Van Halen x David Lee Roth: troca de farpas nos anos oitenta
Por Allan Jones
Postado em 10 de fevereiro de 2013
A rivalidade e as provocações entre Van Halen e David Lee Roth após a saída do vocalista em 1985 foram tão intensas que até hoje correm histórias a respeito das alfinetadas indiretas através dos álbuns lançados pelos mesmos. Apesar de não conseguirmos um site ou uma revista que ateste a veracidade do que será contado, vale a pena tomar conhecimento, pois é engraçado demais para se ignorar.
Para começarmos a história, lembraremos que a saída de Dave da banda foi conturbada e se ele de uma lado alegava ter saído por sua própria vontade, do outro a banda alegava que o havia o despedido. Enquanto Dave alegava que a banda estava mudando seu direcionamento musical e ficando entediante, a banda (leia-se Eddie) se defendia dizendo que ninguém mais aguentava o egocentrismo do vocalista, que se achava o razão do sucesso da mesma.
Não entrando no mérito da questão de quem estava certo, o fato é que o primeiro disco do Van Halen sem Dave saiu em março de 1986 e levou o nome de "5150", e curiosamente, 5150 é o código da polícia americana para situações onde existe um louco a solta.
O disco trazia na arte da capa um homem carregando uma espécie de bola de aço extremamente pesada que continha o logotipo da banda. Na contra capa, o mesmo homem aparecia caído, dando a ideia de ter fracassado na tarefa de sustentar a bola, que ali já se encontrava partida, deixando à mostra o seu conteúdo, os integrantes da banda.
Possivelmente ofendido com a mensagem subliminar do novo disco da sua ex banda, que em suas entrevistas o acusavam de ser egocêntrico e se achar o responsável pelo sucesso da mesma, Dave lançou em julho seu álbum solo e batizou-o de "Eat' em smile" (Coma e sorria).
A guerra estava declarada!
Ambas as bandas entraram em turnê e disputavam a preferência do público e o espaço na mídia. Em 1988, apesar de já ter lançado um novo álbum chamado "Skyscraper", Dave Lee Roth receberia a resposta pelo seu "coma e sorria". O Van Halen em outubro lançou um novo álbum com o curioso título "OU812", reza a lenda que o código seria um trocadilho e trazia a mensagem subliminar "Oh you ate one too" (oh você comeu um também).
Uma possível resposta de Dave viria em abril de 1991 com "A little ain't enough" (um pouco não é suficiente), e meses depois o Van Halen lançaria "F.U.C.K", que à primeira vista, apesar de aparentemente formar um palavrão, é uma sigla, que significa "for unlawful carnal knowledge" (Para total e ilimitado conhecimento da carne"). Aqui aparentemente não parece ter havido nenhuma possível piada, mas vá lá saber né?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps