Ocultan
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.ocultan.com
1994 - 1996 - Foi em 1994 que iniciou-se toda trajetória do Ocultan, quando Count Imperium, que nesta época tocava baixo e fazia os vocais se reuniu com o guitarrista Cerberus. Após dois anos, no ano de 1996, junta-se a banda o baterista Lord Fausto. Após sua entrada a banda começou compor músicas, o que resultou na REH "Eternus Malus", lançada em 25 de junho de 1996. Seis meses depois, em 01 de dezembro, a banda lança sua 1ª dt oficial "Regnus Ad Exus" que trouxe as músicas presentes na REH mais 4 novas composições. Nas dts a música do Ocultan possuía um estilo mais tosco e ríspido na linha de algumas bandas de Black Metal da época. Poucas semanas após o lançamento da Dt Oficial, Cerberus decidiu deixar o Ocultan por motivos pessoais, foi quando Count Imperium abandonou o baixo para assumir a guitarra.
1997 - 1998 - Meses mais tarde, em 1997, Dom Junior entra para assumir o cargo vago de baixista, depois de sua entrada a formação se estabilizou até então e a banda iniciou novas composições para um próximo lançamento.
Neste mesmo ano, foi entregue ao novo selo (na época) Evil Horde Records uma cópia da Dt Oficial, sem demoras o selo demonstrou muito interesse na banda e fez uma proposta para o lançamento de dois cds, meses depois, em dezembro, o Ocultan iniciou as gravações de seu debut cd que no mesmo mês foi concluída.
Neste meio tempo a banda passou a ter contato com a guitarrista Lady of Blood e em janeiro de 1998 a guitarrista passou a fazer parte do cast da banda. No ano de 1998 a banda permaneceu ensaiando e compondo já pensando em um segundo lançamento. Desde então Lady of Blood começou contribuir com Count Imperium nas composições da banda.
1999 - 2000 - Após angustiantes e longos meses de espera, em Setembro de 1999, finalmente foi lançado o Debut Cd, via Evil Horde Records, sob o título de "Bellicus Profanus". O cd, que conta com 9 músicas e muito diferentes do que é o Ocultan nos dias atuais, teve ótima aceitação no Brasil e diversos outros países.
Passado seis meses, em março de 2000, por diversos motivos, entre eles, pessoais e musicais, Lord Fausto é retirado da banda, após sua saída, todos os pensamentos do Ocultan estavam concentrados em encontrar um novo baterista sério com a mesma proposta e pensamento da banda, sabendo que seria uma missão difícil e após um tempo de procura sem sucesso, Count Imperium decidiu assumir o cargo, após sua decisão, a banda ficou por alguns meses ensaiando com Count Imperium nos vocais e bateria. A alguns anos a banda já mantinha contato e amizade com Males Maleficarum, foi quando todos decidiram convida-lo para assumir os vocais, então, em outubro, Males começou fazer parte da banda, a decisão de ter um novo vocalista partiu de Count Imperium, pois com outra pessoa responsável pelos vocais ele poderia se desempenhar melhor em seu novo instrumento.
2001 - 2002 - Por quase um ano a banda passou apenas compondo músicas mais brutais e reformulando aquelas já compostas, e claro, se adaptando a nova formação, já que Count Imperium, antes de assumir a bateria, nunca havia tocado este instrumento antes.
Em setembro de 2001, com 8 composições prontas, a banda entra em estúdio para gravar seu segundo cd, as gravações duraram cerca de 1 mês.
Quatro meses depois, em fevereiro de 2002, é lançado seu mais novo trabalho "Lembranças do Mal, A Crucificação", mais uma vez pela Evil Horde Records. Este lançamento mostrou um novo Ocultan, mais rápido e brutal, e diferente do 1º trabalho, a banda passou a cantar suas músicas em Português.
Após este lançamento, em Março, o Ocultan decidiu deixar a Evil Horde Records por vários desentendimentos profissionais que estavam atrapalhando o trajeto da banda. Poucos meses depois, a Mutilation Records fez uma proposta para banda, inicialmente seria para o lançamento de um EP com 3 músicas, mas depois de conversar com o selo, ambos decidiram lançar um CD completo, já que a banda possuía algumas composições prontas.
Em agosto de 2002 o Ocultan inicia as gravações do terceiro cd, em um novo estúdio, que fez resultar em uma gravação muito melhor que dos álbuns anteriores. Três meses após a finalização das gravações, foi lançado o terceiro cd, "Lords of Evil..." que teve uma tiragem inicial de 2000 cópias em cd e uma versão limitada em 500 cópias em vinil que trouxe um bônus da Dt Oficial. Neste CD o Ocultan trouxe um som ainda mais devastador que em seu trabalho anterior.
Desde então, o Ocultan começou receber excelentes criticas da mídia e zines especializados !!
Durante algum tempo a banda possuía contato com o novo selo, Imperial Records, o selo procurava alguma banda já conhecida para fazer o lançamento de estréia de seu selo, coincidentemente, a banda possuía guardada gravações de alguns shows realizados em 2002, foi quando ambos tiveram a idéia de fazer um cd ao vivo.
2003 - Após acertar os detalhes finais e a banda escolher as músicas que fariam parte deste novo cd, o selo Imperial Records começou estudar a melhor época para lançar o "Live". Depois de alguns meses, em Junho, foi lançado o cd ao vivo intitulado "Infernal Live". A repercussão deste álbum foi maior que a esperada, mais uma vez a banda estava recebendo excelentes criticas !!
Logo após este lançamento exclusivo pela Imperial Records, a banda já possuía boa parte de suas novas músicas compostas para lançar o próximo trabalho pelo seu atual selo, Mutilation Records, após acertar a data de lançamento, em agosto, a banda entrou em estúdio, que em poucas semanas resultou em uma produção de nível internacional, 4 meses depois, em dezembro, foi lançado o mais novo trabalho: "The Coffin".
2004- Pouco tempo após o lançamento de "The Coffin", a banda começou receber excelentes criticas e elogios da mídia e publico sendo considerado o melhor álbum da banda.
Em março, a banda voltou para estúdio para produzir seu primeiro vídeo clipe e remixar 3 músicas do "The Coffin" cantadas em inglês que, neste mesmo ano fará parte de uma edição limitada do próprio "The Coffin" em digipak formato caixão. Em abril, devido a problemas profissionais, Males Maleficarum deixou de fazer parte da banda, quem assumiu a função de vocalista foi "Daimoth", ex-vocal/guitarra da banda Mortuorum...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps