Tool
Por Bruno Fiuza
Postado em 06 de abril de 2006
Tool é uma banda californiana que começou seus ensaios em 1991 e lançou seu primeiro trabalho, o EP "Opiate", em 1992. Sua formação inicial era Maynard James Keenan (vocais), Adam Jones (guitarra), Paul D'Amour (baixo) e Danny Carey (bateria). Em 1993, a banda lançou seu primeiro álbum, "Undertow", cujas principais faixas são "Prison Sex" e "Sober". Estas duas músicas mostram o trabalho do guitarrista Adam Jones como produtor de clipes, que se tornaram uma forte marca.
As músicas mantinham o peso característico do metal, reforçado pelo ótimo baterista Danny Carey, que no lançamento do segundo álbum, "Ænima" (1996) incluiu pads eletronicos ao seu kit. A formação da banda também mudou, com a saída do baixista Paul D'Amour e a entrada de Justin Chancellor. As principais faixas deste trabalho são "Stinkfist", "Eulogy", "Forty Six & 2" e "Ænema" - ganhadora do grammy em 1997 por "best metal performance".
Durante bastante tempo o quarteto se dedicou apenas aos shows, e em 2000 foi lançado um trabalho diferente, "Salival" - uma box que contém um cd com versões ao vivo, covers ("No Quarter" do Led Zeppelin), e músicas bastante experimentais, como "L.A.M.C." e "Merkaba".
Em 2001, cinco anos após o lançamento de seu segundo álbum, Tool lança "Lateralus", um marco do metal progressivo. A primeira faixa de trabalho foi "Schism", mas todas as músicas mantém o mesmo nível e qualidade, apesar da longa duração ("The Grudge" - 8 min; "The Patient" - 7 min; "Schism" - 6 min; "Parabol/Parabola" - 9 min; "Ticks & Leeches" - 8 min; "Lateralus" - 9 min; "Disposition" - 4 min; "Reflection" - 11 min; "Triad" - 6 min; "Faaip de Oiad" - 3 min).
"Lateralus" apareceu em todas as listas de melhor album de 2001. Foi eleito pelos críticos da revista inglesa Kerrang! como o melhor álbum de 2001, e figura em lista de clássicos, recebendo comentários como "how on earth do they follow this one up?". Recentemente a banda ganhou seu segundo grammy, também de "best metal performance", pela música "Schism".
Em 2002 ano foi lançado o primeiro tributo ao Tool, no qual bandas de estilo gótico/industrial regravaram as principais músicas da banda.
O vocalista Maynard James Keenan também participa de um projeto paralelo com a banda A Perfect Circle, com a qual lançou o album "Mer de Noms" em 1999, e que em 2002 voltará aos estúdios. Além disso, já colaborou com trabalhos do Rage Against The Machine, Deftones, e estará presente também no projeto paralelo de Trent Reznor, do NIN, chamado "Tapeworn Project".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
A situação inusitada (e fedorenta) que marcou gravação de clipe de Ozzy Osbourne
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
O recado de Bruno Sutter para roqueiros que não entendem sucesso de outros estilos
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Bruce Dickinson, sem pensar duas vezes, revela pérola do Maiden que merece mais atenção



Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Rumores sobre novo álbum de estúdio do Tool ganham força
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



