Enne
Postado em 06 de abril de 2006
Press-Release
O ENNE se formou em 2001, em Belo Horizonte / MG, com Jay (Guitarra e Vocal), Fred (Guitarra), Rafa (Baixo) e Cacau (Bateria). Durante 2 anos, ainda com o antigo nome, 4 SALE, a banda conseguiu reconhecimento na cena alternativa de Belo Horizonte.
Após 3 anos e 2 Cd’s demo, a banda gravou no período de abril a setembro de 2004, em Belo Horizonte, seu primeiro Cd completo chamado "Momentum" com 12 faixas, de forma independente. As músicas, todas compostas pelos integrantes, são cantadas em inglês, com letras verdadeiras e arranjos que alternam o peso e a melodia.
Em 2005, o disco começou a ser divulgado em shows por algumas cidades do país, como São Paulo, Araraquara, Ouro Preto e Rio de Janeiro, e conquista o reconhecimento de alguns críticos musicais.
"Opulência minimalista, abruptas mudanças de tempo, melodias dilaceradas entre o lirismo e a abrasão, experimentações de timbres, arranjos e modulações. Assim é a música do Enne, emergente quarteto de Belo Horizonte que amealhou influências tão variadas quanto o post-rock da cena de Chicago, o grunge de Seattle e o ascético hardcore do Fugazi / Washington DC. Nas letras, uma colagem de conflitos estancada em versos cantados em inglês. Idealismo de quem vive o claustrofóbico cotidiano, mas que não abre mão da guerrilha." Arthur G. Couto Duarte – Jornal Estado de Minas, 19/04/05
"O som do Enne é essencialmente rock, trafegando por new metal e hard rock. Há algumas passagens curiosas como um sambinha que, durante a faixa 20 squeezed in 1, surge um pouco perdido entre a bateria vigorosa de Cacau e as muralhas sonoras criadas pelas guitarras de Fred e Jay, mas o resultado do trabalho não fica devendo nada às melhores bandas internacionais do gênero. MomentUM, disco de estréia do Enne, com 12 faixas, gravado entre abril e setembro de 2004, tem uma qualidade que chega a assustar. A gravação é excelente e a competência dos músicos salta aos ouvidos, assim como as boas composições e arranjos do disco. A segurança vocal de Jay é o canal perfeito para propagar as belíssimas melodias que a banda cria, deixando a leve impressão de que tudo já estava pronto antes mesmo de ser criado." Site: www.mp3magazine.com.br - Fevereiro de 2005
Entretanto, grandes mudanças acontecem no ENNE. Além da saída do baixista Rafa e a conseqüente incorporação de Luciano, assumindo o posto, a banda começa a concentrar esforços na produção de letras em português, objetivando passar sua mensagem de forma coerente com a língua do país, mas sem alterar o estilo das composições.
Portanto, seguindo uma filosofia própria e não permitindo ser corrompida pela banalidade e plastificação que cobre parte do mercado musical mundial, o ENNE toca suas músicas com grande entusiasmo, apresentando características exclusivas e marcantes, tornando o show um momento de grande impacto.
Seria impossível descrever com palavras o que acontece quando a banda faz o seu primeiro acorde em cima de um palco. Portanto, ouça, veja e sinta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Por que, até hoje, Dave Grohl não canta músicas do Nirvana
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester
A música que foi gravada aos 45 do segundo tempo, virou megahit e bateu marca histórica

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



