Camisa de Vênus: A Cabeça de Marcelo Nova

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 


Em um de suas entrevistas, MARCELO NOVA disse que o único livro de auto-ajuda que leria seria aquele escrito por ele e, tendo como único destinatário, ele próprio. MARCELO nunca se adaptou a nada: nem ao mainstream, nem à rigidez cadavérica das gravadoras dos anos 80, nem a pressão por mudar o nome da banda que criou e liderou, nem a autoridade nenhuma.
175 acessosCamisa de Vênus: veja a banda no Estadão+Música5000 acessosDrogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros

Nascido em 1951, na Bahia, queria mesmo é avacalhar com a mediocridade, a hipocrisia que segundo ele, julgava ser um cancro soteropolitano -até descobrir que o Brasil era um paciente terminal, vítima da mesma moléstia. MARCELO, que nasceu junto com o rock n´roll queria achincalhar, “chutar o saco” da sociedade carcomida por seus próprios demônios, escondida atrás de sua própria indolência e futilidade.

MARCELO gosta de BYRDS, TROGGS, MARIANNE FAITHFUL e idolatra BOB DYLAN. MARCELO é uma mistura da atitude anárquica com Macbeth, Sid Vicious e Proust, do beatnik com a notícia do jornal de ontem- é analógico, e não digital, é Polaroid não Linnux, representa o velho e não o novo.

Quando questionado sobre a mudança do nome de sua banda-que ele batizou-sugeriu, de pronto a gravadora Som Livre:”Capa de Pica”. A banda, então com três anos, com disco já lançado, teve de esperar mais dois anos para prosseguir gravando. MARCELO diz que dormia em um apê minúsculo, com o nariz enfiado no pé de ROBÉRIO, baixista do Camisa- e assim ficou, por mais um bom tempo.

MARCELO tem que responder, em toda entrevista que dá, sobre a parceira com Raul. Tem de ouvir um monte de besteira sobre ter pego carona em um “pobre e debilitado” homem em fim de carreira e, certa vez, teve de ouvir uma declaração de um integrante da “pop-rastaqüera- qualquer coisa- music” que teria sido uma “má influência” para Raul-tipo um menino mal educado de colégio –que pervertera RAULZITO, levando-o ao “mau caminho”.

MARCELO gravou disco acústico (antes disso virar moda), rock n´roll visceral(quando só se tocava pagode e sertanejo nas rádios) e um disco recheado de palavrões- “Viva”-quando isso era conduta proibida até dentro de casa.MARCELO nunca se importou com outra coisa que não fosse a sua própria verdade; nunca se vinculou a modismos, nunca usou calça colorida ou mandou o público tirar o “pé do chão”.

Eu acredito em MARCELO NOVA.

Discografia essencial:

Com o Camisa:
1983 – “Camisa de Vênus”, 1984 – “Batalhões de Estranhos”, 1986 – “Viva” e “Correndo o Risco”,1987 – “Duplo Sentido”, 1996 – “Quem É Você?”

Carreira solo:
1988 – “Marcelo Nova e a Envergadura Moral”, 1989 ”A Panela do Diabo”, 1991 – “Blackout”, 1994 – “A Sessão sem Fim”, 1998 – “Eu Vi o Futuro, Baby. Ele É Passado”, 2005 – “O Galope do Tempo”

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Camisa de VênusCamisa de Vênus
Morre o guitarrista Karl Franz Hummel

175 acessosCamisa de Vênus: veja a banda no Estadão+Música237 acessosCamisa de Vênus: banda vai se apresentar no Showlivre631 acessosCamisa de Vênus: apresentando novo show "Toca Raul"87 acessosVitrola Verde: Lu Stopa conversa sobre Magazine e Camisa de Vênus0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Camisa De Venus"

Rock NacionalRock Nacional
12 discos fundamentais para explicar os anos 80

Letras Estúpidas 2Letras Estúpidas 2
O mais tosco e vulgar no Rock nacional

Marcelo NovaMarcelo Nova
Treta com Samuel Rosa respingou em Herbert Vianna

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Camisa De Venus"0 acessosTodas as matérias sobre "Marcelo Nova"

Drogas e ÁlcoolDrogas e Álcool
Protagonistas nos piores shows de grandes astros

CoversCovers
Quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributo

RammsteinRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!"

5000 acessosA História do Burzum5000 acessosGuns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose5000 acessosGuns N' Roses: Axl Rose expulsa pessoa do show em Curitiba5000 acessosKiss sobre Secos e Molhados: "há quem acredite em OVNIs"5000 acessosRodolfo Abrantes: "Raimundos como banda não me interessa"5000 acessosGuns N' Roses: assista os primórdios da banda em 1986

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online