Doom Metal: três bandas que merecem respeito no estilo
Por Guilherme Niehues
Fonte: Horns Up
Postado em 30 de abril de 2013
Como na matéria anterior sobre METALCORE, que pode ser conferida na Horns Up (www.hornsup.com.br), agora é a hora de trazer outro estilo musical, desta vez o Doom Metal. Porém, o que teremos nessa matéria, é algo sobre o Doom/Death Metal, que para este que vos escreve é um dos seus estilos favoritos. Mas, hoje teremos apenas três bandas que devem ser ouvidas, pois possuem uma qualidade absurda e que merece ser reconhecida pelo trabalho que faz, e claro, não iremos falar de bandas mais famosas como My Dying Bride, Draconian e etc.
The 11th Hour – Lacrima Mortis (2012)
Uma banda bastante recente na cena, formada em 2008, porém que conta com músicos competentes e a altura. Podemos citar então, Ed Warby (Ayreon, Arjen Anthony Lucassen) que executou todo o instrumental neste álbum. Enfim, o que podemos encontrar aqui? A resposta é bastante simples: um death/doom de alta qualidade! The 11th Hour é uma banda que sabe casar muito bem os dois lados da moeda, podendo ser conferido passagens mais soturnas e as mais obscuras e agressivas.
Outro ponto positivo, é a extrema criatividade da banda em conseguir mesclar duas extremidades em uma única música, como é possível ser conferida em We All Die Alone e Reunion Illusion. E cada música permite vivenciar novas experiências em sonoridade, pois as músicas possuem em torno de 7 a 8 minutos, com exceção da última.
De fato, é uma banda que deve sim, ser lembrada quando falamos em Death/Doom Metal!
Doom:VS – Aeternum Vale (2006)
A banda é o que podemos chamar de one-man-band, pois é composta por um único homem (d’oh!). O nome por trás deste trabalho é o guitarrista da banda Draconian, Johan Ericson. Segundo o Metal Archives, a enciclopédia do metal, a banda é rotulada como um Funeral / Doom Metal, mas como não ligamos para rótulos, dizemos que ela deveria estar nesta lista.
Neste projeto, não pense que você irá ouvir uma bela voz feminina contracenando com um vocal gutural. Aqui lhe é apresentado o que a mais de peculiar no estilo, um som pesado, mórbido e que remete facilmente ao lado negro da força! O som sujo e arrastado aliado ao ótimo vocal gutural nos brindam com um material de puro Doom.
De fato, é uma banda que apresentou poucos materiais, apenas dois álbuns, este que lhes foi apresentado e o Dead Words Speak (2008). Mas apesar dos apesares, é uma banda que cumpre o papel que lhes foi dado.
Black Sun Aeon – Routa (2010)
Tuomas Saukkonen, o multi-instrumentista finlandês responsável pela excelente Before the Dawn, criou em 2008 um projeto paralelo denominado Black Sun Aeon.
Um projeto que traz em sua sonoridade o básico do Doom/Death Metal, um som arrastado, pesado e caótica que contracenam com vocal gutural e uma bela voz feminina ao fundo. Basicamente, para quem conhece é a mesma composição feita pela outra ótima banda: Draconian.
Não, caros amigos leitores, não se trata de uma cópia da banda citada acima!
Routa, ainda é um álbum duplo, onde podemos separar e dizer que o primeiro é mais voltado a vertente Doom/Death e o segundo disco, algo mais voltado para o Death propriamente dito.
Vale lembrar que, apenas expomos as bandas, para que vocês tenham conhecimento e se aventurem a descobrir novas bandas, não quer dizer que estes trabalhos e bandas citadas acima são aqueles essenciais no estilo e que tudo o que informamos aqui é a lei. Claro que existem várias outras bandas que poderiam estar nessa lista. Mas, vamos com calma que ainda teremos muitas outras listas!
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
Hollywood Vampires anuncia álbum ao vivo "At Montreux Jazz Festival"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Clássico de Ozzy Osbourne está prestes a atingir 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince
Noel Gallagher elege a canção Pop perfeita; "é simplesmente incrível"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson queria que fãs achassem melhor que Metallica

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



