SkyFire: Épico e atmosférico, quase chegando ao sinfônico
Por Júlio Oliveira
Fonte: Website oficial
Postado em 02 de janeiro de 2009
A banda de Death Metal progressive Skyfre foi formada na pequena cidade de Höör, ao norte no estado de Skåne em 1995. Suas características sonoras: "Épico e atmosférico" quase chegando ao sinfônico em determinados momentos, porém nunca auto indulgente ou pretencioso. O Skyfire obteve essa fusão perfeitamente, chamando atenção das gravadoras ao redor do mundo e logo assinou com a Hammerheart Records, notável por ter lançado entre outros, o The Fragile Art Of Existence do Control Denied, projeto de Chuck Schuldiner (Death) que contou com Richard Christy nas baterias, bem como o Hearse de Johan Liiva (ex Arch Enemy).
O primeiro álbum do SkyFire, Timeless Departure, foi lançado em março de 2001 e foi gravado no Abyss Studios com Tommy Tägtgren. Em seu primeiro trabalho, a banda fundiu arranjos de maravilhosamente, criando uma atmosfera sinfônica com elementos de Death, Black e Power Metal, incendiando o mundo metálico como um relâmpago infernal, por isso a imprensa definiu-os como a grande revelação entre os artistas suecos naquele ano e Timeless Departure virou instantaneamente o favorito no meio underground. O sucessor de Timeless Departure, Mind Revolution chegou em 2003, ainda mais progressivo e contando novamente com Tommy Tägtgren na produção. Após seu lançamento, a banda saiu em turnê com Ancient Rites, Blood Red Throne, e Thyrfing, assinando um novo contrato após a turnê, desta vez com a Arise Records.
Seu terceiro álbum, Spectral, foi gravado no Studio Underground e lançado em maio de 2004. Similar aos trabalhos anteriores, Spectral recebeu excelentes reviews da mídia especializada o que serviu para aumentar sua legião de fãs. Mais tarde naquele mesmo ano a banda embarcaria junto com os espanhóis do Dark Moor em uma turnê que culminaria na participação no Busan Rock Festival ao lado do Arch Enemy, Soilwork e Rage na Coréia do Sul, pouco antes de romperem com a Arise Records.
O ano de 2007 marcou um novo começo para o SkyFire que atualmente trabalha no seu mais recente disco intitulado Esoteric, a ser lançado via Pivotal Rockordings (Sonic Syndicate, Zonaria, Blinded Colony, Stigma). Juntos, a Pivotal e o SkyFire têm trabalhado por cerca de 12 meses para relançar a banda no mundo metálico, transformando esta parceria em um acordo de múltiplos lançamentos fechado em outubro de 2007. O lançamento de Esoteric está previsto para o verão de 2009 (hemisfério norte) e espera-se que o álbum coloque a banda de volta na mídia de forma grandiosa.
Esoteric – 2009
Spectral – 2004
Mind Revolution – 2003
Haunted By Shadows (mCD)- 2003
Timeless Departure – 2001
Formação Atual:
Joakim Karlsson - Vocals
Martin Hanner – Bass/Keyboards
Andreas Edlund – Guitars/Keyboards
Johan Reinholdz – Guitars (Andromeda)
Joakim Jonsson - Drums
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Por que Andreas Kisser convidou irmãos Cavalera para último show do Sepultura
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
"Capitão Kirk" convoca Rob Halford para regravar clássico do Judas Priest em álbum de metal
Baterista explica novo adiamento do próximo álbum do Anthrax
Judas Priest começa a gravar novo álbum de estúdio
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Eagles: o significado da clássica "Hotel California"
A música do Metallica que fez James Hetfield e Jason Newsted virarem amigos
Avenged Sevenfold: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



