Frank Bello elogia Jason Newsted, mas sentiu pena dele no Metallica

John Lennon: Suas 9 maiores músicas, segundo a Ultimate GuitarJohn Lennon: Suas 9 maiores músicas, segundo a Ultimate Guitar

Black Sabbath: Bill Ward sabia que primeiro álbum da banda causaria alguns problemasBlack Sabbath: Bill Ward sabia que primeiro álbum da banda "causaria alguns problemas"

Galeria do Rock: Fernanda Lira, do Crypta, passei pelo lendário lugar e conta históriasGaleria do Rock: Fernanda Lira, do Crypta, passei pelo lendário lugar e conta histórias

Heavy metal: 10 álbuns que os fãs amam odiar, em lista do canal Ruthless MetalHeavy metal: 10 álbuns que os fãs amam odiar, em lista do canal Ruthless Metal

Nergal: líder do Behemoth feliz com solo; Maiden, Slayer e Venom, faltou o MetallicaNergal: líder do Behemoth feliz com solo; "Maiden, Slayer e Venom, faltou o Metallica"


Stamp
WhatsApp

Guitarpedia: 9 razões que podem atrapalhar sua evolução como guitarrista

Por Adrian Dragassakis
Fonte: Guitarpedia
Em 04/10/15

Alguma vez você já terminou uma sessão de estudos de seu instrumento e saiu do quarto perguntando se você desperdiçou apenas uma hora de sua vida? Sentindo que você usou sua hora de estudos, mas que não tem certeza se foi produtivo?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um dos principais fatores que podem ditar o quão eficiente e eficaz nossos treinos é a concentração (ou a falta dela).

Lembre-se por este artigo que a chave para a maestria é a prática deliberada. E o ingrediente chave na prática deliberada é a capacidade de pensar com clareza e propositadamente. Repetição mecânica é fácil - prática deliberada é o verdadeiro aprendizado, por outro lado exige grande concentração e foco.

Infelizmente, a maioria de nós não pode simplesmente ligar ou desligar o interruptor da concentração. Todos nós já tivemos momentos em que realmente queremos ou precisamos nos concentrar, mas simplesmente não conseguimos, não é mesmo?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Enquanto isso é frustrante e agravante, muitos poucos de nós realmente paramos para pensar com mais cuidado sobre por que não fomos capazes de nos concentrarmos. Afinal, se você não consegue se concentrar, normalmente há uma boa razão.

Visite:
http://www.guitarpedia.com.br

Então, porque eu não consigo me concentrar?

Se você pode identificar o problema, você pode identificar e implementar uma solução que irá ajudá-lo a encontrar seu foco, concentrar e facilitar uma sessão de estudos muito mais produtivo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O grau de dificuldade em que você pode pratica também tem um impacto sobre o seu nível de motivação para continuar a praticar (porque a prática se você não está ganhando nada com isso?).

Abaixo, em nenhuma ordem particular, estão 9 razões pelas quais você pode estar tendo dificuldade de concentração, podendo te ajudar a ter sessões de estudos mais produtivos.

1 – Distrações externas

Praticar nem sempre é a coisa mais interessante para se fazer. O seu ambiente de estudos é propício à concentração da prática de seu instrumento ou à distração e diversão? Desligue seu celular, prefira uma cadeira confortável a uma cama, desligue seu celular, prefira um cômodo em que não tenha uma TV e que seja longe da geladeira, desligue seu celular e peça para alguém cuidar do seu animal de estimação enquanto você estuda. Tranforme seu ambiente de

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

estudos em um lugar ao qual seu cérebro não estará tentado por estímulos irrelevantes. Ah, não se esqueça de desligar o seu celular!

2 – Déficit de habilidade

Alguma vez você já aprendeu a se concentrar? A concentração é uma habilidade, assim como aprender a tocar Guitarra.

Para essa questão, você já aprendeu a praticar? Ao contrário de atletas que muitas vezes treinam e praticam sob o olhar atento de um treinador, muitos poucos músicos já tiveram instruções de como praticar da maneira certa. No futuro vamos falar mais sobre esse tema mas, se você precisa de um método de estudo consistente viste o www.guitarpedia.com.br.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

3 - Baixa tolerância à frustração

Entenda que o progresso e a aprendizagem não é linear. A realização de maestria e excelência de desempenho parece mais com uma escada, onde a maior parte do seu tempo é gasto em planaltos. Enquanto você está praticando o caminho certo, você será recompensado pelo progresso - mas sabe que o domínio requer paciência.

