Enne
Postado em 06 de abril de 2006
Press-Release
O ENNE se formou em 2001, em Belo Horizonte / MG, com Jay (Guitarra e Vocal), Fred (Guitarra), Rafa (Baixo) e Cacau (Bateria). Durante 2 anos, ainda com o antigo nome, 4 SALE, a banda conseguiu reconhecimento na cena alternativa de Belo Horizonte.
Após 3 anos e 2 Cd’s demo, a banda gravou no período de abril a setembro de 2004, em Belo Horizonte, seu primeiro Cd completo chamado "Momentum" com 12 faixas, de forma independente. As músicas, todas compostas pelos integrantes, são cantadas em inglês, com letras verdadeiras e arranjos que alternam o peso e a melodia.
Em 2005, o disco começou a ser divulgado em shows por algumas cidades do país, como São Paulo, Araraquara, Ouro Preto e Rio de Janeiro, e conquista o reconhecimento de alguns críticos musicais.
"Opulência minimalista, abruptas mudanças de tempo, melodias dilaceradas entre o lirismo e a abrasão, experimentações de timbres, arranjos e modulações. Assim é a música do Enne, emergente quarteto de Belo Horizonte que amealhou influências tão variadas quanto o post-rock da cena de Chicago, o grunge de Seattle e o ascético hardcore do Fugazi / Washington DC. Nas letras, uma colagem de conflitos estancada em versos cantados em inglês. Idealismo de quem vive o claustrofóbico cotidiano, mas que não abre mão da guerrilha." Arthur G. Couto Duarte – Jornal Estado de Minas, 19/04/05
"O som do Enne é essencialmente rock, trafegando por new metal e hard rock. Há algumas passagens curiosas como um sambinha que, durante a faixa 20 squeezed in 1, surge um pouco perdido entre a bateria vigorosa de Cacau e as muralhas sonoras criadas pelas guitarras de Fred e Jay, mas o resultado do trabalho não fica devendo nada às melhores bandas internacionais do gênero. MomentUM, disco de estréia do Enne, com 12 faixas, gravado entre abril e setembro de 2004, tem uma qualidade que chega a assustar. A gravação é excelente e a competência dos músicos salta aos ouvidos, assim como as boas composições e arranjos do disco. A segurança vocal de Jay é o canal perfeito para propagar as belíssimas melodias que a banda cria, deixando a leve impressão de que tudo já estava pronto antes mesmo de ser criado." Site: www.mp3magazine.com.br - Fevereiro de 2005
Entretanto, grandes mudanças acontecem no ENNE. Além da saída do baixista Rafa e a conseqüente incorporação de Luciano, assumindo o posto, a banda começa a concentrar esforços na produção de letras em português, objetivando passar sua mensagem de forma coerente com a língua do país, mas sem alterar o estilo das composições.
Portanto, seguindo uma filosofia própria e não permitindo ser corrompida pela banalidade e plastificação que cobre parte do mercado musical mundial, o ENNE toca suas músicas com grande entusiasmo, apresentando características exclusivas e marcantes, tornando o show um momento de grande impacto.
Seria impossível descrever com palavras o que acontece quando a banda faz o seu primeiro acorde em cima de um palco. Portanto, ouça, veja e sinta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
Blaze conta que fim levaram as músicas compostas para seu terceiro disco com o Maiden
O significado dos quatro sonhos que aparecem na letra de "Enter Sandman" do Metallica
Os dois motivos que contribuíram para fim do Secos & Molhados, segundo Ney Matogrosso


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



