Wikimetal: Seis motivos para gargalhar ouvindo Heavy Metal
Por Julia Sabbaga
Fonte: Wikimetal
Postado em 27 de fevereiro de 2013
O Wikibrother Juninho escreveu um texto para o Wikimetal sobre 6 bandas hilárias do Heavy Metal. Confira abaixo o texto.
Não sou muito bom com listas, mas essa foi a melhor maneira que encontrei para recomendar bandas pesadas que usam o humor como ingrediente principal.
Steel Panther - Mais Novidades
Percebam vocês que não incluí representantes como Stormtroopers Of Death, Anthrax, Annihilator, entre tantas outras, porque a comédia não é o principal foco destas bandas.
Seguem abaixo 6 bandas competentíssimas tanto do ponto de vista musical quanto do humorístico. Boa diversão a todos!
SPINAL TAP
Conheci o Spinal Tap provavelmente como a maioria dos headbangers, através do engraçadíssimo filme de 1984, This Is Spinal Tap.
O filme, em formato de documentário, satiriza os excessos das bandas oitentistas através do registro em vídeo da fictícia banda Spinal Tap.
Como o sucesso do filme, os atores começaram a excursionar usando os nomes dos personagens e da banda. Não podemos afirmar que o Spinal Tap teve uma carreira ininterrupta desde então, mas é fato que os caras ainda estão (eventualmente) na ativa, ora tocando em grandes festivais, ora lançando músicas inéditas, como em seu último e hilário álbum Back From The Dead de 2009.
STEEL PANTHER
Conheci o Steel Panther há pouco tempo e fiquei viciado no som dos caras. Na verdade, foi depois de escutá-los que tive a ideia de escrever este artigo. A banda satiriza de modo cômico o Glam Metal dos anos 80.
Os músicos são excelentes, com destaque para o grande guitarrista Russ Parrish (chamado de Satchel no Steel Panther). Além de fazer ótimas releituras de solos famosos, Parrish faz um backing vocal preciso nos dois discos da banda. O guitarrista também fez parte do Fight, antiga banda do Rob Halford, gravando o excelente disco War Of Gods.
Segundo informações do WikiBrother Gilberto Morais, após 4 anos de banda os caras já são headliners em festivais europeus de respeito.
Uma dica do WikiBrother Maurício Oliveira é este link que mostra um pedaço do show dos caras. Parece que é costume entre as mulheres desvendarem o que há embaixo do sutiã quando são filmadas.
TENACIOUS D
A banda é formada pelos músicos/comediantes Jack Black e Kyle Gass desde 1991, porém foi depois do filme Tenacious D in The Pick of Destiny que começou a ser mundialmente conhecida.
Apesar da banda ser oficialmente composta por duas pessoas, nomes de peso como Brooks Wackerman (BAD RELIGION) e Dave Grohl (NIRVANA, FOO FIGHTERS) ajudam nas gravações e apresentações ao vivo.
O mais recente e bom álbum, Rize Of The Fenix, foi lançado em 2012 e está disponível no Soundcloud oficial da banda.
Recomendo fortemente o engraçado filme de 2006 antes de se aventurar pela discografia da banda.
BEATALLICA
Essa banda já rolou em um episódio da temporada 2012 do Wikimetal (Ep #096, com Don Jamieson). É uma excelente opção para fãs de BEATLES e METALLICA.
Basicamente o que os caras fazem é mesclar melodias dos Beatles com letras, ritmo e vocais semelhantes aos do Metallica, resultando num som de primeira.
Uma curiosidade é que para evitar problemas judiciais, a banda disponibiliza gratuitamente para download todo o material gravado.
Os nomes utilizados por cada integrante também são resultado da mistura das duas bandas: Jaymz Lennfield, Grg Hammetson, Kliff McBurtney e Ringo Larz.
VELHAS VIRGENS
Seria um sacrilégio deixar a banda das Velhas Virgens de fora desta lista.
Liderados pelo gente-finíssima Paulão de Carvalho, a maior banda independente do Brasil está na estrada há mais de 25 anos e nunca contou com o apoio da grande mídia para divulgação dos seus trabalhos.
Com letras inteligentes, irreverentes e sob forte influência do Blues a banda segue a todo vapor. Lançaram o último disco em 2011 (Carnavelhas 2 – do Love Story à Avenida São João) e uma deliciosa cerveja em 2012. Quem quiser provar precisa comparecer pessoalmente ao show da banda.
Roqueiro brasileiro que se preze tem que conhecer o som deles.
PSYCHOSTICK
Esta banda de Hardcore norte-americana incorpora à sua imagem itens de comédia pastelão, como galinhas de borracha, chapéus bizarros, raquetes de tênis, instrumentos de brinquedo, etc., sem negligenciar a parte musical.
Começaram a ganhar mais visibilidade nos Estados Unidos após o relançamento do seu primeiro álbum We Couldn’t Think Of A Title, que traz uma de suas músicas mais conhecidas, "BEER". Lançaram o terceiro disco em 2011.
Pessoalmente gosto mais do humor das bandas anteriores, mas o Psychostick certamente agradará muitos WikBbrothers. Vale à pena uma passagem pela discografia da banda.
Clique aqui para ver os outros textos do WikiBrother Juninho.
Comente: Qual a sua banda favorita com foco humorístico?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Baterista Eric Morotti deixa o Suffocation e sai disparando contra ex-colegas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
A compreensível reação de Blaze Bayley à sua demissão do Iron Maiden
O hit de Cazuza contra o capitalismo com letra considerada "boba e equivocada"
A primeira banda de rock inventiva que chegou ao topo, segundo Caetano Veloso
As dez piores músicas lançadas pelo Led Zeppelin durante sua carreira

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?