4 – Nenhum objetivo ou plano claro

O quão claro é o seu plano para a sua próxima sessão de estudos? O que você pretende conseguir?

Seu plano é muito vago? ("Eu preciso tocar mais afinado") É impossível? ("Eu não deixarei este quarto até que isto saia absolutamente perfeito")

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro assunto que vamos abordar em próximos artigos. Por hora, caso você precisa de um método de estudo consistente viste o www.guitarpedia.com.br.

5 - Falta de energia

Concentração requer energia. Se você está cansado, você não será capaz de se concentrar totalmente. Se você começar a prestar atenção, você verá que há certos períodos durante o dia quando você é naturalmente mais alerta, atento e capaz de se concentrar. Não perca esses períodos de tempo em tarefas que não exigem a sua atenção. Trate estas porções do dia como sendo mais valiosos e use-os para tarefas que tem prioridades mais altas. Por exemplo, se você sabe que você tende a ser mais "esperto" em torno das 10h da manhã, e tende a ficar sonolento em torno da 13:30, faça o que puder para praticar às 10h e deixe para fazer algo que não exija 100% de concentração às 13:30. É importante também, manter uma boa alimentação para manter seu corpo e mente saudáveis.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

6 – Ansiedade

Você tem dificuldade para se concentrar em uma coisa de cada vez? Você fica pulando de uma coisa para outra, sem realmente resolver um problema antes de passar para o próximo?

7 - Praticar sem atenção

Você costuma ficar aéreo ou distraído enquanto pratica? Fazer os exercícios sem ouvir as notas durante os movimentos impedirão que você perceba seus erros, fazendo que você os repita, inconscientemente, no futuro.

8 - Falta de interesse

Você luta para se concentrar, se você não está realmente interessado no que você está fazendo. Pergunte-se porque você está praticando. E não, a resposta correta não é "eu estou praticando, porque eu quero ficar melhor" ou "porque o meu professor vai saber se eu não fizer". Por que você está praticando, afinal?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não custa lembrar a razão dos seus treinos diários. Esse item anda de mãos dadas com o item 4 (Planos e objetivos claros).

9 - Compromisso

O quanto você está comprometido com ser um bom guitarrista ou músico ? Você está disposto a fazer o que é preciso para ser o melhor que você pode ser? Vale a pena para você?

Isso é tudo?

Existem mais fatores que nos impedem de se concentrar? Mais do que provavelmente nos ajudam. No entanto, estes são 9 que podemos começar a considerar. A conclusão é: se você está saindo da sala de ensaios com a sensação de que você não ganhou muito de seu investimento de tempo e energia, há um motivo para isso. E a razão não tem nada a ver com o quão talentoso ou você é. Isso é provavelmente mais estreitamente relacionado com o seu nível de concentração, foco e clareza de objetivos - todos os quais estão dentro de seu controle. Descubra o que está prendendo você, implemente uma solução que tem como alvo o fator específico, e veja se a prática de estudo não se torna mais eficiente e gratificante.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Visite:
http://www.guitarpedia.com.br

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Garimpeiro
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Baixo: por que tocar o instrumento é mais difícil do que parece, segundo Paul GilbertBaixo
Por que tocar o instrumento é mais difícil do que parece, segundo Paul Gilbert

Metal Raiz: 26 músicas com pelo menos três segundos de introdução no baixoMetal Raiz
26 músicas com pelo menos três segundos de introdução no baixo


Mellotron: o instrumento cult que ajudou a compor clássicosMellotron
O instrumento cult que ajudou a compor clássicos

A História da Guitarra - Parte 1: do Alaúde ao ViolãoA História da Guitarra - Parte 1
Do Alaúde ao Violão

Curiosidades: confira 25 modelos únicos de guitarraCuriosidades
Confira 25 modelos únicos de guitarra


Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Out: os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revistaOut
Os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revista


Sobre Adrian Dragassakis

Nascido em 91, paulista, estudante de Jornalismo e músico nas horas vagas. Conheceu o Rock e o Metal com 11 anos de idade e até hoje carrega no sangue e nas veias bandas como Iron Maiden, Savatage, Dream Theater, Megadeth, entre outras...

Mais matérias de Adrian Dragassakis.