Michael Schenker
Por Diógenes Soares
Postado em 08 de setembro de 2007
Nascido no dia 10 de Janeiro de 1955 na cidade de Sausdeth, Alemanha, filho de um adorador de música clássica e mãe pianista, foi seu irmão mais velho Rudolf, quem primeiramente começou a dedilhar violão mas não demorou muito para que Michael Schenker seguisse os passos do irmão.
Logo Michael foi precocemente desenvolvendo uma técnica e um vibrato muito pessoal e ainda na adolescência montou junto com o irmão Rudolf Schenker e o vocalista Klaus Meine, uma das bandas mais influentes do rock alemão, o Scorpions. Em 1972 saiu o disco de estréia, "Lonesome Crow" onde Michael tinha apenas 17 anos.
Michael Schenker - Mais Novidades
Em 1974 é lançado "Fly To The Rainbow" e Michael deixa o grupo após receber um convite do vocalista Phil Moog para integrar a banda inglesa UFO e no mesmo ano grava o álbum "Phenomenon". A partir daí, Michael passa a ser reconhecido como um guitar-hero da época.
Após 5 álbums com o UFO, Michael decide sair da banda por conta de problemas internos, isso em 1979. É então em 1980 que surge o MSG (Michael Schenker Group) formado com os ilustres Graham Bonnet, Cozy Powell, Paul Raymond e Don Airey. Michael Schenker dá a volta por cima gravando bons discos e ganhando mais popularidade, principalmente no Japão e Europa.
Com várias mudanças de formação como Chris Glenn, Gary Barden, Robin Macauley, etc... Michael retorna ao UFO em 1995 gravando "Walk on Water" e posteriormente "Sharks", mas novamente acontecem desentendimentos no grupo e o alemão volta com o MSG, cedendo seu posto de guitarrista no UFO para Vinnie Moore.
Num certo período, Michael Schenker chegou a participar da edição européia do projeto G3 ao lado de Joe Satriani e Uli Roth.
Michael Schenker tem um estilo muito particular de tocar, com uma veia melódica característica dos guitarristas europeus e sabendo mesclar bem a sutileza das escalas com a melancolia do blues, riffs bem sacados, velocidade e melodia nos solos, tudo através da sua Flying V, paixão do guitarrista que começou ao ver Johnny Winter usando uma e que logo virou um sinônimo dos irmãos Schenker. A Flying V hoje em dia é associada a Michael Schenker e vice-versa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps