Delain

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por José Antonio Alves, Fonte: Site Oficial
Enviar correções  |  Comentários  | 

Martijn Westerholt era ex-tecladista e irmão de um dos fundadores do WITHIN TEMPTATION, Robert Westerholt. Martijn deixou o WITHIN TEMPTATION em 2001, quando descobriu que sofria de doença de Pfeiffer.

125 acessosDelain: banda toca no Brasil em novembro5000 acessosMetallica: músicos regravam o St. Anger "da forma correta" - ouça

Assim que melhorou razoavelmente, em 2002, começou a compor como hobbie, para passar o tempo. Quando reuniu material suficiente, o músico decidiu transformar suas letras em um projeto musical. Nesta época, Charlotte Wessels era uma cantora desconhecida que morava perto de Westerholt.

Westerholt e Wessels se conheceram por acaso, e a caminho do estúdio, Westerholt a ouviu cantando e logo a pediu para escrever a letra de uma canção e vocal à parte. Percebendo que tinha encontrado uma boa compositora e uma voz típica do metal gótico, Westerholt convidou Wessels para se juntar ao projeto.

Iniciando o projeto, Westerholt teve a ajuda de seus amigos do cenário musical e, em julho de 2005, começaram as gravações do primeiro álbum oficial, após assinarem contrato com a Roadrunner Records.

O primeiro álbum, “Lucidity”, conta com participações de peso: Jan Yrlund (Lacrimosa) e Ad Sluijter (ex-Epica) nas guitarras e Ariën van Weesenbeek (ex-God Dethroned, Epica) na bateria. Foram convidados para os vocais Sharon den Adel (Within Temptation), Liv Kristine Espenæs (Leaves' Eyes) e Marco Hietala (Nightwish e Tarot), que além dos vocais também se ocupa do baixo. George Oosthoek e Guus Eikens (Orphanage) fazem os vocais guturais.

O álbum teve seu lançamento agendado para abril de 2006, mas foi adiado algumas vezes e só foi lançado oficialmente em 4 de setembro de 2006. Amostras das músicas foram disponibilizadas no site oficial, além das músicas completas “Sleepwalker's Dream”, “The Gathering” e o videoclipe da música “Frozen”. A partir do álbum também foram lançados os singles "Frozen", "See Me In Shadow" e "The Gathering", sendo o último lançado apenas para download na internet.

Originalmente concebido como um projeto musical que apresenta uma série de músicos convidados, devido à alta demanda para performances ao vivo, uma verdadeira banda foi formada. Dos que estavam presentes no primeiro album, apenas Westerholt e Wessels estariam nas apresentações ao vivo. Inicialmente, convidaram Ronald Landa para guitarra, Rob Van Der Loo para o baixo e Sander Zoer para a bateria. Esses três músicos também estariam presentes no segundo album.

No final de 2007, a banda começa a tocar duas músicas novas ao vivo, “Stay Forever” e “Start Swimming”, e eles revelam a intenção de lançar um novo álbum. Em novembro de 2008, foi anunciado no site oficial o lançamento do novo álbum, "April Rain", previsto para fevereiro de 2009. O segundo álbum não teve as mesmas participações de peso do album anterior, mas contou com alguns dos músicos presentes anteriormente. Marco Hietala (Nightwish e Tarot) e Guus Eikens (Orphanage) marcaram presença novamente. A partir desse álbum, saíram os singles "April Rain" e "Stay Forever".

Em pouco menos de um minuto a faixa-título de April Rain nos mostra algumas das muitas faces diferentes do DELAIN. E nesse ponto nós nem sequer ouvimos a cantora Charlotte Wessels ainda. "A faixa título do álbum é uma das canções do novo álbum que mais me orgulho ", afirma Martijn Westerholt, tecladista e também principal compositor do DELAIN. "Para mim, é o melhor exemplo para mostrar onde o DELAIN atual é versátil, e como nós nos tornamos uma banda."

Para Wessels, "O trabalho em 'Lucidity’ foi fantástico, mas era um pouco mais que um exercício de preenchimento, pois a maioria das músicas que já estavam prontas, e em ‘April Rain’ meu envolvimento era muito maior, o que soou para mim como se o álbum fosse o de estréia”.

Entre o final de 2009 e início de 2010, a formação da banda sofre algumas alterações. Primeiramente, Ronald Landa sai da banda e dá espaço para Ewout Pieters ocupar o lugar na guitarra. Logo após é anunciada a saída de Rob van der Loo, tendo o lugar ocupado por Otto Schimmelpenninck van der Oije (Detonation). Nessa mesma época, o DELAIN informa em seu site oficial que eles começaram a trabalhar no terceiro álbum.

Em 4 de outubro de 2010, também no site oficial, a banda anuncia a separação do guitarrista Ewout Pieters da banda e que está atualmente na procura de um novo guitarrista. O novo álbum terá um novo produtor musical, uma orquestra real, além de outras novidades. A previsão de lançamento do album é para janeiro/fevereiro do ano de 2011.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

125 acessosDelain: banda toca no Brasil em novembro338 acessosDelain: banda holandesa vem ao Brasil em novembro, diz site0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Delain"

DelainDelain
Baixista quase perde testículo no palco - veja vídeo

DelainDelain
Vídeo da ruptura de testículo de baixista em pleno palco

Metal CalcinhaMetal Calcinha
Onze bandas lideradas por mulheres

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Delain"

MetallicaMetallica
Músicos regravam o St. Anger "da forma correta" - ouça

FamaFama
5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993

5000 acessosRacismo: Metalheads saem na porrada contra white-powers na Califórnia5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19865000 acessosRockstars: Os 50 mais ricos do planeta5000 acessosAnette Olzon: ela recebeu gestos obscenos e ameaças de morte5000 acessosMTV Unplugged: As 25 melhores apresentações da história5000 acessosNew Metal: as 10 bandas mais influentes do gênero

Sobre José Antonio Alves

Aventureiro, mochileiro, amante da cultura latina e claro, fã de um dos estilos mais fascinantes deste universo musical: o Heavy Metal!

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online