WRY
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Fabricio Boppré
Agradecimentos a Ana Cláudia Koury
O Wry nasceu em São Paulo, na cidade de Sorocaba, em 1993. O primeiro nome da banda, formada pelos amigos que jogavam basquete Mário Bross, Lu Marcelo, Chokito e Renato Bizar, era Piso Sonoro, e o nome Wry veio a estabelecer-se somente em 1994. O primeiro show fora de sua cidade natal foi nada mais nada menos do que a segunda edição do Juntatribo, em setembro de 1994. O histórico festival, realizado no campus da Unicamp, em Campinas/SP, reuniu nomes como Pelvs, Raimundos, Planet Hemp, Garage Fuzz e Brincando de Deus.
Em 1995, lançaram a demo-tape "Morangoland", pela Ordinary Recs. O primeiro disco saiu somente em 1998: "Direct", lançado pela Holiday Records. Já tendo sedimentado seu espaço no underground, a banda começou a ganhar mais projeção, abrindo para Superchunk e Man or Astroman? em suas passagens pelo Brasil.
Em 2001 foi lançado o disco conceitual "Heart-Experience", pela Monstro Discos, que confirma definitivamente o Wry como um dos expoentes do rock alternativo brasileiro. Logo depois, em agosto, o grupo mudou-se para Londres, para tentar a sorte na terra dos Beatles e dos Rolling Stones. O grupo ficou um tempo se estabilizando, estabelecendo-se em sua nova cidade, e voltou a tocar e buscar seu verdadeiro objetivo somente no começo do ano seguinte. O primeiro show da banda na Inglaterra ocorreu precisamente no dia 14 de março, em um local chamado On the Rocks.
Julho de 2002 marcou o retorno do grupo ao Brasil, para uma turnê de 15 shows chamada "I Love & Hate You Brazil Tour", que passou por diversos estados brasileiros e só terminou em agosto. O Wry tocou ao lado de nomes como The Dolls, MQN e Thee Butchers' Orchestra. Depois o grupo retornou para Londres, onde continua sua saga, fazendo shows e buscando seu espaço. Nesse intervalo de tempo, uma nova edição de "Heart-Experience" foi lançada com músicas bônus e nova masterização, e a banda já planeja o lançamento de um novo álbum por algum selo londrino.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Lou Gramm
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
Derrick Green (Sepultura) participa do novo álbum do Black Pantera
Nova geração se choca ao descobrir que "Bichos Escrotos" não é da Anitta
Os clássicos dos Beatles que Mick Jagger não gostava porque achava "bobinhas" demais
A banda tão boa que Eric Clapton não teve coragem de pedir para entrar nela
Engenheiros: O polêmico tema em música de 1986 que era velho na época mas é atual hoje



Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



