Delain: a história da banda
Por José Antonio Alves
Fonte: Site Oficial
Postado em 05 de novembro de 2010
Martijn Westerholt era ex-tecladista e irmão de um dos fundadores do WITHIN TEMPTATION, Robert Westerholt. Martijn deixou o WITHIN TEMPTATION em 2001, quando descobriu que sofria de doença de Pfeiffer.
Assim que melhorou razoavelmente, em 2002, começou a compor como hobbie, para passar o tempo. Quando reuniu material suficiente, o músico decidiu transformar suas letras em um projeto musical. Nesta época, Charlotte Wessels era uma cantora desconhecida que morava perto de Westerholt.
Westerholt e Wessels se conheceram por acaso, e a caminho do estúdio, Westerholt a ouviu cantando e logo a pediu para escrever a letra de uma canção e vocal à parte. Percebendo que tinha encontrado uma boa compositora e uma voz típica do metal gótico, Westerholt convidou Wessels para se juntar ao projeto.
Iniciando o projeto, Westerholt teve a ajuda de seus amigos do cenário musical e, em julho de 2005, começaram as gravações do primeiro álbum oficial, após assinarem contrato com a Roadrunner Records.
O primeiro álbum, "Lucidity", conta com participações de peso: Jan Yrlund (Lacrimosa) e Ad Sluijter (ex-Epica) nas guitarras e Ariën van Weesenbeek (ex-God Dethroned, Epica) na bateria. Foram convidados para os vocais Sharon den Adel (Within Temptation), Liv Kristine Espenæs (Leaves' Eyes) e Marco Hietala (Nightwish e Tarot), que além dos vocais também se ocupa do baixo. George Oosthoek e Guus Eikens (Orphanage) fazem os vocais guturais.
O álbum teve seu lançamento agendado para abril de 2006, mas foi adiado algumas vezes e só foi lançado oficialmente em 4 de setembro de 2006. Amostras das músicas foram disponibilizadas no site oficial, além das músicas completas "Sleepwalker's Dream", "The Gathering" e o videoclipe da música "Frozen". A partir do álbum também foram lançados os singles "Frozen", "See Me In Shadow" e "The Gathering", sendo o último lançado apenas para download na internet.
Originalmente concebido como um projeto musical que apresenta uma série de músicos convidados, devido à alta demanda para performances ao vivo, uma verdadeira banda foi formada. Dos que estavam presentes no primeiro album, apenas Westerholt e Wessels estariam nas apresentações ao vivo. Inicialmente, convidaram Ronald Landa para guitarra, Rob Van Der Loo para o baixo e Sander Zoer para a bateria. Esses três músicos também estariam presentes no segundo album.
No final de 2007, a banda começa a tocar duas músicas novas ao vivo, "Stay Forever" e "Start Swimming", e eles revelam a intenção de lançar um novo álbum. Em novembro de 2008, foi anunciado no site oficial o lançamento do novo álbum, "April Rain", previsto para fevereiro de 2009. O segundo álbum não teve as mesmas participações de peso do album anterior, mas contou com alguns dos músicos presentes anteriormente. Marco Hietala (Nightwish e Tarot) e Guus Eikens (Orphanage) marcaram presença novamente. A partir desse álbum, saíram os singles "April Rain" e "Stay Forever".
Em pouco menos de um minuto a faixa-título de April Rain nos mostra algumas das muitas faces diferentes do DELAIN. E nesse ponto nós nem sequer ouvimos a cantora Charlotte Wessels ainda. "A faixa título do álbum é uma das canções do novo álbum que mais me orgulho ", afirma Martijn Westerholt, tecladista e também principal compositor do DELAIN. "Para mim, é o melhor exemplo para mostrar onde o DELAIN atual é versátil, e como nós nos tornamos uma banda."
Para Wessels, "O trabalho em 'Lucidity’ foi fantástico, mas era um pouco mais que um exercício de preenchimento, pois a maioria das músicas que já estavam prontas, e em ‘April Rain’ meu envolvimento era muito maior, o que soou para mim como se o álbum fosse o de estréia".
Entre o final de 2009 e início de 2010, a formação da banda sofre algumas alterações. Primeiramente, Ronald Landa sai da banda e dá espaço para Ewout Pieters ocupar o lugar na guitarra. Logo após é anunciada a saída de Rob van der Loo, tendo o lugar ocupado por Otto Schimmelpenninck van der Oije (Detonation). Nessa mesma época, o DELAIN informa em seu site oficial que eles começaram a trabalhar no terceiro álbum.
Em 4 de outubro de 2010, também no site oficial, a banda anuncia a separação do guitarrista Ewout Pieters da banda e que está atualmente na procura de um novo guitarrista. O novo álbum terá um novo produtor musical, uma orquestra real, além de outras novidades. A previsão de lançamento do album é para janeiro/fevereiro do ano de 2011.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Sóbrio há 40 anos, Rob Halford conta como parar de beber salvou sua vida
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Noel Gallagher escolhe a melhor banda dos EUA: "Realmente muito boa"
A música "comercial" que o AC/DC não queria gravar, e acabou entrando nas paradas
O baterista que gravou duas das músicas mais famosas dos anos 80 - por bandas diferentes


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



